Por que não consigo pensar direito?

Feita por >Rogério · 5 fev 2020 Assertividade

Tenho uma extrema dificuldade em raciocinar, pensar, de uma forma geral. Isso está afetando várias áreas da minha vida. Na área social não tenho assunto para conversar com as pessoas, frequentemente tenho brancos, dificuldade de recuperar palavras, lembrar de situações que aconteceram, reagir a algo que a pessoa me fala, me expressar. Muitas vezes, para não deixar o silêncio tomar conta da conversa, acabo falando qualquer coisa que me vem à cabeça, o que acaba tornando a conversa muito superficial e por vezes estranha. Esse problema afeta inclusive a relação com a minha família. Nem com eles consigo ter uma boa comunicação. Além da dificuldade social, que de longe é o que mais me incomoda, também tenho dificuldade no trabalho, em focar, raciocinar, pensar de forma lógica. Isso dificulta a busca de soluções para os desafios profissionais diários. Não consigo também me organizar direito, colocar metas, pensar em soluções para os meus problemas. A leitura e aprendizado também estão comprometidos, devido à falta de foco e dificuldade de reter informações. Essas dificuldades de raciocínio não se limitam somente ao mundo externo. Muitas vezes, imaginando cenas sobre situações que possivelmente aconteceriam, como um encontro, continuo com as mesmas dificuldades. Já pensei em várias hipóteses: ansiedade (social ou generalizada), depressão, baixa auto estima, autismo, alguma doença neurológica, etc. Fiz tomografia cinco anos atrás, nada foi apresentado. Informações que posso compartilhar sobre mim: tenho depressão de longa data (mais de 10 anos), ansiedade, baixíssima auto-estima, cobrança exagerada sobre mim mesmo, medo do julgamento alheio. Minha vida está sendo fortemente afetada por essa dificuldade para raciocinar. Peço desculpas se não consegui ser objetivo neste texto, pois esse também é um dos problemas decorrentes da dificuldade de raciocínio.

A melhor resposta 6 FEV 2020

A primeira coisa que me chamou atenção é que você expos muito bem seu caso para quem afirma que tem problema de raciocínio. Ja sondaram a hipótese de TDAH? com testes por ex.? Pode ser, pois afirmou falta de foco e dificuldade de reter informação, isto tem relação com a falta de foco. Aliado a isso temos sua insegurança que gera ansiedade, em especial, nos momentos com outras pessoas, trabalho, relacionamento e até família. Tente ser mais seguro, como fazer isso? Abandone=se! Pare com as preocupações e com o desejo de agradar, se destacar, etc. Isto q esta gerando o branco na hora das conversas, pois é o q de longe mais te incomoda. Logo fica muito apreensivo e com medo de não se posicionar bem nas rodas de amigos, trabalhos, família, etc. Talvez vc tenha TDAH mas isso foi incrementado pela insegurança que, por sua vez, foi incrementada pela desejo de agradar, criando um ciclo vicioso. Rompa este ciclo. Seja quem voce é, Aceite suas limitações, não associe ser pleno a feliz a esta imagem que construiu de si e q não consegue alcançar.
Boa sorte, se quiser conversar mais, entre em contato.
abraço

Frederico Augusto Max Martins Psicólogo em Niterói

20 respostas

11 FEV 2020

Boa tarde, Rogerio! Tudo bem?
Vamos la, diversos pontos a serem destacados aqui. Primeiro, calma, respira fundo e procure relaxar. Sei que isso que estou te falando eh dificil, mas quando estamos acelerados, nao soh o nosso corpo responde fisicamente por meio da taquicardia, falta de ar, as vezes tremedeiras nas maos e pernas, entre outros sintomas, como tambem responde mentalmente com os famosos "brancos". Provavelmente por conta do nervosismo, tentativa de se controlar e medo de nao conseguir acompanhar o outro, ja faz com que voce entre na conversa acelerado e perca totalmente o foco. Por isso seria interessante voce fazer um acompanhamento psicoterapeutico para se conhecer melhor, afim de diminuir essa auto cobranca, esse auto julgamento, aumentar a auto estima e saber seus limites e se aceitar com seus defeitos e suas qualidades. Pois ninguem eh perfeito. E claro, se voce achar necessario procure um neurologista ou psiquiatra para voce saber se tem alguma psicopatologia. Para nao ficar me prolongando tanto, vou deixar uma pergunta para voce pensar. Voce falou de varias caracteristicas suas, mas voce eh soh isso?
Espero ter ajudado.
Abracos!

Silvia Yamamoto Psicóloga Psicólogo em Mogi das Cruzes

5 respostas

6 FEV 2020

Olá Rogério...
Tudo isso que sente é resultado de uma vida vazia e falsa.
Não está construindo a tua vida. Está fazendo ou fez o que os outros querem, vive artificialmente. Este que está vivendo não é tu.
Tu renunciou viver a tua vida para ser uma cópia de outras pessoas.
Então, precisa de ajuda sim para parar de andar por este caminho e iniciar fazer o que tu gosta, do jeito que tu gosta. Invista em Psicoterapia. Escolha um bom Psicoterapeuta que ele vai te auxiliar neste trabalho.