Por que me canso tão rápido das pessoas?

Feita por >Dora · 13 mai 2021 Desenvolvimento pessoal

Depois desse tempo todo de pandemia, depois de ficar bastante tempo isolada, agora eu sinto que sempre que eu começo a conhecer alguém mais profundamente eu canso dela, ela para de ser interessante e eu só quero me afastar. Isso acontece tanto com amizade quanto com qualquer outro tipo de relação, até com família isso ta acontecendo. Me sinto muito culpada por ser assim porque eu só queria gostar verdadeiramente das pessoas... Não sei porque isso tá acontecendo comigo. Na minha cabeça que quero relações profundas mas quando chego lá eu me desinteresso.
Sinto como só eu me sentisse assim e me sinto ridícula.

A melhor resposta 17 MAI 2021

Dora,
Não se sinta rídila não, e também, não se culpe por esta situação. Entende que isto causa dor e frustração.
Isto se deve à memórias do passado, experiências reais ou criadas pela mente e que no momento presente se manifestam e te afastam das experiências do momento.
Procure pacificar a ti mesma e quando vem a tentação de se afastar de uma situação ou pessoa, pergunte-se porque? Qual o medo? O que voce quer evitar? São gatilhos do ego racional para te fazer afastar de situações experimentadas como doídas.
Procure um psicoterapeuta que te ajude a encontrar estas energias emocionais bloqueadas para poder prosseguir e aproveitar a alegria dos encontros.

5943 respostas

14 JUN 2021

bom dia! Percebo que vc estar precidando de ajuda. Eu posso lhe ajudar é so entrar em contato que rapido lhe respondo

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

16 MAI 2021

Olá, Dora, o isolamento social, surtiu efeitos diferentes sobre cada pessoa, o novo, os riscos inerentes de morte e diversos outros fatores associados, o que é espersdo para o momento, uma onda de dificuldades e fragilidades emocionais.
A superficialidade nas relações geralmente demontra um mecanismo de defesa para a sua proteção e preservação, o peso da culpa não lhe ajuda no processo, acolha seus sentimentos, os nomeie, perceba-os com maior cuidado e clareza, e procure desenvolver um outro olhar, de autoaceitação, auto-amor e empatia autodirigida (para com você mesma).
Mergulhe mais em você, a fim de se conhecer.
melhor, aprofunde primeirsmente em você, e encontrará respostas, acredite.
Essa viagem incrível em busca do autoconhecimento, a princípio pode ser assistadora, mas no percurso vai se tornando libertadora e linda, acredite.
Olhe para você com menos julgamento e mais amor, se perdoe, é um momento delicado para todos, e tudo bem também se sentir um pouco confusa em tempos difíceis, o processo psicoterapêutico lhe ajudaria bastante, se puder fazer, sera muito enriquecedor, me coloco a disposição.
Um abraço virtual carinhoso.
CRP 10/1897. BELÉM-PARÁ

Thaís Macêdo Psicóloga Psicólogo em Belém

5 respostas

14 MAI 2021

Olá Dora! Você se cansa tão rápido porque fica na casca da interação. Imagine a analogia: se eu descascar a laranja e morder a casca da laranja e com base nisso supor que a laranja apresenta gosto igual, não terei interesse pela laranja. Descascar a laranja, jogar a casca fora, cortar a laranja demanda pegar faca, tolerar o tempo de descascar, lidar com o sumo. Pessoas também precisam de criação de qualidade de vinculação para mostrar o núcleo de sua doçura.
Passando por profundo e persistente trabalho científico em Psicologia, você mudará a concepção de desenvolvimento de vínculos de qualidade.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais: em tempos de índices altíssimos da pandemia, façamos fechamento total (lockdown) para obtermos os mesmos benefícios que Araraquara, máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8779 respostas

13 MAI 2021

Olá Dora!
Esse desinteresse pode estar vinculado a um mecanismo de defesa para não aprofundar vínculos como uma proteção contra mágoas ou decepções ou pode ser que estejamos diante de isolamento social como sintoma, característico em quadros de depressão.
Não deixe de procurar ajuda profissional para aprofundar a questão.

Fico a disposição!

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo