Quero me separar e não consigo chegar a esse ponto e tomar uma atitude.

Feita por >Fafa · 26 mai 2022 Dependência emocional

Comecei esse relacionamento muito novinha, tinha apenas 13 pra 14 anos, desde o inicio as pessoas alertavam sobre o meu marido ser "galinha", porém nunca ouvi. E desde então venho sofrendo coisas que não consigo entender o porque de tudo isso, em agosto de 2021 descobri que meu marido estava tendo um caso a mais de 3 anos com uma mulher mais velha de 40 anos, ele tem 25, a mesma me contou que começaram a sair quando perdemos o nosso primeiro filho para pneumonia, essa mulher é da piores categorias, já brigamos, e por fim ele disse que eu que estava acabando com a vida dele, desde o inicio mulher me pertubava, ele não teve consideração nenhuma por tudo que vivemos durante 9 anos, até um momento que ele viu que a vida que estava levando não era pra ele, veio atrás de mim e eu acabei voltando, porém desde o inicio percebi que não era a mesma coisa, porém estou levando, mais agora peguei umas coisas dele, e não tô mais conseguindo levar essa relação, ainda mais por tudo que passei, pois não foi pouca coisa, porém ao mesmo tem porque quero tomar essa atitude, eu não consigo, e também ao mesmo tempo que não quero mais ele comigo, eu quero, mesmo sentindo que não amo mais ele, porém esta me fazendo um mal absurdo, quando analiso e penso o que eu passei, eu me sinto mal por ter aceitado tantas coisas, e continuo aceitando, ele já me agrediu, na frente da nossa filha, e eu fico me perguntando o porque não consigo sair disso, na verdade eu não consigo descrever qual o meu real sentimento quanto a isso, a essa relação e a ele, não sei entender o que me prende a essa relação que já esta mais que falida.

A melhor resposta 29 MAI 2022

Oie Fafá. Que admirável a sua coragem de compartilhar a sua história conosco. O primeiro passo é reconhecer em que lugar da relação você está? E como anda se sentindo ultimamente?
É notório a confusão de pensamentos, como: “o porque não consigo sair disso”, não se cobre querendo entender tudo agora. Mas tenha em mente como você está se sentindo.
Quando a relação é longa, muitas vezes o casal cai na armadilha de se acomodar devido a convivência, é confortável, mesmo estando “desconfortável” e ele demonstrando agressão.
Observe como está seu autoestima com toda essa história que você está vivendo. Se permita se amar, se perdoar e se aceitar em todos os processos. Você merece um relacionamento leve, você merece alguém que some com você. E a partir do autoconhecimento você entenderá o porque não está indo bem a relação, você é uma mulher capaz de concretizar novas escolhas.
Busque ajuda de um profissional, isso irá iluminar seus caminhos.

Com afeto,
Andreia Almeida.

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

29 MAI 2022

Fafá, você precisa estar atenta ao que passa pela sua cabeça quando você está em vias de terminar (pensamentos em forma de frases ou imagens). Só assim você entenderá o porquê de não estar indo em frente. Você já sabe o que fazer, agora é ter compromisso com a pessoa que você quer ser e agir de acordo com isso. Psicoterapia pode te ajudar a concretizar seus objetivos. Se quiser ajuda, estou aqui.

Tainá Sampaio Psicólogo em Salvador

53 respostas

28 MAI 2022

Oi Rafaela,
O resultado desta relação é a que constata porque atraiu e escolheu errado! Você escolheu quando tinha 13 anos por necessidade, por carência, suportou tudo o que passou por carência, por necessidade de sofrer. Nada a fazer com ele, ele é assim e não vai mudar.
Mas você pode mudar a si mesma, você pode se autenticar, você pode construir-se uma mulher de valor, uma mulher autêntica, dona da sua vida e não escrava do seu emocional, das suas carências.
Isso te coloca em outro ambiente onde vai atrair pessoas de valor que vibrem de acordo com o que você vibra.
Precisa conquistar a si mesma, precisa aprender a amar a si mesma, precisa descobrir como a sua mente funciona, qual a tua forma de relacionamento, de ser e de se amar. Isto te garante atração e escolha de parceiros e homens saudáveis e afasta os demais.
Faça Psicoterapia que os resultados positivos virão em seguida.
Abraços.

5948 respostas

27 MAI 2022

Oiê Fafá.. Grata pela sua coragem em partilhar tanto e pela oportunidade em te acolher.
Mulher, antes de qualquer coisa, quero dizer que sinto muito por ter passado por situações que fazem você se sentir tão humilhada.
Enxergo a sua confusão, incompreensão sobre "se não quero mais estar com ele, porque não consigo sair desse relacionamento?".
Bom, busque se aproximar do espaço que ele ocupa na sua vida.
Ele te deixa mais segura em algum aspecto, mesmo com todas as agressões?
Como você se relaciona com você? Como anda a sua autoestima, seu autovalor, sua autoconfiança, sua autoeficácia?
Busque ajuda, você merece uma vida leve, um relacionamento de respeito e consideração por você mesma!!
Com afeto, Psi Marina!

Marina Heluy Máximo Marques Psicóloga Psicólogo em Varginha

41 respostas

27 MAI 2022

Bom dia, muitas vezes as amarras que nos prende a uma relação tóxica não são fáceis de desatar, suas visões de si mesma, do mundo e do futuro podem estar turvas, precisando do auxilio de um profissional psicólogo para clarear. É quase uma regra o momento de crise nos cegar diante das possibilidades que a vida pode nos proporcionar, o direcionamento terapêutico ao longo do processo vai lhe mostrar os novos caminhos possíveis de percorrer. A dependência emocional prende indivíduos em relações de muitas maneiras abusivas, essa dependência se desfaz quando o individuo se enxerga capaz de vencer seus medos, suas sensações de incapacidade e faltas de objetivo. Você é uma mulher capaz de conquistar melhores escolhas, continue buscando ajuda. Espero poder te ajudar, fique bem.

Cristiane Gouveia Psicóloga Psicólogo em Lauro de Freitas

6 respostas

27 MAI 2022

Olá Fafa! Grato por escrever. Situações assemelhadas com a que você está vivendo, se repetem muitas vezes. Há uma tendência nas pessoas de quererem, por aprendizados, que outros decidam por elas. Quando o outro decide, a responsabilidade é dele. Se der certo, ótimo, se der errado, não havia o que fazer, o outro decidiu. Não será preciso assumir responsabilidades. Em outras palavras, é preciso amadurecer. Certamente, pelo relatado, tua vida foi precocemente (de forma inadequada para a cultura nossa), envolvido por um "casamento" aos quatorze anos. Como fazer com sabedoria, discernimento, orientação, para reequilibrar as etapas de desenvolvimento e aprendizado.
Nunca devemos trabalhar a partir do estímulo para a separação. É preciso primeiro estudar profunda e seriamente os componentes da vinculação e dos envolvidos. Algumas vezes, a separação se mostra como o melhor caminho. No seu caso, será bom estudar se isso se aplica.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes: a maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos, líderes religiosos - são motivados por dinheiro- profundamente falsos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Fortaleça o afeto, evite aglomerações e destrua os criadouros do mosquito da Dengue.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.