Psicólogo ou neuropsicólogo?

Feita por >Aparecida · 22 set 2016 Dificuldades de aprendizagem

Levei meu filho no neurologista, pois está com dificuldade de concentração. Está no colégio 3º ano pela segunda vez e com notas baixas. O profissional me falou que devo levar a um neuropsicólogo. Será que não posso levar antes a um psicólogo?

A melhor resposta 29 SET 2016

Aparecida, pode levar sim. Procure um profissional de referência na tua região. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

28 SET 2016

Bom dia Aparecida!!!

Provavelmente o seu filho deve estar na faixa do oito a dez anos.

Fatores como concentração e aprendizagem estão muito relacionados a alguns tipos de comportamento e hábitos rotineiros.

Fatores biológicos, mentais e sociais sempre devem ser observados antes de qualquer outros fatores.

Importante observar se o seu filho tem uma boa qualidade de sono, aproximadamente oito horas, para dormir o quarto dele deve estar escuro, pois muitas vezes as crianças dormem com luz acesa e isto prejudica a produção de uma substância chamada melatonina, indutora do sono, evitando a consolidação da memória e do aprendizado, ainda deixando de inibir outras substâncias chamadas neurotransmissores que não deveriam ser produzidas durante o sono, para a profilaxia de várias regiões do cérebro que desempenham funções diversas, importantes e desta forma quando a criança acorda sem dormir adequadamente, possui dificuldades de concentração,seria como tentar escrever em um quadro de giz que não foi apagado e depois tentar ler o que escreveu.

A criança quando está na na aula com o professor é aluno, o que isto quer dizer, que ele está recebendo as informações, mas pouco aprendendo, após a aula ele deve virar estudante, realizando as tarefas e estudos do que foi comentado pelo professor em sala de aula, sempre respeitando os limites adequados a idade da criança, se possível que este estudo esteja relacionado a atividades lúdicas, prazerosas.

A alimentação é outro fator importante, uma alimentação equilibrada, se possível com a orientação de um profissional da nutrição, que com certeza recomendará evitar os refrigerantes e salgadinhos que fazem tanto mal a saúde, com muitos efeitos colaterais.

Criança precisa brincar, pois é a melhor forma de aprendizagem , se puder conciliar de alguma maneira.

As funções maternas e paternas são importantes para que estas etapas sejam desempenhadas pela criança, procurando manter um ambiente harmônico e saudável pelos exemplos e acompanhamento desta criança.
Ao elaborar as normas para estabelecer normas e regras faz-se importante que a criança participe e esteja de comum acordo.

Atenciosamente,

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

23 SET 2016

Bom dia Aparecida. Olha, a neuropsicologia é uma especialidade da psicologia, então, todo neuropsicólogo é um psicólogo. Se a indicação foi para um neuropsicólogo, talvez o seu filho precise antes de mais nada de uma avaliação neuropsicológica pois se realmente ele tem dificuldade de concentração é necessário investigar se está ligado a atenção, memória... e só depois da avaliação é possível pensar num plano de ação, se ele vai precisar de treino cognitivo para estimular os domínios que estão deficitários ou se é emocional e nesse caso uma psicoterapia. Boa sorte!!

Reestruturar Psicologia e Neuropsicologia Psicólogo em Caieiras

50 respostas

23 SET 2016

Olá, Aparecida, há psicólogos que tem a especialidade neuropsicologia, portanto, atuam como neuropsicólogo. De qualquer modo, o psicólogo será útil inclusive para fornecer dicas eficazes para você se direcionar seu filho no processo de adaptação. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

23 SET 2016

Aparecida, bom dia.
Se o neurologista pediu esta avaliação talvez ele esteja tenha alguma hipótese diagnóstica para confirmar ou descartar.
Entendo que seja preciso fazer a avaliação para dar continuidade ao tratamento.
É muito comum os pais acharem que é somente "distração" dos filhos, mas que tenho visto no consultório e no hospital é que existem outros problemas de ordem neurológica e psicológica para tal fato.
Me coloco a disposição caso queira conversar melhor pessoalmente.

Pequenos Gigantes Psicologia Infantil e Juvenil Psicólogo em Jundiaí

4 respostas

23 SET 2016

Bom dia, Aparecida. É possível que o baixo rendimento escolar de teu filho, esteja relacionado a questões de ordem psicológica, que envolve os processos mentais (pensamentos, sentimentos) e/ou comportamentais ou de ordem neuropsicológica, verificando qual área específica do cérebro controla ou medeia as funções cognitivas (percepção, atenção, memória, linguagem e funções executivas), ou seja, estuda as várias relações entre o comportamento e a atividade cerebral. O ideal, seria procurar um profissional com formação em psicologia e neuropsicologia. Att

José Vicente Carmo Correia Psicólogo em Aracaju

3 respostas

23 SET 2016

Boa noite Aparecida. O encaminhamento do neurologista para o neuropsicólogo se dá para um exame complementar com uma bateria de testes conforme a demanda, para assim, poder ajudar no diagnóstico que o médico dará. O psicólogo ele faz um tratamento psicológico com o paciente. O neuropsicólogo realiza um exame complementar para poder dar o diagnóstico. É muito necessário que leve o seu filho, pois somente assim o neurologista saberá o porque da dificuldade de aprendizagem dele.
Att.

Psicóloga Karen Wilken Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

23 SET 2016

Aparecida, para se ter formação em Neuropsicologia não é necessário ser psicológico, mas a maioria dos neuropsicólogos são psicólogos.
Para Avaliação Neuropsicológica, a maioria dos testes são restritos aos psicólogos.
Sugiro que procure um psicólogo especialista em Neuropsicologia.

Eleuza Gonçalves Ferreira Psicólogo em Goiânia

2 respostas

23 SET 2016

Fazer uma avaliação com o Psicólogo seria o mais viável. Pois, se houver necessidade o próprio psicólogo encaminhará seu filho.

Sandra Rosangela Garbosa Psicólogo em Curitiba