Sentimento de despedida.

Feita por >Juca · 18 jul 2023 Abordagem psicológica

Ultimamente me sinto como se estivesse me despedindo de tudo que gosto de fazer, um sentimento como se não houvesse volta. Não vejo valor na minha família, não quero contato com quase ninguém e me sinto bem apenas em casa. Fico irritado no meu trabalho, mas sempre com um sorriso no rosto, não falo mais sobre meus sentimentos com ninguém e tenho medo/vergonha de chorar.

A melhor resposta 26 JUL 2023

Juca, que bom que chegou até nós. Isso que você está relatando é basicamente um pedido de ajuda. É importante você buscar um psicólogo para que possa realizar uma avaliação, pois é notório o sentimento de desesperança. O psicólogo vai poder te orientar e trabalhar com você essas situações que podem estar gerando esses sentimentos.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2023

Sinto muito que esteja passando por esse momento difícil. É importante lembrar que por aqui fico limitada, mas posso oferecer algumas palavras de apoio e sugestões para lidar com o que está sentindo.

Os sentimentos que você descreve são muito relevantes e merecem ser compreendidos. Parece que está experimentando uma sensação de distanciamento e desinteresse por coisas que antes lhe traziam prazer, bem como uma tendência a se isolar dos outros. Esses sentimentos podem ser sinais de que algo mais profundo está acontecendo em sua vida.

Aqui estão algumas reflexões e sugestões que podem ser úteis para você:

Auto-permissão para sentir: Primeiramente, é fundamental permitir-se sentir e expressar suas emoções. Não tenha medo ou vergonha de chorar, pois isso é uma forma saudável de liberar tensões emocionais.
Busque ajuda profissional: Considere procurar a ajuda de um psicólogo. Falar com um profissional qualificado pode ajudá-lo a explorar esses sentimentos mais profundamente, compreender suas origens e desenvolver estratégias para lidar com eles.
Converse com alguém de confiança: Se não se sentir à vontade para falar sobre seus sentimentos com todos, tente encontrar alguém próximo a você em quem confie, como um amigo ou membro da família. Conversar sobre o que está acontecendo pode proporcionar alívio emocional.
Autoconhecimento: Procure compreender o que pode estar causando esses sentimentos em você. Pergunte-se se alguma mudança significativa ocorreu em sua vida recentemente ou se existem questões não resolvidas que possam estar afetando seu bem-estar emocional.
Encontre tempo para atividades relaxantes: Reserve um tempo para se envolver em atividades que costumavam trazer-lhe prazer. Isso pode ajudar a reavivar sua paixão por essas coisas.
Auto-cuidado: Priorize o autocuidado, incluindo alimentação saudável, exercícios físicos e tempo para descanso e relaxamento. Isso pode ter um impacto positivo em seu bem-estar geral.
Avalie o ambiente de trabalho: Reflita sobre os aspectos específicos do seu trabalho que o deixam irritado e considere se existem mudanças que possam ser feitas para melhorar essa situação. Se necessário, converse com seu supervisor sobre suas preocupações.

Lembre-se de que é normal passar por momentos de dificuldade emocional, mas se esses sentimentos persistirem e começarem a interferir significativamente em sua vida diária, é importante buscar ajuda profissional para lidar com essas questões. Um psicólogo poderá trabalhar com você para desenvolver estratégias de enfrentamento e ajudá-lo a atravessar esse período difícil. Cuidar da sua saúde mental é tão importante quanto cuidar da sua saúde física, portanto, não hesite em buscar apoio quando necessário.

Caroline Paula da Silva Psicólogo em São Paulo

48 respostas

20 JUL 2023

Olá, Juca!

Pelo que você relata provavelmente você está passando por um episódio de depressão. Na psicoterapia você terá a possibilidade de entender melhor esse sentimento de despedida e gradualmente ir revertendo tal sentimento para uma vivência mais consciente e significativa. Fico à disposição para esse trabalho, Juca, realizo a psicoterapia on-line.

Um cordial abraço,
Bruno Souza Marques - CRP 05/62038

Bruno Souza Marques Psicólogo em Rio de Janeiro

189 respostas

20 JUL 2023

Busque aqui ajuda, entra em contato, se veio até aqui falar essas coisas, espero que não tenha sido só pra informar mas pra tomar alguma atitude e novamente ter uma vida digna, com propósitos, pois é isso que nos brilha os olhos. Você sabe qual é seu propósito? Já se questionou sobre isso? Saiba que ninguém veio ao mundo a passeio, não estrague sua viagem nessa vida maravilhosa, faça o melhor, evolua. Estou à disposição para te ajudar nesse processo.
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

20 JUL 2023

Oi Juca.
Pelo seu relato acho que seria bom começar um processo terapêutico. A psicoterapia é a cura pela palavra e encontrar conforto ao entrar em contato com as suas próprias emoções é o caminho para a uma vida mais saudável. Nós, humanos, temos o hábito de julgar e categorizar as coisas e as emoções não escapam disso. Na realidade não existe emoção boa ou emoção ruim; todas são necessárias para que haja um equilíbrio em nosso self. Ter medo e/ou vergonha de chorar por exemplo, pode ser visto como um sintoma de algo não vai bem na sua saúde emocional. Repare que quando se tem uma febre, existe sempre uma investigação para se saber o porque dela ter aparecido. A febre (sintoma) pode ser o indicativo de uma infecção ou outros males. As emoções que vc citou no relato (irritação, medo, vergonha), que estão presentes na sua vida nesse momento, provavelmente estão tentando te passar um recado. Isso tudo vc pode descobrir na terapia. Procure um bom profissional e experimente o poder das palavras no seu processo de autoconhecimento e "cura". Boa sorte!! Abçs!

