É normal não sofrer tanto com o luto?

Feita por >Jane · 6 jun 2013 Luto

Perdi minha mãe faz quase dois anos. Sempre tive uma boa relação com ela, mas de vez em quando penso que não sofri como deveria a perda. Sem crises imensas de choro, essas coisas. Isso é normal?

A melhor resposta 7 JUN 2013

Olá Jane, tudo bem?

Veja bem querida Jane: o luto, assim como outros sentimentos e sofrimentos, é algo muito subjetivo, individual e intransferível. Cada pessoa tem uma forma singular de expressar seus sentimentos, dores e perdas. Nem sempre aquela pessoa que mais chorou é significativamente a que mais sofreu a perda de um ente tão querido. Muitas vezes, as que não conseguem expressar tão claramente sua dor, são as que mais sofrem. Acho que você não deveria se sentir mal por não evidenciar talvez de forma que todos pudessem "ver o tamanho da dor da sua perda", pois não existe uma forma de mensuração da dor de uma perda tão valiosa.

Ademais, é importante lembrar, como você afirma, da qualidade da relação de você com sua mãe. Talvez você tenha consciência que foi tudo que poderia ter sido de melhor para ela. Sente falta, saudades, amor, mas, principalmente, a certeza de ter cumprido muito bem o seu papel de filha. E, a certeza dessa relação de amor e cumplicidade de vocês te deu suporte e sustentação para continuar sua vida nutrindo pela sua mãe uma saudade das lembranças boas.

As lágrimas, tantas vezes derramadas com tanto pesar e desespero, em muitos casos podem ser advindas de coisas inacabadas, ações não realizadas e palavras não ditas. E, principalmente, a certeza de que poderia ter feito mais e melhor. Pense nisso e tente ficar em paz. Caso ainda continue se questionando, procure um profissional, ok?
Um abraço afetuoso,
Edjane A. Rocha

Edjane Aniceto da Rocha Psicólogo em Salvador

18 respostas

2 ABR 2015

Você não sofreu tanto em relação a quem? Pois é, não existe muito ou pouco, mas o seu jeito. Alguns expressam o sentimento de perda de forma mais aparente, outros não. Partindo do que você escreveu, é preciso que você não se culpe por não sofrer. Você não é culpada. Abraço.

Sergio Manzione Psicólogo em Salvador

25 respostas

29 ABR 2014

Tudo depende muito do modo como a pessoa encara e interpreta o luto. Se a pessoa vê a morte apenas como uma passagem, fica mais fácil, pois a morte perderá a imposição do fim e será vista apenas como um intervalo, logo o sofrimento será menor.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

31 JUL 2013

Bom dia, Jane!
A saúde emocional consiste em uma emoção compatível com o contexto. Por exemplo: se uma pessoa perde um filho jovem em um acidente brutal e entra em desespero, está dentro do contexto. Se a pessoa perde uma pessoa de sua família, bastante idosa, em decorrência de um processo longo de doença e entra em desespero e permanece neste desespero por meses, e não se recupera até em anos, aí há uma complicação psicológica, que precisa ser urgentemente atendida, sob pena da pessoa perder sua possibilidade de vida, de relações com os outros, com o trabalho, etc. Então, não se pode avaliar a normalidade ou não de uma situação, sem analisar uma série de elementos que estão envolvidos no contexto antropológico e sociológico da pessoa que padece ou não padece gravemente com uma dada perda. Se esta preocupação é mais que um pensamento, se lhe traz algum sofrimento, uma verificação profissional da sua situação permitirá sua localização frente ao que lhe ocorre. O fato é, como disse Simone de Beauvoir: "não há um certo escrito num céu inteligível". Então não há o modo certo de alguém sentir a morte de um ente querido. Mas há que se verificar se nossa emoção está compatível com o contexto, e se não nos trás dificuldades para a nossa vida de relações.

Atenciosamente
Psic. Ana Claudia de Souza
Consultório Relações - Psicologia e Psicoterapia

Relações Psicologia e Psicoterapia Psicólogo em Florianópolis

31 respostas

11 JUN 2013

Olá, o luto é um processo muito individual, cada pessoa passa por ele de uma forma diferente, ainda que alguns sentimentos sejam comuns. Não temos como medir, em sentido quântico, se um luto é normal ou anormal. Estima-se que um luto normal leva aproximadamente um ano, algumas pessoas superam antes, outras levam mais um pouco de tempo.

De que forma vive um luto depende de muitas questões, da estrutura psicológica, o momento da vida que esteja transitando, o relacionamento que tivemos com essa pessoa que morreu, as culpas ou assinaturas que ficaram pendentes, a forma em que a pessoa morreu, o preparo para esse momento de separação e, claro, a espiritualidade e fé que possa ter a pessoa que perde um ente querido.

Desta forma e considerando tantas experiências que podem ser diferentes, vemos que não é possível medir um luto em termo de normal ou anormal pela forma de se expressar em quantidade ou qualidade do choro.

Se esta questão continua te incomodando e perturbando, o melhor seria fazer uma consulta presencial com tempo com um psicólogo/a.
Abraço.
Susana R. Iglesias

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

10 JUN 2013

O organismo humano tem a tendência de buscar a adaptação (estabilização num ambiente constante onde os estímulos sejam previsíveis e as respostas eficientes). Também somos animais gregários (que vivem em bando) e, portanto, estabelecemos ligações afetivas com nossos conspecíficos (indivíduos da mesma espécie).

A perda de um dos componentes do grupo, especialmente daqueles que compartilham os mesmos gens, tem como consequência a desestabilização. Ocorre que determinados organismos são mais plásticos, adaptáveis e, por esta razão, ajustam-se mais rapidamente à perda de um membro próximo do grupo.

Isso não significa que o indivíduo que perdeu a mãe ou outro ente querido não a tenha amado. Amor não está vinculado a sentimentos de culpabilidade, autopunição, tristeza e morbidez, mas à saudade, amor, boas lembranças, claro que não excluímos a tristeza ocasional e proporcional.

Sua mãe habitará sempre seu coração, com ou sem lágrimas. Quem bom que ela o habita sem lágrimas. Isso indica que o amor entre vocês foi pleno. Paz!
Dr. Miguel

Clínica Dr. Miguel Ângelo Psicólogo em Brasília de Minas

20 respostas

10 JUN 2013

Olá Jane!

Em nossa sociedade há formas aprendidas de expressarmos nossos sentimentos, porém não há uma maneira mais normal ou menos normal. O fato é que você pode lidar com suas perdas de uma maneira diferente das outras pessoas, o que não significa que você gostava mais ou menos de sua mãe.

Para cada um há um tempo e uma forma de viver os lutos, sejam eles perdas de pessoas, coisas, animais, trabalhos (troca de empregos, aposentadorias, readaptações, etc.). Conforme sua personalidade e crenças, você reagirá "do seu jeito".

Porém, se isso é um problema em sua vida, se isso lhe causa um desconforto, o melhor seria levar isso para a terapia, com certeza a ajudará muito!

Um ótimo dia para você!
Att. Rosanna

Anônimo-157845 Psicólogo em Santos