Sensação de que falta ar durante e depois de uma bad trip

Feita por >Anônimo · 15 mar 2021 Drogas

Eu fumei maconha uma vez, isso já tem alguns meses e nesse dia quando fumei, eu tive bad trip, então decidi voltar pra casa. Ao chegar em casa, eu senti meu coração bater muito forte e senti muita dificuldade para respirar, eu precisava puxar bem o ar para assim conseguir. E eu não conseguia dormir, porque eu acreditava que se eu dormisse eu não voltaria mais pela dificuldade que eu estava sentindo para respirar. Tomei bastante água, a bad trip foi passando e enfim eu dormi. Acontece, que depois desse dia vez ou outra sinto como se estivesse me faltando ar, nada comparado ao que eu senti no dia da bad trip, mas eu sinto algo parecido. Fico pensando que isso é psicológico, o que vocês acham? E se realmente for psicológico o que eu poderia fazer para eliminar isso?

Obs: nunca mais fumei maconha

A melhor resposta 18 MAR 2021

Bom dia!

Esses sinais que você descreveu são exatamente os efeitos que a Cannabis pode causar nas pessoas, e geralmente causa. Isso não quer dizer que você teve uma "bad trip", pois esses efeitos são esperados com uso dessa planta. A Cannabis pode produzir, pelo seu uso, e dependendo da espécie da planta, ataques de ansiedade (que pela sua descrição pode ser isso que ocorreu) e pânico, com episódios de paranoia inclusive. Como o THC (princípio ativo da Cannabis) funciona de maneira diferente em cada organismo, alguns sentem menos esses sinais, outros sentem mais, e outros ainda, não sentem. Acredito que você deva ser uma pessoa sensível, até mesmo do ponto de vista energético e emocional, além de ter usado a planta pela primeira vez, e por isso se sentiu assim, com essas sensações tão fortes. Pratique esportes ao ar livre, pegue sol, se alimente de maneira saudável, tenha pensamentos e atitudes positivas e, se sentiu essas sensações desagradáveis ao usar Cannabis, sugiro não usar novamente. Se precisar conversar, estou disponível para atendimento on-line. Esperto ter te ajudado, um abraço!

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

928 respostas

16 MAR 2021

Olá Anônimo.
Você sabe se tem tendência a ansiedade? Pessoas ansiosas costumam ter a sensação de falta de ar. Além disso, você também relatou que seu coração bateu muito forte. O uso da maconha pode ter gerado uma ansiedade tão grande em você, que provocou alguns dos sintomas da ansiedade (falta de ar e taquicardia), tanto é que você relata que nunca mais usou.
Porém seria importante que você fosse até um médico para saber se é algo físico, ou um transtorno de ansiedade.
No caso de ser transtorno de ansiedade é muito importante procurar atendimento psicológico além do médico, pois se cuidar agora enquanto está no começo a tendência é se sentir melhor com o tempo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

16 MAR 2021

Olá, algumas substâncias psicoativas podem ativar ou ampliar algum estado mental que estava escondido de alguma forma, pode ser isso que aconteceu gerando esses sintomas que se assemelham a uma ansiedade. Sob a ótica da redução de danos é importante que quando você fizer uso de alguma substância psicoativa você esteja em uma ambiente seguro, com pessoas de confianças e que você esteja se sentindo bem. Um processo psicoterapêutico pode te ajudar a entender melhor o que aconteceu, se tiveres interesse podemos conversar mais.

Abraços.

Patrícia Oliveira

Patrícia Oliveira Psicóloga Psicólogo em Fortaleza

41 respostas

16 MAR 2021

Olá anônimo! Grato por escrever. Cada pessoa apresenta suas sensações, percepções e resquícios após alguma vivência. Como foi a única vez que você experimentou isso, considerando o habitual para as pessoas após o uso da maconha, há, certamente, o componente pessoal para você, quanto ao que vem sentindo.
Será importante você lidar de forma mais sistemática, científica, detalhada, através de consultas a um psicólogo.
Veja nossos perfis, escolha um de nós e marque um horário, para aprofundar reflexão. O conceito de bad trip precisa ser personalizado para que te entendamos melhor e conectemos o desenho dessa viagem com sua personalidade e história.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

16 MAR 2021

Olá, será que sua bad trip também não tem a ver alguma culpa que você sentiu ? Penso que você poderia buscar um apoio psicológico, para poder compreender melhor o que ocorreu e seus desdobramentos. Paralelo a isso, você poderia fazer uma avaliação
médica, para descartar qualquer problema respiratório, que possa ter sido desencadeado pela maconha.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul