Quero ficar sozinho, mas acho que estou me sabotando

Feita por >Wes · 14 abr 2021 Habilidades sociais

Eu quero ficar sozinho, mas as vezes me sinto meio solitário. Eu me isolo constantemente. Quando estou sozinho me sinto bem, estável... Quando alguém aparece na minha vida eu me sinto inseguro. Gosto de estar com os meus amigos, mas não quero amor, não quero ser amado... Sempre que alguém vem falar comigo ou se interessa por mim eu começo a ter inseguranças comigo mesmo, do meu corpo, aparência... Não quero que ninguém se interesse por mim. Minhas cicatrizes me causam MUITA insegurança, principalmente quando alguém pergunta de onde elas vieram. Estar com meus amigos íntimos eu não me sinto desconfortável ou inseguro, eles me conhecem... Eu não acho que amor romântico seja importante na minha vida e não quero isso. Não acredito que alguém possa realmente gostar de mim.

A melhor resposta 15 ABR 2021

Olá, porque este erro de pensamento está em você que deve possuir crenças de que não deve ser amado, quando na realidade se as pessoas se aproximam é porque gostam de você. Você tem de aprender a lidar com essas crenças, ver qual a raiz como surgiram, porque elas te impedem de se relacionar, e te fazem sentir mal com isso. O ser humano é ser social e com déficit em relacionamentos continua acreditando na crença de rejeição que muitas vezes ele mesmo impôs.

Camila Sanchez Psicólogo em Maringá

13 respostas

15 ABR 2021

Não querer um amor romantico pode ser uma opção, sim, mas a insegurança consigo e o isolamento são sinais de sofrimento, e merecem receber cuidados. A psicoterapia pode ajudá-lo a conhecer-se melhor e acolher -se como é.

Estou à disposição,
Cecília - CRP 06/32579

Cecília Maria de Britto Psicólogo em São Paulo

7 respostas

15 ABR 2021

Olá Wes! Muito obrigado por escrever. Você tem a percepção de que o caminho que está escolhendo não é viável. Ficar sozinho não é viável para a espécie humana. Certamente a insegurança, o medo, a baixa autoestima, estão te contendo. A rigor, você quer muito ficar com as pessoas, mas em condições de conforto, de confiança. Falta para isso, você desenvolver autoconfiança.
Para tanto será necessário que você visite nossos perfis, escolha um de nós, psicólogos, e venha para uma caminhada científica em psicoterapia, com persistência, mente aberta e disciplina. Será altamente benéfico.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara obteve, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8699 respostas

15 ABR 2021

Wes, b noite, vc fala de cicratizes . Então precisa se entender melhor esse contexto. vc sofreu algum acidente ?
Pelo q vc falou com seus amigos vc sente a vontade. Então eles devem saber melhor de vc. E vc não tem q se expor.
O amor romântico vc diz não precisar.
Será q na verdade vc não se permite ser amado ?
Faça terapia
Se interessar conhecer sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3149 respostas

14 ABR 2021

Olá,
Talvez o fato de você querer ficar sozinho seja uma estratégia compensatória para lidar com as suas inseguranças. A psicoterapia vai te ajudar a entender seus conflitos e desenvolver autoconfiança.
Um abraço,
Letícia de Paulo
Psicóloga clínica CRP-04/59677

Letícia de Paulo Psicóloga Psicólogo em Belo Horizonte

51 respostas

14 ABR 2021

Olá Wes! Boa tarde!
Como vai?
A psicoterapia é um processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional e será fundamental para compreender os traumas que viveu deixando as cicatrizes e efeitos que menciona. O isolamento também pode ser um sinal do desenvolvimento de depressão e deve ser explorado.
Não deixe de procurar ajuda!

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 ABR 2021

Olá! Você não quer ou está inseguro? Por que ser amado te traz inseguranças? Se a pessoa se interessou por você é porque você deve ter qualidades e valores que chamaram a atenção dela, se olhe também com carinho. Veja dá onde é essa insegurança. Trabalhe a sua autoconfiança e autoestima para melhorar sua insegurança

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro