Pensamento ruim, que não sai da minha cabeça

Feita por >Urso · 12 mai 2020 Psicologia clínica

Boa tarde ,tenho 25anos, tive um pensamento seguido de uma imagem , logo em seguida comecei a questionar aquele pensamento , me gerou muita inquietação e aflição , depois de ficar horas e horas pensando naquilo , e lutando contra esse pensamento , esse pensamento era de eu ter feito algo ruim a uma pessoa q eu amava e cuidava , como se eu tivesse agido de forma inadequada , logo assim eu tentei me lembrar de um dia em que cuidei dessa pessoa , e nisso tudo eu fiquei desde então , lutando contra esse pensamento , pq é algo que eu n gosto , tenho nojo mais minha mente parece q foi piorando a situação , me dando sugestões de que eu tinha feito , ou que eu fiz mais n dei importância , sendo que tal ato pra mim é nojento , toda vez q eu tento lembrar do dia pra ter certeza de tudo q foi feito , me gera uma angustia e aflição , eu estava normal vivendo minha vida , isso é um tipo de coisa q ninguém esquece assim , então é ilógico eu depois de um ano , do nada ter esse pensamento e isso me gerar aflição e angustia , só agora , é como eu fosse um psicopata , meu Deus n sou assim , n tenho essa índole , mas minha mente parece que quer por isso como a vdd , está me gerando muito dor , desanimo , desconforto , e eu estou chegando ao ponto de desacreditar de mim msm , com dúvidas , acho q estou enlouquecendo , e minha mente sempre joga umas perguntas , do tipo , e se vc fez ? , Vc é tal coisa ! , Vc é isso e aquilo , MDS estou chegando ao ponto q parece q vou surtar n vejo saida , estou desesperado , preciso de ajuda , meus pais n tem capacidade de me ajudar , nem pra conversar com eles da , pq n sabem conversa cmg , eu cheguei ao ponto de duvidar da minha pessoa , e acreditar q possa ter feito algo q eu mas condeno , só pq me veio esse pensamento escroto e nojento , e por n me lembrar do dia com toda certeza , peço ajuda estou em um ciclo vicioso , n tenho mas paz n tenho mais felicidade , queria saber se o toc , tbm se manifesta dessa forma , vc ter um pensamento ruim , isso te levar a vc lembrar uma coisa do passado , mais q te trás aflição , por vc lutar contra esse pensamento q quer dizer q vc fez aquilo q vc pensou , sendo q vc n gosta desse tipo de coisa , e ao msm tempo esse pensamento fica com vc 24h e n sai por nada ,e vc se ver preso nesse ciclo vicioso , além de que , tudo q acontece de ruim com vc , vc torna esse pensamento mas forte ainda . Peço ajuda pelo amor de Deus .

A melhor resposta 13 MAI 2020

Olá Urso! Grato por participar. Há em você duas lutas: uma que insiste em lembrar (algo real, conectar com algo real ou imaginário) e a vida comum. Na vida comum, você demonstra, por seu texto, os sentimentos de compaixão, empatia, zelo pelo outro. Um pensamento isolado, talvez uma vivência isolada, do passado, te faça retornar na mente, a repetição da auto condenação. O passado a gente não muda, aprende com ele. Havendo pensamentos ruins, os melhores antídotos serão ações boas. Ações envolvendo movimento físico, encadeamento de ideais, olhar, ouvir, ponderar, certamente serão mais fortes do que pensamentos ruins. Será muito útil você, nessa linha de raciocínio, ter um plano claro de rotina, que te gere cansaço físico e mental, que seja significativo para você, que tome a maior parte do teu tempo diário. Talvez, no momento, você esteja com falta de clareza sobre como se ocupar durante o dia. Sendo o caso, resgate seus sonhos, planos e metas, ponha sua operacionalização por escrito, faça plano realista e flexível, respeite seu próprio plano, isso fará com que você se canse, ao mesmo tempo, em que os sentidos estarão ocupados em realizar o que foi planejado. Não seja radical: nem tudo que planejamos conseguimos executar, mas tudo que executamos com ética e sentido pessoal e social, nos torna mais harmônicos. Será enriquecedor você poder investigar sua questão com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Coloco-me à disposição para maiores esclarecimentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa, somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8757 respostas

13 MAI 2020

Olá, calculo como deve estar a sua angústia por conta deste pensamento obsessivo que veio do nada e não sai de sua cabeça. Pelo pouco que você descreveu, você parece estar tendo sintomas do transtorno obsessivo compulsivo, sim, o que você chamamos de TOC. Seus pais ou pessoas próximas a você de fato não poderão ajudar muito, você precisaria realizar um tratamento psicoterápico ou psicanalítico por algum tempo até conseguir tornar explícito um possível desejo inconscientemente recalcado e que deve ter provocado esse pensamento obsessivo e que lhe vem causado todo esse sofrimento. Mas é preciso começar um tratamento com algum profissional que conheça a neurose obsessiva, como é o caso da grande maioria dos psicólogos clínicos de abordagem analítica e dos psicanalistas lacanianos, freudianos, kleinianos, etc. Mas, infelizmente, apenas uma resposta por escrito não será capaz de lhe ajudar, pois você precisará falar a respeito da ideia fixa com algum profissional da área psi e iniciar um tratamento devido. Abraços, Cristiane Palma.

Cristiane Palma Bourguignon Psicólogo em Vitória

1 resposta

13 MAI 2020

Olá Urso
Você parece estar em grande sofrimento, não sabe se fez ou não algo de ruim, se fez demonstra arrependimento, se não fez, não sabe porque se perturba tanto.
Um acontecimento desagradável pode ser bloqueado e a pessoa não se lembra por muitos anos, até que algo acontece e pode trazer aquele pensamento novamente.
Para saber o que pode ter acontecido e como enfrentar esta situação que pode ou não ter acontecido, você deverá procurar um psicólogo, este profissional está capacitado para te auxiliar nestes conflitos.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

13 MAI 2020

Olá Urso, tudo bem?

Olha, me parece que sua mente está lhe atingindo de forma indevida, lhe condenando de maneira rude e pessisimista. Pelo seu relato voce parece estar sofrendo muito com isso, é eu lhe aconselho a procurar a ajuda de um psicólogo de modo urgente
Mas enfim, o que eu posso lhe dizer nesse momento é que se você lutou contra esse pensamento e o resultado não foi positivo, talvez seja melhor você se desfocar dele. Quando ele vier a sua cabeça tente prestar atenção em alguma coisa totalmente oposto a ele como: o que está ao redor do seu ambiente, em sua respiração, ou em um momento muito bom em sua vida

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira