Por que não consigo mais me apaixonar?

Feita por >maria rosa · 29 abr 2021 Terapia de casal

tenho 25 anos, a 3 anos atrás tive um relacionamento um pouco conturbado, e foi o ultimo cara no qual eu me apaixonei, sempre fui uma pessoa que se apegava facilmente. mas depois dessa relação no qual eu sofri muito eu não consigo mais me apegar a alguém, esse cara que estou atualmente já é a quarta pessoa que tenta se relacionar comigo e eu simplesmente não consigo.
eu tento gostar, eu vejo que o cara esta afim de mim, ele é um cara que eu sempre imaginei ter em minha vida, mas quando estou com ele ou quando estava com os outros caras que tentei ter algo serio, eu não me sinto mais a vontade do lado deles, não consigo nem ficar muito tempo com ele, eu quero algo serio por esses cara serem uma boa pessoa pra mim, mas eu não consigo, não sei se tenho algum bloqueio emocional ou ainda não é o cara certo.

A melhor resposta 30 ABR 2021

B noite. Talvez vc não esteja pronta p gostar de alguém. Faça terapia.

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAI 2021

Olá! Talvez o que você viveu no seu ultimo relacionamento esteja refletindo nesse, avalie isso, às vezes por medo de sofrer esteja não se permitindo viver esse relacionamento. Entenda que os relacionamentos são diferentes, A terapia pode te ajudar.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

30 ABR 2021

Olá, Maria Rosa!
Entendo sua aflição! Mas, talvez você não esteja pronta para um novo relacionamento, pense nisso! Seria importante você olhar para isso agora, e ver o que tem por traz desse desconforto que você sente. Através de um processo de psicoterapia é possível trazer para fora, através da fala, o mal-estar interno, e dar um novo sentido. É possível escutar o que seu corpo está falando através dos sintomas e tomar consciência daquilo que está inconsciente, para assim poder elaborar e ressignificar...
Me coloco a disposição! Um forte abraço!

Marlene Cardoso Goulart Psicóloga Psicólogo em Criciúma

7 respostas

30 ABR 2021

Olá Maria Rosa! Grato por escrever. Todas as hipóteses por você levantadas parecem incompletas. Paixão é cega, coloca as pessoas como perfeitas. Pessoas perfeitas não existem, por isso, a paixão, com a convivência, não se sustenta. É preciso passar ao amor (predomínio de coisas boas, envolvendo tolerância, respeito, afeto, carinho, compreensão, acolhimento, cooperação...).
Quando o medo da experiência passada está presente, não podemos nos envolver plenamente com a experiência atual.
Quando você fala que teve, faz três anos, relacionamento um pouco conturbado, precisaremos compreender melhor o conceito de "conturbado", para podermos te ajudar a separar a tua parte na construção ou representação da conturbação.
Relacionamentos são construções que devem gerar responsabilidades iguais para as duas partes.
Que tal você contar com a conduta científica de um psicólogo?
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mais mortes: fechamento total (lockdown) por quinze dias para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.