Quem dá o diagnostico de TDAH é um neurologista?

Feita por >Flávia · 7 mai 2017 Psicologia infantil

Boa tarde, meu filho desde pequeno tem comportamentos diferentes, principalmente em relação aos estudos e ao entrosamento com outras crianças, está acompanhado com psicólogo e com psicopedagoga, na escola também faz as provas em salas diferentes. Leio muito sobre o tdah e sobre asperger e percebo que ele tem muitas características , porém a psicóloga não da o diagnostico . Será que eu deveria buscar outro profissional,será que so um neuro que não esta com ele no dia a dia é que vai me dizer mesmo? obrigada!

A melhor resposta 7 MAI 2017

Olá, Flávia,

O diagnóstico de TDAH em crianças é feito por um médico especializado (neurologista, neuropediatra, psiquiatra). Porém, profissionais de psicologia e psicopedagogia estão capacitados a fazerem uma avaliação e realizarem o encaminhamento para o médico caso seja necessário. É um processo que precisa ser feito com muito cuidado, atenção aos detalhes, e percebendo possibilidades de causas externas estarem influenciando no comportamento da criança.

Em sua descrição, você diz que seu filho tem comportamentos diferentes. Seria preciso saber mais detalhes sobre isso. Você diz que lê sobre TDAH e que encontra muitas características nele. Mas somente alguns sintomas não são suficientes para o diagnóstico.

Considere o mundo que temos hoje. Cheio de estímulos, aparelhos eletrônicos, várias atividades com horas marcadas, exigências complexas para crianças cada vez mais novas. Mesmo adultos, quando somos colocados em situações que não estamos interessados e que não fazem sentido para nós, acabamos tendo dificuldade em focar atenção, ter bom desempenho, ou nos mantermos realizando continuamente essas atividades. Imagine uma criança que mal começou sua vida.

Tente acompanhar mais de perto o trabalho do psicólogo e pedagoga (se já não faz isso). Questione, procure saber as razões pelas quais eles tomam seus direcionamentos. Você como mãe tem o direito de saber. Acompanhe seu filho bem de perto, e tente entender como ele funciona. Pode ser que ele só seja diferente.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Edvaldo Colen Psicólogo em São Paulo

35 respostas

9 MAI 2017

Olá Flávia. Nós psicólogos não somos autorizados a fechar diagnóstico por mais que muitas vezes saibamos muito bem do que se trata. Procure um Neurologista infantil. Ele deverá lhe pedir uma Avaliação Neuropsicológica e juntamente om o psicólogo e psicopedagogo, aí sim, voce terá um retorno melhor. Um abraço

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

9 MAI 2017

Olá Flávia,
verifique com sua psicóloga se ela tem especialidade em avaliação e se realiza esse procedimento.
Somente psicólogos, neurologistas, neuropediatras e psiquiatras podem dar diagnósticos.
Procure o quanto antes um especialista para dar um diagnóstico (sem for o caso) e fazer um acompanhamento específico. Assim, não terá impacto tão grande no meio social, educação e psicológico.

Marci Kraft

Marci Kraft Psicólogo em Joinville

189 respostas

8 MAI 2017

Olá Flavia
O diagnóstico é dado por médico mas ele deve solicitar uma avaliação neuropsicologica. Essa avaliação serve para ajudar no diagnóstico bem como orientar no tratamento . O psicólogo deve ser da linha Cognitivo Comportamental e de preferência ter especialização em neurociências. O psicopedagogo também tem que ser especializado.

Maria da Conceição V. Gioia
Neuropsicologa

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

8 MAI 2017

Olá Flávia!
O diagnóstico de TDAH deve ser dado por um neuropsicólogo(a) e um neurologista. O neuropsicólogo aplicará vários testes que apontarão a causa das dificuldades do seu filho. Ele(a) enviará um relatório para você apresentar ao Neurologista. O neurologista também fará outros tipos de testes que ajudará a fechar o diagnóstico do seu filho. O diagnóstico adequado é aquele que é realizado em conjunto com estes dois profissionais. Procure neurologista que trabalha com crianças.
Att, Eriberto Lemos.

Eriberto Lemos Psicólogo em Belo Horizonte

50 respostas

7 MAI 2017

Olá Flávia!
O diagnóstico é uma exclusividade do médico.
Você pode procurar um neurologista ou também um psiquiatra infantil.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo