Feita por >Eloi Lopes · 13 mar 2015 TOC

Que especialidade trata transtorno compulsivo?

A melhor resposta 18 MAR 2015

Olá Eloi,

a terapia mais indicada, com comprovada eficácia para casos de transtornoobsessivo-compulsivo (caso seja esse o seu caso), é a terapia cognitivo-comportamental.

17 MAR 2015

Bom dia Eloi.
Primeiro temos que saber de fato se é transtorno compulsivo. Se for, qualquer psicólogo está apto a tratar, mas o importante é você ter uma empatia, se sentir confortável e confiante com o psicólogo que escolher. Em alguns casos a pessoa pode ser acompanhada também por um psiquiatra outras não, mas isso seu psicólogo irá dizer ao te avaliar ok?

Abraço,

Marianne Coêlho.

Marianne Coêlho Psicólogo em Fortaleza

22 respostas

17 MAR 2015

Bom dia Eloi.
Se você tem este transtorno, deve procurar o psicólogo e perceber a sua empatia com ele.
Psicólogos têm uma abordagem diferente dos médicos que focam as diversas síndromes.
As diversas linhas psicologicas são formas diferentes de abordar porém o que cabe ao psicólogo é trabalhar com a pessoa, suas emoções, suas crenças, etc, valorizando mais aquele ser que o procura.
Espero ter elucidado sua dúvida mas se desejar, ligue para mim.
Sandra Colaiori CRP06/34949-0

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

16 MAR 2015

Eloi, qualquer uma das linhas teóricas da psicologia pode dar conta de um transtorno compulsivo. Entretanto, A análise do comportamento, a terapia cognitiva, a neuropsicologia ou ainda a terapia cognitivo-comportamental têm mostrado resultados mais eficazes.
Em todo o caso, como sempre dizemos, não há um tipo de terapia indicado para este ou aquele caso, exite a terapia que é melhor para você!

16 MAR 2015

Minha conduta é indicar que o paciente procure um psiquiatra para que este entre com o tratamento medicamentoso para que concomitantemente seja realizada a Psicoterapia com Psicólogo com a abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, pois esta apresenta bons resultados no tratamento das compulsões.

14 MAR 2015

Eloi,

Não existe uma teoria específica para dar conta de problemas específicos dentro da psicologia. Qualquer uma delas pode tratar o transtorno compulsivo
Entretanto, as linhas comportamentais, tais como Análise do Comportamento, Terapia Cognitiva ou Cognitiva comportamental têm mostrado resultados mais eficazes.

Êxito - Orientação e Desenvolvimento Profissional Psicólogo em Salvador

25 respostas

14 MAR 2015

O psicólogo que trabalha com a psicoterapia cognitivo comportamental consegue bons resultados, porém, indico sempre que este paciente procure um psiquiatra para que este entre com o tratamento medicamentoso que concomitantemente com a psicoterapia apresenta bons resultados no tratamento das compulsões.

Psicóloga Vanderlúcia Macario Psicólogo em Florianópolis

20 respostas

14 MAR 2015

O tratamento mais indicado é o medicamentoso (médico psiquiátrico) e Psicoterapia com Psicólogo. A Terapia Cognitiva Comportamental apresenta bons resultados no tratamento das compulsões.

Neudelon Azevedo Psicologia Psicólogo em Governador Valadares