Por que minha bebê tem estranhado muito a avó paterna?

Feita por >CAMM · 10 ago 2023 Psicologia infantil

Minha bebê tem 5 meses.
Desde aproximadamente 3 meses ela tem estranhado muito a avó paterna, com a qual ela sempre teve contato.
Desde o início do mês estamos indo passar uns dias na casa da avó dela, pós vou voltar a trabalhar e estamos fazendo a adaptação da bebê com a avó.
O problema é que ela chora demais quando a avó pega no colo, ou até mesmo quando chega perto.
Com outras pessoas ela não fica assim...
Ultimamente temos pensado no que pode ter ocasionado esse "sentimento" negativo em relação a avó.
Ela sempre faz comentários do tipo: para de olhar pra sua mãe/pai. Sempre quer tirar a bebê do nosso colo, entre outros tipos de comentários e atitudes invasivas.
Será que essas atitudes tem a ver? Minha bebê de certa forma entende o que a avó faz?

A melhor resposta 12 AGO 2023

CAMM
Bebê é bebê de corpo, não de inteligência, não de sabedoria.
Enquanto bebê até a fase de 4/5 anos ela se identifica contigo, ela se reconhece contigo, na tua pessoa, no teu corpo. Quando ela se vê separada de ti é como se morresse, por isso chora, fica desesperada.
Além do mais, a criança, até os 4/5 anos percebe a vida dos outros de uma forma natural, de forma pura e percebe as estruturas arcaicas de cada um e reage aceitando ou não a presença delas.
Se você está na fase de adaptação já percebeu que com esta pessoa não tem adaptação positiva;
precisa escolher outra pessoa que cuide dela, que a criança se sinta mais confortável.
Entendo que, às vezes não tem como, mas então a avó terá que ter mais cuidados, ser mais amorosa.
E antes de deixar ela com a outra pessoa que você possa explicar para teu bebê porque ela precisa ficar com aquela pessoa e explicar que tal horário, você buscará ela, mas é sempre um trauma para a criança... ela se reconhece em ti.
Ela, embora sendo bebê, entende tudo e o afastamento será menos traumática.
Voce poderá fazer Psicoterapia para saber lidar com ela nos primeiros meses até você entender o que pode acontecer.
Abraços

5929 respostas

11 AGO 2023

Olá CAMM! Obrigado por escrever. Precaução. Vocês querem deixar com a avó paterna, porque como todas as avós, essa avó gosta de criança. Algum detalhe perceptivo da criança, está gerando esse choro, que dada a idade da criança e a falta de fatores intencionalmente pensados e de acontecimentos aberrantes, a avó terá a sensibilidade, a delicadeza para desenvolver vínculo confortável com sua neta.
Será uma questão de dias, de acolhimento por parte da avó, com persistência e amor, a receita da solução. Virá rápido.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Muitas pessoas sofrem violência. Cada uma delas organiza formas diferentes para enfrentar a questão.
Conte com um de nós, psicólogos. Venha a nós, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional