Por que é tão difícil se expressar ? O que eu faço?

Feita por >MICHELLE RODRIGUES NOGUEIRA · 17 abr 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu recentemente entrei num relacionamento, não pq gosto da pessoa mas por uma quantidade enorme de pressão e por não ter falado oque eu realmente queria. Apena fui por expulso!
E isso já vem muito de antes, não consigo me expressar, nunca sei se estou feliz ou se estou fingindo estar feliz meio que "tanto faz" , apenas sinto uma pressão ao ter que agradar todos... mas não consigo me posicionar a respeito e falar oque quero, por que nem eu sei! Me sinto perdida por causa dos outros e não sei oque fazer! Me sinto forçada, mesmo sem estar sendo.
Preciso de ajuda, por favor!

A melhor resposta 18 ABR 2022

Olá, Michelle!
Talvez, seja difícil no seu caso, porque você precisaria abrir mão do desejo de agradar o outro; talvez, porque se expressar, em alguns momentos, implique enfrentar o outro, contrariá-lo e, nesse caso, pode parecer mais fácil evitar um possível confronto acreditando que "tanto faz" e assumindo uma postura de aparente indiferença. O problema é que para isso você pode estar suprimindo as vontades que estão no âmago do teu ser. Mas certamente há mais coisas a se investigar acerca das suas razões para não ter assumido sua vontade nesses momentos, nesse sentido, seria interessante iniciar uma análise com um psicanalista da sua confiança.
Um grande abraço!

Weslley de Sá Farias Psicólogo Psicólogo em Aracaju

24 respostas

24 ABR 2022

Olá Michelle,
Está sendo difícil se expressar porque voce aprendeu a ser fingida consigo mesma, aprendeu que deveria ser boa, educada, dócil para com os outros; aprendeu que deveria satisfazer os outros.
Agora, precisa aprender a se amar, aprender a considerar a si mesma; aprender a ser egoísta, aprender a dizer "NÃO!"
Problema é que voce não se conhece, não sabe quem voce é, não sabe a sua verdadeira identidade.
Voce não veio aqui para ser boa para com os outros; veio aqui, nasceu para se realizar e ser feliz; e, ser feliz é nunca trair a si mesma, fazer o que voce gosta; Não se sinta pressionada que deve se expressar... naturalmente isso acontece, depois que aprender a se respeitar, fazer no teu tempo; namora se quiser namorar; fale, se quiser falar; fique na sua, se preferir ficar na sua;
Voce não é obrigada a nada! Voce é dona da sua vida, pode fazer o que voce quiser e não o que os outros querem;
Voce tem a liberdade e o livre arbitrio... voce é criadora da sua realidade; não deixe que outros criem a realidade sua;
Não terceirize a sua vida.
Faça Psicoterapia para ser auxiliada nesse processo.
Abraços.

5940 respostas

19 ABR 2022

Olá,
Seja bem vinda.
Na verdade você precisa entender quem você é, e então compreender como seguir adiante. Para isso, realmente você precisa iniciar uma terapia. Apenas assim, você se conhecerá profundamente e não mais permitirá que as pessoas digam o que você irá fazer.
Caso você queira marcar uma sessão

Psicologa Glaucia Velloso Bueno Psicólogo em Joinville

1 resposta

18 ABR 2022

Primeiro é preciso entender se essas questões que ocorrem não é carência por dependência emocional. Alguém que não sabe o que quer e nem sabe dizer não, acaba vivendo em função de outros e não de si mesma. Quando sentimos nessecidade de agradar a todos é o medo de entrar em confronto por dizer não e também ter a falsa ilusão de acharmos que se todos estiverem felizes a nossa volta irão nos amar e permanecer por perto.
Mas claro que essa é uma resposta generalista, pois para que você possa realmente se entender é preciso procurar psicoterapia.

Carolina Vasconcelos Psicóloga Psicólogo em Petrolina

1 resposta

18 ABR 2022

Olá Michele! Obrigado por escrever. Certamente precisaremos te conhecer muito além desse texto, mas ele nos dá alguns importantes sinais:
- A identidade das pessoas forma-se na interação com as pessoas, com a cultura, mas apresente sua centralidade em cada pessoa. Certamente tua identidade está muito vulnerável. Isso implica baixa autoestima.
- Certamente que você gostará de relacionamento, precisará de relacionamento, tal qual precisa respirar, tal qual precisa dormir ou se alimentar. Ocorre que hoje, os relacionamentos são percebidos como altamente incomodativos.
- A primeira pessoa a ser agradada é você mesma, mas para tanto, precisa haver terreno fértil: harmonia, espontaneidade, originalidade, naturalidade. A essas qualidades se chega com o amadurecimento.
Pelo texto que escreveu, você precisará vir a um psicólogo, com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade.
Estaremos a disposição.
Abraços virtuais ( Com pandemia verdadeira não resolvida ainda, maioria de falsos políticos, grande maioria de falsos religiosos - atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Respeite a Ciência. Seja ponderado com a máscara, com o distanciamento físico, cuidando com afeto da aproximação humana!

8769 respostas

18 ABR 2022

Olá
Acredito que possa ter relação com os limites que possibilitado na nossa relação com as pessoas. Parece que fica mais fácil dar esse "não" na medida em que percebemos que aquilo nos é desconfortável e depois passamos a aprender como o contexto é o meio recebem esse "não".
O "não" pode ser muito difícil de ser dito, compreendo, mas precisamos reconhecer que esse desconforto nos cria estrutura para algo necessário. Nos dá forma, delimita a relação. Sem essa barreira, fica difícil o outro saber até onde pode ir. Num processo de terapia podemos perceber como outros "nãos" de outras pessoas são recebidos pelo meio e talvez o nosso não seja tão castigado assim.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

911 respostas

18 ABR 2022

Olá!
Tentar agradar todas as pessoas pode ser uma forma que você encontra para ser aceita e faz com que vc se anule para estar disponível para os demais, agir assim a deixa num sofrimento muito grande. Sugiro que você comece a se posicionar, trabalhe seus limites e se expresse de forma assertiva! Acredite é possível, conte com ajuda profissional!!
Abraço!

Lady Mariana dos Santos Psicóloga Psicólogo em Aracaju

9 respostas

18 ABR 2022

Boa noite, Michelle!
Quando a gente não consegue, por alguma situação, olhar e/ou escutar nossos sentimentos e emoções pode ser difícil falar sobre algo que não estamos conseguindo olhar, sentir. Assim se pode ficar confuso frente a tomada de decisões. A psicoterapia pode ser um momento rico de autoconhecimento e construções internas, ressignificando sentimentos e emoções vivenciadas. Experimente! Forte abraço!

Socorro Furtado Bastos Psicólogo em Recife

14 respostas

18 ABR 2022

Olá, Michelle!
.
Por inúmeros fatores, sociais, culturais… expressar nossas emoções, vontades e desejos pode ser um desafio.
.
Outras pessoas também se sentem assim!
.
Mas isso pode ser revertido!
.
Podemos aprender e exercitar nossa comunicado e expressão de emoções de forma assertiva.
.
Assim, podemos conseguir que nossas emoções sejam respeitadas e valorizadas assim como nossos desejos.
.
Busque por comunicação assertiva no google! Isso já pode te dar um norte de como se expressar ☺️
.
Além disso, se for uma possibilidade pra ti, tu pode buscar terapia! Os resultados podem ser mais rápidos assim ☺️
.
Espero que fique bem ☺️

Anônimo-399583 Psicólogo em Novo Hamburgo