Sinto que não sei viver

Feita por >Mayara · 14 nov 2019 Habilidades sociais

Me sinto estranha em várias situações,tanto quando eu tenho que me comunicar,tanto quando tenho que agir. ( isso inclue minha postura em certas ocasiões como seguir atrás do que eu tanto almejo.)
Sinto desde sempre que sou diferente de outras pessoas,e não gosto de me sentir assim,porque me sinto incompreendida e sozinha por ser “ diferente" .

A melhor resposta 2 DEZ 2019

Olá Mayara!
Compreendo que se sinta estranha com uma impressão de “não ser o suficiente”. Não sei quantos anos você tem ou como é sua vida hoje, posso dizer com relativa certeza que você possui diversas crenças que estão te limitado na vida. Uma crença é uma verdade que acreditamos sobre nós mesmos. Muitas de suas crenças foram sendo formadas ao longo de sua infância e juventude, outras provavelmente por algum forte impacto emocional. Esta crenças limitam a sua auto-estima, o amor próprio e a autoconfiança. Faz você dar foco em tudo que não consegui fazer ou realizar. Fazendo-te menosprezar os seus pontos forte, suas competências e habilidades, suas virtudes.
Talvez você tenha vivido, sentido, ouvido ou algo de seus pais que te desse a sensação de não ser amada, de não ser boa o suficiente para merecer o amor deles. E estes episódios mesmo que passados muitos anos ficam marcados como momentos de dor, de rejeição, medo, inadequação... de forma inconsciente você vai vivendo a vida sempre com estes sentimentos, se sentido incapaz e impotente.
Em um processo terapêutico estas crenças são ressignificadas e substituídas por crenças fortalecedoras. Ao dar novo sentido as experiências do passado, você sentirá capaz de viver o presente, descobrindo seu propósito, encontrando seu lugar e sua formar exclusiva de viver e contribuir com o mundo.
Dica: Escreva no espelho “Eu sou suficiente”. Leia isto todos os dias, sinta-se merecedora de todo amor, se ame e se aceite como você. Valorize suas conquistas por menores que possam parecer.

Dênia Virginia Fonseca Psicólogo em Montes Claros

3 respostas

16 NOV 2019

Você precisa sim de terapia para trabalhar auto estima, assertividade. Bjsss

Vânia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Pedro Teixeira

1 resposta

16 NOV 2019

Mayara, este sentimento de inadequação pode estar acontecendo devido a forma com que você enxerga o mundo ao seu redor e de como você se percebe, não reconhecendo seus valores e habilidades, supervalorizando o outro. Pare, faça uma reflexão sobre estas questões. Entenda que ninguém é igual a ninguém e que cada um contribui com o mundo e evolui de acordo com a sua subjetividade. Autoconhecimento e autoestima são palavras chave para uma vida emocional mais equilibrada e saudável.

Adriana Correia Alves Psicóloga Psicólogo em São Paulo

23 respostas

15 NOV 2019

Olá Mayara! Como isso é algo que está te incomodando e trazendo sofrimento, acredito que seja importante você procurar um psicólogo para poder entender esse sentimento de "ser diferente" e o que fazer para você se sentir melhor consigo mesma. Qualquer dúvida estou a disposição!

Anônimo-366282 Psicólogo em Londrina

6 respostas

15 NOV 2019

Não há outra pessoa igual a você e é exatamente este ponto, Mayara, que torna sua existência especial. Definitivamente.
Dar sentido às sua ações pode ajudar você a se relacionar melhor consigo mesma e a encontrar maior satisfação com a vida. Perguntar-se o Para Quê de se fazer algo, ter clareza das Suas razões e dos Seus objetivos antes de investir seu Tempo e sua Energia, pode lhe ajudar sobremaneira. "Economia emocional".

Ozanan M. Sobrinho Psicólogo em Teresina

18 respostas

15 NOV 2019

Bom dia,
Evite comparações, talvez essa seja a questão principal do seu sentimento de inadequação.

Suzana Oliveira dos Anjos Psicólogo em Feira de Santana

11 respostas

15 NOV 2019

Mayara
Todos nós somos diferentes. A vida nos faz diferentes. Somos iguais somente quando estamos na dimensão luz. Enquanto seres vivendo neste mundo, cada um tem uma personalidade diferente e temos que realizar a nós mesmos, nesta diferença.
O Sistema, com suas leis, costumes, regras, conceitos, valores... é que nos faz querer ser iguais, mas a vida nos faz diferentes.
O desafio é exatamente este: sermos nós mesmos apesar desta maré que nos quer iguais.
Cada um que está aqui, tem dentro dele o caminho, a orientação para ser feliz.
Aprenda a identificar, só você tem este endereço. Não espere que outras pessoas: família, escola, religião.... te dê isso. tudo o que te derem estará errado. A orientação está dentro de ti.
Conheça-te, descubra quem é você, defenda a você mesma. Ame a você mesma. Tudo parte disso. Se deixar, tu vai ser o que eles querem mas daí não vai ser você.
Precisa conversar com um Psicoterapeuta, é para isso que eles existem. Para orientar nesta busca.

5840 respostas

15 NOV 2019

Bom dia Mayara,
Olha o fato de você se sentir incompreendida, estranha etc., isso tudo são questões que podem ser tralhadas. Alguns pessoas desenvolvem alto nível de exigência em relação a si mesma , e não sabem lidar ou expressar certas emoções e sentimentos, mas isso pode ser desenvolvido, faz parte do trabalho de assertividade.
Procure um psicólogo ele/ela irá ajudá-la a desenvolver sua alto estima, inteligencia emocional, assertividade e empatia.
Você merece ser feliz, procure ajuda e pare de sofrer.
Estou a disposição,
Maria da Conceição Gioia

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro