Sobre a insônia e ansiedade...

Feita por >Eduarda Fanfa de Moura · 10 jun 2023 Insônia

Nunca fui insone, mas, após uma madrugada de pensamentos catastróficos, amanheci, desde então venho tendo problemas em dormir ou regular meu sono, fazem 2 meses que eu ou durmo só pela manhã, ou durmo picotado, acordando de 1-1/2-2hrs, a tarde sinto um sono terrível e mesmo assim, não durmo a tarde, não consigo mais! Como se minha mente estivesse constantemente alerta, nem meu sono é prazeroso a noite, me forço a dormir! Tenho TAG e pânico, faço psicoterapia e iniciei melatonina pra tentar concertar o ciclo circadiano (sem prescrição), o que pode estar havendo? Estou com medo de ter ou estar já com depressão, pois choro todas as noites e criei uma má relação com a cama, aversão, as vezes penso em ir ao posto pedir sedação, pois não sei mais o que é dormir 8/9 ou mesmo 6 horas seguidas, sem acordar toda hora... Estou desanimada.

A melhor resposta 14 JUN 2023

Oi Eduarda, se você está na terapia então já é um grande passo. O sono é fundamental, então tente levar essa demanda para a terapia de modo a trabalhar isso de forma mais focal. Ansiedade pode ser um fator importante para sua insônia, então também trabalhar mais estratégias para manejo da ansiedade. Outro ponto é ter paciência, porque a terapia tem seu ritmo com cada paciente, então não sei há quanto tempo você iniciou mas imagino que seja recente. Invista em meditação, mindfulness e técnicas de alívio da ansiedade. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

12 JUN 2023

Eduarda
Se voce está fazendo Psicoterapia, provavel que consiga resolver.
Voce está com problemas emocionais, experiencias frustrantes traumatizando o teu presente.
Veja isso detalhadamente com a(o) sua Terapeuta.
Caso não resolva, troque de terapeuta.
às vezes não é incompetência da Terapeuta, pode ser autoconfiança tua.
Abraços

5817 respostas

12 JUN 2023

oi! você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 JUN 2023

Olá, agradeço pela confiança de nos perguntar.

Esse momento realmente não é fácil, uma noite de sono é muito necessário, e é comum se vem com uma rotina de insônia, criar medo e ansiedade quando começa chegar esse momento, seria necessário investigar mais a fundo sobre como iniciou e quais eram esses pensamentos catastrófico, o que ocorreu para ter esses pensamentos, quais são as emoções que sente sobre esses pensamentos, eles são reais ou irreais?
Não tem uma opção que possa ser passada para poder seguir, sem investigar e detalhar melhor o caso, mas você já deu um grande passo que é entender que tem uma dificuldade e quer ajuda, isso é muito bom, identificou quais são os problemas, agora é entender os pensamentos junto com as emoções para entender o comportamento.

Estou a disposição,
Psicóloga Luciene Rusczaki
Terapia Cognitivo comportamental

Luciene Martins Rusczaki Psicólogo em Guarapuava

13 respostas

11 JUN 2023

Olá Eduarda! Obrigado por escrever. A organização de rotina incluindo regularidade de sono no escuro, no silêncio, de noite, com regularidade de atividade física, alimentação correta, rotina de vida bem organizada, raríssimamente não resolve esse problema.
Converse com sua psicóloga/psicólogo.
Caso necessário, estarei a disposição.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.