Fui traído e não consigo separar, o que devo fazer?

Feita por >Francisco Sousa · 8 dez 2019 Terapia de casal

Olá, me chamo Francisco.

Minha esposa foi criada na igreja, casou virgem, sempre acreditou muito no nosso casamento. Porém tivemos alguns problemas no relacionamento, brigas, eu algumas vezes cometi alguns erros. Eu casei com 21 anos, então, demorei a entender a real importância e seriedade de um casamento e não tive um pai para me orientar. Algumas vezes no início do casamento minha esposa pegou algumas conversas minha com outras mulheres, nada que chegue a ser uma traição, acho que eu conversava mais por necessidade de me sentir homem, já que havia casado muito cedo, eu não tive a oportunidade de conquistar outras mulheres. Isso fez minha esposa perde muita confiança em mim, ela ficava nervosa com tudo. Em 2017, ela desenvolveu um quadro de depressão, por ter perdido a avó e por ter se frustrado com o casamento. Mas sempre levamos o casamento da melhor forma possível, a pesar de tudo. Em novembro de 2018, descobri que ela estava saindo para balada com os colegas do trabalho, eu descobri por fotos que uma colega postou no facebook, e sem querer postou uma foto em que ela apareceu. Então sai de casa. No mesmo dia ela me procurou, disse que estava arrependida, que fez isso por que estava com depressão e que estava de alguma forma tentando superar isso, porque estava buscando uma forma de ficar feliz momentaneamente. Disse ainda que não aconteceu nada. Um ano após isso, estamos casados a 5 anos, nos mudamos de cidade, ela mudou de trabalho, está tomando remédio para depressão. Eu tive alguns problemas no trabalho e comecei a tratar ela muito mal, quase não tinha vontade de ter relações sexuais e deixei ela meio que de lado, mas sem que eu quisesse. Ela então foi se afastando de mim, e pra piorar, ela estava trabalhando diretamente com outro cara e sozinha. Então percebi que ela sempre andava com o celular grudado, não deixava o celular sozinho, parecia que estava escondendo alguma coisa. Fiquei preocupado porque sempre chegava tarde do trabalho, então um certo dia acordei com ela de madrugada falando no telefone com uma mulher que estava muito nervosa, era a esposa do "amigo" do trabalho, que havia descoberto que eles estavam tendo um caso. Foi quando meu chão caiu, ela me confessou que acabou se envolvendo com esse cara e que estava gostado dele. Mas ainda me amava e não sabia o que queria fazer. O cara é 10 anos mais velho que ela, casado e tem dois filhos e parece que não está disposto a separar da mulher. Eu estou na dúvida se separo, ela me culpa muito por ter deixado ela carente, por ter tratado ela mal ultimamente, e disse que não quer separar, a pesar de estar gostando do outro cara, ela disse que ainda me ama, e que quer tentar recuperar o casamento. Minha dúvida é se ela está comigo por medo de ficar sozinha, hoje em dia, não nos beijamos, não me toca, não estamos tendo relações sexuais. Sinto que ela não me deseja. Eu estou sem saber o que fazer, o que vocês me recomendam? Eu ainda a amo muito e me sinto culpado por essa situação. Espero que dê pra entender, escrevi correndo.

A melhor resposta 9 DEZ 2019

Oi Francisco, que situação difícil. Sinto muito por isso. Pelo que você trouxe, vocês se casaram muito jovens e sem ter uma maturidade emocional bem desenvolvida ainda. Isso acontece com muita frequência. As vezes os nossos próprios pais não são maduros o suficiente e também não são espelhos de maturidade para a gente. E quando acontece alguns conflitos conjugais não sabemos o que fazer. é assim mesmo, acontece muito! Pelo que você trouxe, você ainda quer ficar com sua esposa e ela também quer ficar com você. Olha que coisa boa! Temos um início ai!. Mas para isso, vocês precisam se fortalecer como casal. Buscar terapia de Casal e/ou formas de conviverem melhor e de forma nova. Para isso acontecer, o perdão e aceitação de que o outro errou é essencial. Ficar jogando na cara os erros um dos outros não vai ajudar em absolutamente nada. vocês precisam conversar. E se decidirem seguir adiante juntos, precisarão passar uma borracha no passado e seguir uma nova relação juntos. Com novos acordos entende? Quase como renovar os votos. Não no sentido de cerimônia mas apenas reacordar entre vocês sobre a vida conjugal. Espero ter ajudado e se precisarem de suporte, estou a disposição!

