Situação muito constrangedora. Preciso de ajuda!

Feita por >Anônimo · 23 ago 2017 Psicologia clínica

Meu nome é Soraia, tenho 50 anos e estou com um problema. Tenho um sobrinho de 20 anos que está fazendo faculdade, aí frequentemente eu deixo ele usar meu computador para fazer os trabalhos da faculdade, já que o computador dele está quebrado e ele não tem condição de comprar outro. No dia 12 eu sai a tarde para visitar uma amiga e meu sobrinho me avisou que ia usar o computador, concordei e saí. Fui até a casa da minha amiga, mas ela não estava e eu voltei pra casa. Quando cheguei, encontrei meu sobrinho aqui no meu computador. Só que ele estava pelado e de pênis duro, ele estava se masturbando. Ele ficou muito envergonhado, desesperado tentando desligar o filme que ele estava assistindo, pedindo desculpas, estava roxo de vergonha. Fiquei um tempo ali paralisada observando, sem saber o que falar, até que antes de eu conseguir falar alguma coisa ele vestiu a cueca e foi pro quarto dele.

O problema é que agora ele está me evitando, nem olha na minha cara, quando tá em casa, fica direto no quarto dele, está fugindo de qualquer contato. A gente se deu super bem, e agora estamos nessa situação estranha. Minha filha até já me falou que o Thiago está meio estranho, mas eu disse que ele deve estar muito concentrado nos estudos, eu não tive coragem de explicar. É complicado, quero voltar a ter o clima bom que a gente sempre teve aqui em casa, mas não sei o que fazer. Tenho a mente aberta, sei que é normal se masturbar, ainda mais na idade dele. Mas uma coisa é eu saber que é normal e outra é ir lá bater um papo com ele sobre isso. Não sei como puxar conversa. Ele é tímido, então essa situação deve estar sendo bem difícil pra ele. Pensei que com o passar do tempo ele ia voltar ao normal, mas ele deve estar achando que estou com muita raiva. Eu fico sim um pouco incomodada de saber que ele se masturba aqui no meu computador, mas não quero brigar com ele, só quero que a gente volte a ter nossa amizade, quero acabar com esse clima estranho. Já pensei em pedir para minha filha falar com ele já que ela tem 25 anos, talvez uma conversa entre dois jovens fosse mais fácil, mas não sei se seria certo por ela nessa história. Por favor, se alguém puder me dar uma idéia de como resolver isso eu ficarei muito agradecida.

A melhor resposta 23 AGO 2017

Olá Soraia,

Situações envolvendo a sexualidade por vezes são difíceis de abordar. Quando há um flagra de masturbação é normal que a pessoa sinta-se constrangida. O que pode ser feito à respeito é ter uma conversa franca com seu sobrinho a respeito, colocando o seu ponto de vista e deixando que ele exponha o dele.

Espero ter auxiliado

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis

453 respostas

29 AGO 2017

Olá Soraia!!!

Lendo o seu relato, sugiro que converse com ele em particular sem constrangimento, e que diante de uma cena de um filme pornográfico ou algo semelhante é muito comum ficar excitado, pela estimulação hormonal nesta idade e desta forma relatar que compreende o comportamento observado. E que manterá o sigilo sobre ocorrido, enfatizando que o afeto por ele continua o mesmo, mas é necessário evitar que o fato se repita para não descumprir a finalidade para a qual atividade foi estabelecida, quando solicitou o uso do computador para outros fins.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

24 AGO 2017

Soraia,
bom dia.

Que bom que você tem a mente aberta. Que queira recuperar o relacionamento, que sempre foi bom. Pelo que você escreveu acredito que você não deveria pedir pra sua filha (no momento) falar com ele. Pois, ele pode se sentir invadido... . A situação é constrangedora para ambos os lados. Mas, alguém tem que dar o primeiro passo. Talvez seja você, pela sua maturidade. Acolha-o como sempre o acolheu.
Espero que tenha lhe ajudado,
um forte abraço,
Rosa-psico

Rosa Maria Fernandes Psicólogo em Santo André