Claudia Marinho Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

20 JUL 2023

Juca
O que voce está sentindo e passando é o resultado de ter se construído em cima dos valores, indicações e exigências do sistema: modo dos pais serem e educarem, do colégio, da sociedade, da religião...
Em todos estes, voce foi forçado a se adaptar a eles para ser aceito, amado, valorizado...
Ainda assim, voce está encontrando forças para mostrar um sorriso no rosto.
Tudo isso tem solução, tem cura.
Precisa apenas fazer Psicoterapia para ser auxiliado na compreensão e conhecimento de si mesmo.
Já vai pensando aí:
Quem é voce?
Qual a tua verdadeira identidade?
Qual o teu objetivo de vida?
O que voce quer na vida?
Voce apenas nasceu através dos pais, mas não é deles; nasceu para se realizar e ser feliz.
Se o meio te obrigou a se condicionar a ele, agora, como adulto, voce pode resgatar a tua inteligência de vida. Esta é a tua bussola interna que te orienta. Esta estratégia o sistema não te ensinou; nenhum instrumento do sistema te forneceu o endereço de como voce ser voce mesmo; mas todos te fizeram ser fiel a ele.
Precisa aprender a viver a sua vida e saber usar o sistema em teu benefício.
Enquanto voce se esforça para compreender a sua vida e a profissão permanecendo baseado onde outros te alienaram, só encontra processo de autodestruição e perda progressiva.
Vencerá se voce aprender a não se deixar dominar por nada e por ninguém.
Abraços

5891 respostas

19 JUL 2023

Olá Juca, espero que esteja tudo bem com você!

Embora entendemos que nossa vida é dinâmica em relação aos nosso sentimentos, ou seja, teremos períodos de alegria, felicidade e realização, e vamos ter outros períodos de dor, tristeza e frustração, quando esses sentimentos passam a permanecer mais tempo em nossa existência, atrapalhando nossa qualidade de vida e interferindo em diversos setores de nosso cotidiano, é chegado o momento de olhar para eles, e buscar cuidado para superá-los, sem que ele ganhem cada vez mais espaço em nossas vidas. Com o entendimento e compreensão das causas desse seu sentimento, é possível criar estratégias para ultrapassar esse momento, e retomar a boa qualidade e o melhor equilíbrio de sua vida. Para isso, é muito recomendado entrar em contato com um profissional de Psicologia, para que ele possa te auxiliar neste momento. Com a ajuda desse profissional será possível obter apoio e orientação profissional para suas questões, além de ter um suporte constante para o restabelecimento do melhor equilíbrio em sua vida. Por isso, assim que possível, busque esse profissional, e inicie seu processo de psicoterapia o quanto antes. Não deixe que esses sentimentos ganhem mais espaço em sua vida.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

19 JUL 2023

Olá Juca. Pelo que você relata, apesar do possível momento de introspecção em que esteja, alguns sinais chamam atenção para um cuidado maior com sua saúde mental. O isolamento social nem sempre pode ser a melhor opção. Oriento sim a buscar a psicoterapia, já que você pode estar passando por um momento delicado e está te afetando significativamente toda a percepção a sua volta, como valores, ideais, desejos...
Estou aqui se precisar.
Abraços.

Daynara Almeida Psicólogo em Jequié

28 respostas

19 JUL 2023

Olá Juca, espero que esteja bem.
Há momentos que a vida perde um pouco do seu sentido, devido a diferentes fatores. Esses fatores podem ser mecanismos biológicos que vem lhe causando esse mal estar, como a deficiência de alguns neurotransmissores, por exemplo. Assim como algum acontecimento ocorrido nas últimas semanas, o qual lhe deixou um pouco reflexivo e desmotivado no dia a dia. Em seu relato, é possível identificar-se que vêm sentido-se apático, desmotivado e demonstrando comportamentos de isolamento.
Cabe uma investigação para compreender qual a causa desses sentimentos, e para um tratamento efetivo. Busque acompanhamento psicológico.
Um abraço!

Fernanda Ribero Ramos Psicólogo em Curitiba

19 respostas

19 JUL 2023

Olá Juca! Obrigado por escrever. Você escreveu aqui por que quer contato conosco. Vamos conversar. Os extremos: isolamento versus socialização, silêncio versus barulho, querer e não querer, são pontos, entre os quais há o equilíbrio da dosagem das coisas. Tomar duzentos mililitros de água é confortável, tomar dois litros de água, de uma vez, é desconfortável. Da mesma forma, viver momentos de estar consigo mesmo é confortável, assim como viver momentos de estar em grupo é confortável. O tempo todo sozinho não pode, assim como o tempo todo com pessoas, também não pode.
Nós, psicólogos, existimos para, dentre outras razões, representar lugar, posição e compromisso de escuta e troca, para as situações medo, vergonha, desconfiança, sigilo.
Conte conosco.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.