TDAH e TOD

Feita por >Junia · 15 abr 2023 TDAH

Meu filho toma medicação há 2 anos para TOD e TDAH, mas desconfio que nao tenha TDAH. Faz acompanhamento com neuropediatra e psicólogo. No entanto, para o TOD nao tenho visto muita melhora. Quem poderia dar um diagnostico mais assertivo? Há um tipo de terapia direcionado para TOD? Acho que a medicação está demais. Preciso de indicação de terapia comportamental em Belo Horizonte, região Centro-Sul

A melhor resposta 19 ABR 2023

Olá Junia, Nem sempre os diagnósticos são precisos, mas o diagnóstico só tem uma função que é nortear sobre o entendimento de cada caso. Em saúde mental nos usamos o termo "hipótese diagnóstica", justamente porque ao longo dos atendimentos aquele quadro pode mudar ou pode ser outra coisa diferente do que foi previsto inicialmente. Nunca devemos fechar um diagnóstico para não rotular o indivíduo, nem estigmatizá-lo. Para além disso a medicação ajuda mas ela tem suas limitações, assim como a própria terapia tem suas limitações. Como qualquer tratamento requer um engajamento do paciente e da família para ter um resultado mais efetivo. Se você não está satisfeita com o atendimento atual você tem a opção de procurar outros profissionais e buscar uma segunda opinião. Neste caso seria importante deixar que os novos profissionais avaliassem seu filho sem contaminá-los com as experiências dos atendimentos anteriores, ou seja, num primeiro momento você poderia não falar sobre o diagnóstico que foi dado anteriormente e deixar que os profissionais tecessem suas hipóteses. Seja como for é um acompanhamento que pode ser feito com a parceria da Psicologia e Psiquiatria. Espero ter ajudado. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só marcar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

17 ABR 2023

Olá Júnia! Obrigado por escrever. Não estou em Belo Horizonte! Não sei a idade de seu filho. Sempre é preciso cuidar de pessoas, antes de cuidar de diagnósticos. A busca por uma modalidade de psicoterapia implica no empobrecimento da busca por profissional de trabalho original, autônimo, solidamente formado. Assim como tratar pessoas é mais completo do que partir de diagnósticos pré-estabelecidos, também buscar profissionais solidamente formados é muito mais adequado, do que buscar pessoas engessadas por teorias paralisadas pelos manuais de cada corrente acadêmica, também é importante ponderar que muitas vezes, ao cuidar da mãe, do pai, dos pais, dos responsáveis, cuidamos, com maior eficácia, da criança, do que quando acessamos diretamente a criança, especialmente quando essa criança ainda for de menor idade.
Vamos refletir?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8634 respostas

17 ABR 2023

Para TOD e TDAH, melhor mesmo a Terapia Cognitivo-Comportamental mesmo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

16 ABR 2023

Junia
Que idade tem seu filho?
Talvez ele não precise de tratamento nenhum;
Talvez, um tratamento através dos pais seja suficiente e tenha efeito melhores para o seu filho.
Abraços

5817 respostas

16 ABR 2023

Boa noite ,não sei se o profissional já explicou o que deve saber sobre TOD,porém basicamente na terapia vc terá orientação sobre como as pessoas devem ter um comportamento diferente do que já está até hj ,a criança com esse transtorno não tem como ter uma melhora se os adultos tbm não mudarem de atitude diante das situações difíceis do dia a dia.O medicamento é necessário,porém seria aconselhável vc buscar um outro profissional e conversar a respeito sobre a
medicação já que vc está achando demais .Busque outras opiniões com profissionais especializados e que já tem uma experiência com crianças com TOD e TDHA.Tomara vc consiga resolver em breve essa situação com seu filhinho.

Maria de Fátima Menezes da Silva Telles Psicólogo em Brasil