Camila Lopes Psicóloga Psicólogo em Jundiaí

14 respostas

9 DEZ 2019

Olá Francisco
O primeiro passo para refletir sobre essa relação é refletir se a forma como você exerceu ou tem exercido sua masculinidade dentro do casamento não tem prejudicado a relação de vocês, desgastando-a pouco a pouco com as frustrações recorrentes provenientes de suas atitudes do passado. Algo da confiança e do vínculo se perdeu nesse caminho, o flerte com outras mulheres pode ter sido considerado uma traição para ela. Se você decidiu sair de casa apenas por ela ter saído com os colegas de trabalho algo nos diz que sua posição pode estar prejudicando a relação tanto quanto a traição e o adoecimento por parte dela. Se ela foi diagnosticada com depressão é essencial que faça acompanhamento psicológico. É importante pensar a relação sempre como uma dinâmica de causa e efeito, pensar o que ela te causa e o que você causa a ela, em seguida é dialogar abertamente para diminuir o distanciamento entre vocês. De todo modo, o acompanhamento psicológico seria de grande ajuda para você conseguir sustentar sua decisão de forma mais saudável. Independente do caminho que você escolha seguir, mudar já se faz necessário. Grande abraço.

Repensar Consultório de Psicologia Psicólogo em Ipatinga

38 respostas

9 DEZ 2019

Olá Francisco,
Somos seres em construção, em desenvolvimento, estamos constantemente crescendo. Estamos aqui vivendo neste planeta para realizar a nós mesmos. Antes de um casamento existem as pessoas, estas precisam se realizar.
Muitos conflitos aparecem quando somos casados, outros quando temos filhos,outros quando os filhos saem ..... precisamos ir aprendendo a interpretar, a compreender estes conflitos quando eles aparecem.
Hoje voces são casados, mas não dialogam.... precisam aprimorar o diálogo entre voces.
Tu não pode mentir para ti mesmo, nem para ela. Tu, tem que ser sincero contigo mesmo e com ela. Tu, precisar se sentir plenamente realizado e ela também porque voces dois são VIDAS! Um não deve ficar submisso ao outro.
Por isso é que o diálogo é importante, cada um deve se realizar, conversando com o outro... conversar tudo, mas tudo mesmo. E não escondendo coisas um do outro.
Este é o caminho. Façam Psicoterapia de Casal! Se quiserem crescer juntos.

5934 respostas

9 DEZ 2019

Olá Francisco! Obrigado por participar. Pelos seus relatos vocês dois são dois seres humanos trabalhadores, com bons princípios, que nas fragilidades comuns aos seres humanos (repressão, tristeza, inexperiência) acabaram por viver algumas situações que mutuamente se machucaram. Por serem pessoas boas vocês merecem se perdoar, ponderar as fragilidades humanos. Certamente um psicólogo não só ficará muito feliz em conduzir uma reflexão entre vocês dois, como poderá ajudá-los muito a redimensionar as características humanas ao longo das etapas da vida. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8769 respostas

9 DEZ 2019

Bom dia Francisco
É difícil responder de uma forma objetiva sua pergunta, pois, cada situação é única.
Sugiro que busquem ajuda por meio de terapia de casal para descobrirem o que realmente sentem um pelo outro e para clarear a tomada de decisão em seguir ou não o relacionamento. Ao que percebe-se ambos estão confusos e a traição foi o ápice disto. Em terapia de casal vocês iram descobrir o que os mantém juntos até hoje e resolver as questões que incomodam dentro da relação.
Espero ter ajudado. Afetuoso abraço.

Marcia Regina Favaretto Guaragni Psicólogo em Chapecó

1 resposta