Olá! É possível fazer o Wisc V mais de 1 vez?

Feita por >Loise Fabri · 2 set 2022 Psicologia infantil

Olá! É possível fazer o Wisc V mais de 1 vez?
Minha filha fez, porém não com uma neuropsicológica especializada em Crianças com Altas habilidades.
Gostaria de fazer novamente.
É possível?

A melhor resposta 6 SET 2022

Olá Loise, espero que esteja tudo bem com você.

É possível fazer e refazer um teste diversas vezes (cada teste traz essa informação em seu manual de aplicação), e com isso você pode até obter scores maiores. Mas, com que objetivo você deseja fazer isso? Refazendo um teste diversas vezes, com certeza a criança estará familiarizada com as respostas e poderá obter uma avaliação maior, mas esse número pode estar enviesado por isso. Mesmo que o profissional mude, como é seu desejo, o teste será o mesmo e os protocolos também. Além disso, essa profissional que aplicou o teste em sua fila, mesmo não sendo especializada no que você deseja, é uma profissional apta e capacitada para aplicar esse teste, mesmo porque eles só são vendidos para profissionais capacitados e devidamente registrados. Procure observar o desenvolvimento de sua filha ao longo dos anos, e vá identificado o que de melhor ela traz dentro dela, observe, em conjunto com o acompanhamento da escola, quais são seus pontos forte e suas melhores habilidades, e busque compreender o desenvolvimento dela neste sentindo, para que você possa direcionar a educação dela pelo melhor caminho, por aquele caminho que mais pode ser aproveitado para ela ampliar essas potencialidades. No futuro, isso vai ajudá-la a ter mais clareza do que deseja para sua vida, e mais autoconhecimento também, tendo sido feita uma educação de bases sólidas. No momento atual, a intervenção deve ser mínima e somente quando necessária, e a observação máxima, para compreender as potencialidades que ela vai apresentando, e as dificuldades também. Observe com naturalidade e com intenção. A isso, dou o nome de "Educação para Potencialidades".

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

9 OUT 2022

Olá! Se você precisar de ajuda pode entrar em contato comigo e agendar a sua consulta que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

6 SET 2022

Olá Loise,

Sim é possível.
Precisando me procure que podemos conversar.
Patrícia Dragone
Psicóloga Clínica TCC e Neuropsicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador

29 respostas

3 SET 2022

Sim... pode fazer quantas vezes quiser.
As respostas só serão diferentes, pra melhor ou pior, se o(a) profissional for exata(o) ou não!
Abraços

5943 respostas

3 SET 2022

Olá Loise! Grato por perguntar. É possível, mas precisa haver objetivo, passagem do tempo, intenção devidamente fundamentada. Esse teste apresenta especificidades de aplicação conforme as características e evoluções da criança a ser avaliado. A questão subliminar do seu texto é que me faz inclinado a te fazer alertas. As chamadas altas habilidades, costumam decorrer, na imensa maior parte das vezes da estimulação específica, mas não da inteligência e harmonia geral. Muitas vezes, profissionais e pais, vendo uma criança fazendo determinada tarefa com muita facilidade, (por exemplo: cálculos matemáticos), passam a estimular essa área, sem a devida maturação geral da criança, que passa a experimentar dificuldades em outras áreas de vida. Espero que vocês estejam com convicções plenas e formas sábias e discernidas de conduzir o ser criança inteira da sua filha.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.