Qual profissional devo procurar para saber se tenho autismo?

Feita por >bibi · 13 fev 2024 Autismo

tenho 18 anos e venho percebendo algumas características, como dificuldade na socialização, de expressar emoções, de me comunicar até mesmo com pessoas próximas. Questionei até minha mãe e ela contou que desde pequena eu já tinha algumas manias, como não conseguir comer na mesma colher ou recipiente que outra pessoa.

A melhor resposta 23 FEV 2024

Olá Bibi!

O diagnóstico pode ser feito por uma equipe multidisciplinar de profissionais da saúde tais como neurologista, psiquiatra e psicólogo.

Embora alguns profissionais possam ter o conhecimento e a experiência necessários para fazer um diagnóstico inicial, um diagnóstico definitivo geralmente requer uma avaliação multidisciplinar.

Após o diagnóstico, é desenvolvido um plano de intervenção individualizado com orientações necessárias para um tratamento individualizado de acordo com as suas demandas e necessidades.

Fico à disposição para conversar.
Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

26 FEV 2024

Olá Bibi! Obrigado por perguntar. Sua pergunta coloca a visão de duas possibilidades: sim ou não. Precisaremos, para dar riqueza para as coisas, pesquisar, investigar em outra frente: conhecer você, tua história, tua personalidade, rotina de vida, metas, configuração familiar, dentre outros aspectos, para construir com você verdadeira, rica e consistente evolução. Sua pergunta leva aos possíveis panoramas que precisam ser ponderados previamente. Se o diagnóstico for positivo o que se fará para lidar com a situação; caso seja negativo, quais serão as explicações e providência. Provavelmente, você vivenciará essa última possibilidade, que um de nós, psicólogos ajudaremos a ti, em busca de harmonia, desempenho e crescimento.
Atenciosamente,

8654 respostas

22 FEV 2024

Olá,
Existem profissionais da psicologia preparados para fazer este tipo de avaliação. É preciso buscar aquele que esteja capacitado para tal. Para isto é preciso fazer uma investigação no local que reside. Fico a disposição, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

21 FEV 2024

Olá, Bibi, espero encontrá-la bem.
A busca de diagnóstico não pode ser confundida com busca pela compreensão de si. Vale uma avaliação aprofundada do que estás sentido para que essa compreensão seja buscada.
Estou à disposição para conversarmos sem compromisso e sem custos via videoconferência (online) para te escutar mais e para te apresentar como se dá o caminho terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

20 FEV 2024

O primeiro passo seria procurar um profissional qualificado para realizar uma avaliação psicológica, realizando testes adequados e assim chegar em um diagnostico correto.
A partir do diagnostico serão realizadas as orientações necessárias para um tratamento individualizado de acordo com as suas limitações, demandas e necessidades.
Lembrando que existe um processo até que chegue no diagnóstico, não existe um tempo exato para finalização.

Crisley Lopes do Couto Psicólogo em Belo Horizonte

1 resposta