Como lidar com a situação relatada?

Feita por >euanonimo · 14 jul 2023 Abordagem psicológica

Aqui está o texto reescrito com o artigo feminino: Estou em um relacionamento, mas eu criei vício em pornografia durante a pandemia. Fiz de tudo para parar de consumir, e vinha dando certo, exceto por uma recaída por mês em média, mas estou bem melhor do que antes e consigo controlar bastante. No entanto, sinto muita culpa por ter consumido, e meu consumo já estava estranho, consumindo conteúdos de incesto e swing. Cheguei a entrar em grupos e interagir e consumir relatos até em conversas privadas, mesmo eu não gostando, sentindo muita culpa, e era sempre em um momento de ansiedade intensa. Eu queria parar, mas não conseguia. Há meses que não me masturbo consumindo esse tipo de conteúdo, e já diminuí drasticamente o consumo. Não tenho mais recaídas como antes, faço exercícios físicos e tenho me ocupado com outras atividades. Mas como lido com a culpa? Minha parceira não sabe, e não quero mostrar esse lado nojento, porque eu não sou assim. Eu não queria fazer isso, eu não queria consumir esse tipo de conteúdo, não queria interagir com essas pessoas virtuais. Isso me deixa muito mal, apesar de eu ter melhorado, mas pelo tipo de conteúdo e pelas interações virtuais isso me deixa extremamente mal. Como lido com isso? Como me sinto melhor? Sinto com frequência o quanto sou indigno de receber amor por esses motivos. Me falta ar, vem uma sensação tão horrível. Não tenho interesse em outras pessoas, só pela minha parceira. Mas pelo o que fiz, embora seja por um ato compulsivo que não saiu do virtual e serem pessoas de qualquer lugar, que nunca vi nada, é considerado traição? Porque eu interpreto que seja, e eu não sou capaz de contar sobre essa compulsão e o que fiz a ela. Tenho medo do julgamento e das consequências óbvias que isso acarreta. Por favor, preciso de uma orientação profissional. Sempre me pergunto se preciso contar, e mesmo que eu tenha melhorado e esteja praticamente limpo, como lido com essa culpa, com esse passado. Às vezes chego à conclusão que eu só deva continuar melhorando e deixar esses acontecimentos para trás, mas sempre em crises de ansiedade isso é o que me deixa mal. Agradeço desde já a consideração e a orientação de uma psicóloga.

A melhor resposta 16 JUL 2023

Apesar de não ser Psicóloga, sou Psicólogo, vou dar meu parecer:
Voce se sente assim porque não se conhece, não sabe da tua identidade, nem como a tua mente funciona... precisa saber.
Voce se sente culpado porque está agindo pela orientação da tua mente, pelo que também aprendeu.
Os relacionamentos virtuais que tem, são sim traições, mas antes de tudo, traição a ti mesmo o que é pior ainda, trei a si mesmo e trai a sua namorada.
Trai a si mesmo porque, apesar de saber que é ilusão, fantasia, alimenta uma indústria que explora a sensualidade para te destruir e destruir a pureza da vida.
A vida permite tudo, não tem certo e não tem errado, tudo é oportunidade de conscientização e aprendizagem.
Diante de uma experiência que sente que é negativa, faz por compulsão; esta é a traição a si mesmo; sabe que não traz resultados e pra voce e mesmo assim, faz esta escolha.
Cada escolha gera suas consequências/ resiltados pelos quais voce é resposável.
Voce se torna o que escolhe; por isso a culpa... a esclha não te torna mais e melhor; te torna menos e pior.
Precisa fazer Psicoterapia para se conhecer e expandir a consciência, fazer novas escolhas mais saudáveis para a sua vida.
Abraços

5817 respostas

17 JUL 2023

Olá Euanônimo! Obrigado por escrever. Parabéns pela reflexão! Embora você tenha solicitado a orientação de uma psicóloga, eu, psicólogo, tenho atendido a vários casos assemelhados e me entendi útil para te ajudar. A vida é uma história contínua. Por essa razão, não se pode pensar a ideia de esquecer as coisas, mas sim, aprender com elas, mantê-las, com aprendizados. Um milhão de teorias não equivale a uma ação efetiva. Mesmo com ação efetiva passada, as pessoas podem formar entendimento de amadurecimento, de superação de hábitos que não aprova. Uma pessoa precisa ser avaliada pela priorização do esforço por ser honesta, ética, não pela procura insistente de suas falhas. Todos nós, temos nossas falhas. Não há pessoa perfeita. Não contribuirá, você contar essa postura que você julga inadequada, que você viveu e vive, por enquanto, em partes, de forma a reprovar. Você precisa de duas coisas:
- Reorganizar rotina de vida de forma a ocupar-se de atividades e posturas que você considera conforme o que você julga correto, sem se cobrar perfeição;
- Conversar com um de nós, psicólogos, para elaborar entendimento das coisas, alívio e construção de formas, de seu ponto de vista essencial, mais corretas.
Abraços!

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional - CRP 06/24712-5