Perco o controle e dou palmadas em meu filho de dois anos

Feita por >Flávia Meira · 11 fev 2014 Terapia familiar

Tenho dificuldade para fazer meu filho de 2 anos e 8 meses me obedecer. Meu marido diz que a culpa é minha, pois confundo a criança com meu jeito de ser, super paciente para algumas coisas e de repente esplodo! Ele diz que explico demais e que ameaço muito.

Tenho medo, pois ele vem repetindo que vai bater na bicicleta, na boneca, no papagaio e outro dia disse que a avó bateu nele. Nada disso.

Acho que meu marido tem alguma razão: explico demais, sou muito mole, pois tenho medo de ser dura demais. Fico ainda mais preocupada, pois ele só me obedece na base do grito muito forte e alto e quando ameaço pôr de castigo!

Será normal eles nos testarem tanto? Me preocupo também, pois ele sai correndo e rindo como se estivesse brincando de esconde-esconde quando estou falando para ele ficar quieto! Como faço para retomar o controle?

A melhor resposta 18 FEV 2014

Flávia, primeira resposta, crianças testam sim e testam muito!
Na sua pergunta ficam muitas dúvidas: que tipo de limites você não consegue impor, em que momentos você perde a paciência, quantas vezes você falou para o seu filho, de que forma?
De qualquer forma podemos analisar algumas questões:
quando um limite é necessário e tem que ser colocado nesse momento, então é necessário e ponto.
Fique perto do seu filho, não fale o que espera dele de longe, gritando. Vai até ele, desça a altura dele, olhe nos olhos.

1) Fale claramente o que espera dele, por exemplo: "filho, agora é hora de tomar banho, mamãe vai brincar contigo no banheiro e temos que ir agora. Vamos pegar aquele brinquedo para tomar banho também?"

Lembre que criança só quer brincar, então também tem que deixar que muitas tarefas pareçam simplesmente uma brincadeira.

2) Não levante a voz, não grite, eles acostumam com gritos e não escutam mais.
3) Pratique sua firmeza, seja firme com suas palavras, o tom de voz tem que mudar, a face também. Firmeza!
4) Não são necessárias grandes explicações para coisas simples, é preciso dormir para descansar, vamos ler um livrinho? Coloca um som suave? Prepare o sono.
5) Se ele continua com atitude de negação e você não está aguentando mais, então conta até 5, até 10 ou até 50 e respira profundo, se perde o controle também perde a razão.

Espero estas dicas ajudem você, a tarefa de ser mamãe é um aprendizado continuo.
Abraço,
Susana

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

11 AGO 2016

Olá, Flavia!
É natural que a criança nesta fase tenha comportamentos contrários ao desejo ou regras dos pais, porém, fazem isso como forma de experimentar e conhecer o mundo, não necessariamente para provocar os responsáveis. É papel dos pais terem paciência para ensinar quantas vezes forem necessárias, dependendo da necessidade e limitação da criança.
Não se culpe e nao culpe seu filho! Procure um psicologo para que possa através de seu auto conhecimento ter mais paciência e tranquilidade para ensiná-lo.
Felicidades!

Ana Paula Souza - Psicologa Clinica

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

11 ABR 2014

Olá Flávia!

Uma criança de 03 anos não é persuadida pela explicação, ela não tem recursos para entender motivos e argumentos. Em contrapartida, à medida que você perde a paciência e bate na criança, você está ensinando a te respeitar e obedecer somente quando isso acontece. Me parece que a dificuldade é muito mais direcionada a você do que à criança.
Procure auxílio profissional, a terapia dará subsídios para você mudar seu comportamento,e com isso você conseguirá portar-se diferente com seu filho.

Cláudia

Psicóloga Cláudia Faria Psicólogo em Santo André

3 respostas

4 MAR 2014

Crianças testam os seus limites com frequência, cabe a você ser orientada por um profissional, que esclareça qual a melhor maneira de agir nessas horas.

Dínerson Fiuza Psicólogo em São Paulo

272 respostas

18 FEV 2014

Bom dia Flavia, seria muito importante a busca por uma orientação de um profissional.

Karime F. Galane Manoel Psicólogo em Jaguariúna

3 respostas

17 FEV 2014

Bom dia, Flávia!

A queixa mais frequente hoje em dia dos pais é essa, crianças que não obedecem. Violência gera violência, você não vai querer que a professora bata no seu filho para ele obedecer. Converse com ele e dê castigo. É preferível ele chorar agora do que você chorar mais tarde. A vida não vai poupá-lo.
Ao seu dispor, Eliana Silva

Eliana Reis e Silva Psicólogo em Belém

9 respostas

13 FEV 2014

Olá Flávia, bom dia.
Discutir sobre essas questões necessita de tempo e de um espaço terapêutico, pois estamos falando de comportamentos estruturais que precisam ser ressignificados. Entre em contato comigo para conversarmos, ok? Abraços.

Equilíbrio Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta