Será se eu não estou confundindo as coisas?

Feita por >souya · 6 mai 2020 Terapia de casal

bem, eu estou em um relacionamento com ele, ele é uma pessoa totalmente incrível, maravilhosa e adorável mesmo ele tendo dito que não. Ele já passou por tantas coisas, um amor de 2 anos que no final o abandonou, eu também não sou alguém com tanta sorte assim, hoje tivemos uma conversa sobre meus sentimentos ele me disse que eu podia ter tido compaixão ou não queria dizer não ao seu pedido de namoro, ele disse que estava disposto a me deixar se isso significasse a minha felicidade, mas desde a nossa primeira conversa eu sentia um sorriso involuntário surgir e passava alguns minutos surtando ( em um sentido bom ) eu fiz a mesma coisa quando ele fez vários prints de nossas conversas dizendo que aqueles eram alguns momentos nossos, eu também sentia meu coração acelerar apenas com algumas mensagens suas, eu acho que estou com medo de me envolver e acabar machucando ele. Contudo, ontem eu desabei conversando com minha amiga sobre isso e ela disse que não era pra eu contar a ele, não consegui dormir direito pensando se eu realmente era capaz de lhe fazer feliz, acordei hoje com uma sensação nervosa ao ver que não havia mensagens dele e quase senti meu coração sair pela boca quando ele disse que precisavamos conversar, ele me disse que ia me dar um tempo pra pensar sobre os meus sentimentos, perguntou se queria que converssasemos durante esse tempo, após pensar um pouco disse que sim pois não sei se conseguiria ficar sem falar com ele. E eu sinto que uma parte de mm diz que o ama e se sente horrivel ao dizer o contrário e a outra parte está confusa e não sabe o que fazer, não quero que tudo acabe assim.

A melhor resposta 8 MAI 2020

Olá Souya
O fato é: o que você quer, Namorar ou não com ele? Perceba os seus sentimentos e terá a resposta.
Um relacionamento começa com incertezas, ninguém sabe o que vai acontecer depois disso.
Um relacionamento é construído. Você quer construir uma relação com o rapaz?
Você só vai saber se a relação dá certo ou não se tentar.
Se você soubesse que iria acabar a luz, na hora que você vai tomar banho, deixaria para fazer isso em outro momento, mas sem esta informação, você segue sua rotina, e se acontecer algo, você resolve na hora, sem sofrer por antecipação.
Pense nisso.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

14 MAI 2020

Bom dia Souya, realmente você está confusa e, sugiro que nesse momento você aproveite o tempo que ele pediu a você para relaxar e pensar com calma sobre tudo que está vivendo nesse relacionamento, sugiro que procure um terapeuta de casal para ajudá-la a observar seus sentimentos e emoções, o que sente por ele, esses sentimentos podem ser estruturados de forma que você possa se relacionar harmonicamente com ele.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

8 MAI 2020

Souza,
Namorar é tempo de se conhecerem para verem como seria uma vida a dois. Penso que esteja te cobrando demais em não querer causar sofrimento nele. Só que assim, estás causando sofrimento para você.
Você não é responsável pela história dele. Nem ele pela tua história. Cada um é responsável por si mesmo.
Vejam juntos as expectativas que cada um tem do outro e deixe claro que namorar não é compromisso de casamento, de uma vida estável. É uma possibilidade que poderá acontecer.
Então se trata de serem um com o outro o mais verdadeiro possível.
Você não pode ser fingida com ele e nem ele contigo.
Claro que numa ruptura, sempre haverá sofrimento, mais de um do que do outro, é inevitável.
Mas também não precisa se preocupar com isso. Cada um deverá saber se recuperar.

5934 respostas

7 MAI 2020

Olá Grato por participar. Vocês dois, pelo seu relato, parecem pessoas que precisam amadurecer e adquirir melhora na autoestima. Parecem bem jovens ainda. Para poder namorar ao outro, da forma mais abrangente possível, é preciso aprender a namorar a si mesmo, valorizar-se, delimitar limites para trocas. Cada ser humano é único, raro, com potencialidades e possibilidades inimagináveis. Experimentando, tentando, com ética e ponderação, as pessoas evoluem muito, descobrem capacidades e habilidades encantadoras. Sorte é algo incontrolável, logo não se pode contar com ela. Antes de namorá-lo, é preciso que você namore a si mesma, solidifique seus planos, suas metas, o mesmo deve ocorrer com todos os namorados. Lembre-se: namora-se para conhecer, e na maior parte das vezes, troca-se de namorado, por mais que cada troca implique em algum sofrimento. É preciso aperfeiçoar e amadurecer a escolha do parceiro, tendo opção de escolha. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário usando máscara, com higiene e distanciamento físico: toda morte evitada vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.