Como faço pra me livrar da dependência e não sofrer tanto com o término?

Feita por >Bruna · 1 fev 2023 Dependência emocional

Me sinto muito angustiada pensando em como vou sofrer com um possível termino, não quero me sentir assim!

A melhor resposta 2 FEV 2023

Oi Bruna,
Todos passamos pela fase da dependência; nascemos e outras pessoas nos atenderam. Podemos ter ficado nessa dependência, principalmente se quem cuidou de nós também eram pessoas carentes... isso dificulta o corte.
Depois, nascemos num meio em que apenas exigiu que fôssemos adaptados: adaptados ao sistema familiar, ao sistema escolar, social, cresças.... foi "obrigada" a abandonar a própria inteligência vital para fazer o que os outros exigiam.
Hoje voce não sabe de si mesma, tem medo de ousar fazer, medo de errar, medo de escolher e se responsabilizar pelas escolhas.
Isto te deixa angustiada...
Precisa agora ser cada vez mais pai de ti mesma, mãe de ti mesma, aprender a fazer as tuas escolhas, ser responsável por tudo o que faz. Pode solicitar auxilio da Psicoterapia até voce se sentir segura em caminhar com os próprios pés.

Abraços

5892 respostas

2 FEV 2023

Olá Bruna! Quando termina um relacionamento é normal que fique triste, afinal perder uma pessoa que ama traz sofrimento.
Agora se isso é uma dependência é importante que comece atrabalhar a sua autonômia, para que aprenda a ser feliz, independente de estar com alguém.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

2 FEV 2023

olá! você estar precisando de ajuda? Então marque uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

2 FEV 2023

Olá Bruna! Obrigado pela pergunta. Vou utilizar seu verbo: "fazer". Faça bolo, faça atividade física, faça amizades, estudos sérios e consistentes, trabalho sério e consistente. Faça atividade física, contato frequente e enriquecedor com turma de colegas e conhecidos. Faça teatro, caminhadas, plante flores, viaje. Leia com comprometimento, escreva com profundidade. Com certeza, dará certo. Olhe mais para si, para seus fazeres, para seus movimentos, suas metas pessoais, objetivos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Quem apoia terrorista, primitivo, bárbaro, se faz um deles.

8719 respostas

2 FEV 2023

Ola Bruna, imagino que você esteja passando por um processo difícil nesse relacionamento. Mas o sofrimento muitas vezes e inevitável, porem, ele acaba sendo sempre diferente do que a gente imagina, e olha, vou te contar uma coisa: vai passar. com o tempo você vai aprendendo a lidar com a sua nova forma de estar na vida, vai ter mais tempo para você e pensar em você. mas super recomendo que você busque uma psicóloga para te ajudar nesse processo de mudança tão significativo da sua vida. fique bem

Daniela S Viriato Psicólogo em Salvador