Sofro com luto e perdi a vontade de viver. O que devo fazer?

Feita por >Deborah · 21 abr 2016 Luto

Tenho 34 anos e perdi meu noivo há pouco mais de um mês. Foi vítima de latrocínio. Minha vida ficou uma loucura e perdi a vontade de viver. Só fico na cama e como se vivesse um pesadelo. O que faço para superar isso?

A melhor resposta 22 ABR 2016

Olá Débora, boa noite! Imagino o quão difícil deve ser estar passando por tudo isso e entendo a sua falta de vontade de olhar para a vida. Muitas vezes somos pegos por situações que nos colocam em xeque, mas sua pergunta é o que fazer, vamos lá!
A coisa mais importante você já fez, buscar auxílio profissional para compreender este momento tão complicado no qual está vivenciando. Entendo a dificuldade de se colocar em uma posição que necessite de ajuda, por isso, parabéns!
Entendo também que são vários fatores que tem desestruturado seu viver, para isso procure por um acompanhamento psicoterápico, para te oferecer este suporte e um maior aprofundamento no caso.
Sou especialista em saúde mental e desenvolvo estudos na área de luto e enlutamento. Neste momento você não quer esquecer e nem vai conseguir, o importante é compreender a proporção que isto tem lhe ocupado na sua mente. Continue olhando para a vida! Espero ter ajudado, estou a disposição!

Clínica de Psicologia Márcio Ferreira Psicólogo em Ribeirão Preto

32 respostas

18 JAN 2023

Débora...

Lidar com a perda de uma pessoa querida não é fácil, mas o contexto pode ser maior do que a perda em si. Por isso, buscar o tratamento psicológico auxiliará a lidar e ressignificar tudo isso.

Leda Maria Ferreira Tavares Psicólogo em Atibaia

5 respostas

25 ABR 2016

deborah!!!!! meus sentimentos pela dificil perda! vc deve buscar ajuda psicologica com urgencia para elaboraçao deste luto,ok? sou sandra elena carosio-psicologa-sexologa-hipnologa

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

24 ABR 2016

Pelo que relatas tu perdeste teu noivo recentemente e de uma maneira um tanto trágica, não esperada. É comum o luto depois da perda de alguém que amamos, o processo de luto é demorado, varia de pessoa para pessoa, se permita sentir essa dor! Sabemos que a sociedade exige que fiquemos sempre felizes, auto astral, mas diante de uma situação como esta, é inevitável sentir dor. Porém, mesmo que a reação de luto seja natural, procurar ajuda de um profissional é sempre muito importante. Além disso, o luto pode vir a se tornar patológico depois de muito tempo sem superar, o que não seria o caso visto que tua perda é recente.

Anônimo-276355 Psicólogo em Passo Fundo

114 respostas

23 ABR 2016

Olá Deborah, posso imaginar o seu sofrimento e o quanto esteja difícil enfrentar a vida. É natural a tristeza e a dificuldade de olhar adiante, mas com o tempo você vai se fortalecer e seguir em frente. Tem momentos da vida em que é preciso buscar ajuda, apoio. Ao fazer terapia, você enfrentará o seu luto e poderá reorganizar sua vida e suas emoções. Atenciosamente, Anna

Anna de Lima Estanislau Psicólogo em Florianópolis

46 respostas

22 ABR 2016

Boa tarde, a perda de uma pessoa querida sempre ocasiona uma dor e é natural que você ainda sinta essa tristeza, esse desanimo, até os 6 meses ainda você poderá s sentir assim ,mas busque forças através das lembranças boas que vocês tiveram juntos, se pergunte o que ele falaria se a visse assim. Sugiro que se você não conseguir superar essa dor sozinha busque o profissional para lhe auxiliar.
Um abraço.

Branca Marques Thome Psicólogo em Manaus

224 respostas

22 ABR 2016

Recomendo que procure um profissional que trabalhe com EMDR, técnica especifica para traumas recentes.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

22 ABR 2016

Deborah, esse período de enlutamento é muito difícil e doloroso. O fato de ter sido de forma violenta torna a situação mais ansiogênica. Perceba que existe uma diferença entre tristeza e depressão. Você está TRISTE, a perda nos faz sentir tristeza, é natural. O passo importante, para que isso não se transforme em depressão, você tomou ao buscar ajuda. Sugiro que busque um psicólogo que trabalhe com Luto, ele certamente, o ajudará nesse processo.

Cláudia Meireles Alexandre Psicólogo em Salvador

9 respostas

22 ABR 2016

Boa noite.
Realmente não deve estar sendo fácil, vejo sim a importância de vc buscar um profissional de sua confiança, pois sozinha vai ficar muito difícil.
Néia Armando

Psicóloga Valdineia S. Armando Psicólogo em Barueri

25 respostas

22 ABR 2016

Olá Debora. Sugiro que você procure um psicólogo para ajudá-la a atravessar esse luto e veja com ele se você não precisa também procurar um psiquiatra . Boa sorte e não desista de fazer o tratamento seguindo as orientações do profissional.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

21 ABR 2016

Boa tarde, seu caso necessita de um acompanhamento psicológico o mais rápido possível. Através da terapia você poderá trabalhar a elaboração desse luto e também a superação desse trauma. Sugiro que você procure um psicólogo que tenha especialização em pacientes estão passando por situações de luto. Outra opção seria procurar um psicólogo que trabalhe com hipnose clínica para ajudar a lidar com esse trauma.

Edgard Tetsuo Utiama Psicólogo em São José dos Campos