Sou casado com a esposa perfeita. Me apaixonei por outra. O que fazer?

Feita por >M. Anonimo · 23 jul 2018 Terapia de casal

Ola. Preciso muito de ajuda. Sou casado a quase 7 anos. 1 ano atras minha esposa pediu divorcio depois de passar o ano quase toda deprimida por questoes pequenas do cotidiano, nunca tivemos problemas com traição ou ciumes em excesso. 3 meses depois pediu para voltar. Hoje estamos juntos denovo tem uns 8 meses e por todo esse tempo ela tem estado o melhor que ela poderia ser, me proporcionando uma vida de casal dos sonhos.

Entao como pode ter algo errado não é? Nos 3 meses em que ela me deixou eu desesperadamente tentei encontrar uma nova parceira, pois sinto necessidade de dividir minha vida com outra pessoa pra ser feliz. E me apaixonei quase que de imediato por outra pessoa. O problema é que essa pessoa nao se ligou em mim naquele momento, criamos uma amizade e uma sintonia nas conversas que atravessou meu periodo solteiro e chegou ao periodo que eu ja havia voltado com minha ex.

Muito bem, de la pra ca, de muitas maneiras, ficou obvio que estamos nos amando profundamente. Mas ela é muito religiosa e sempre impediu que a gente se visse e transformasse em fisico essa coisa que sentimos. Em todo esse tempo, soh nos
vimos 3 vezes, duas enqunato eu ainda estava solteiro, e 1 vez ja depois de voltar meu casamento, nesta ultima, ela nao me veria se tivessemos planejado, eu pensei muito e resolvi que deviamos parar de nos falar pra tentar desapaixonar, mas fiquei com muito medo de nunca ter beijado alguem que achava amar de verdade, entao surpreendi ela nesse dia, e roubei um beijo. em seguida expliquei e tentei a desaproximacao. ja tentei isso 3 vezes com ela e sempre acabamos voltando a conversar.

Sobre amor, tive meu casamento de 7 anos e um namoro de 8 com outra pessoa, nunca senti que amava a pessoa, sempre estive envolvido pelo carinho que eu aprendia a desenvovler, e pelo prazer de estar com alguem que me amava. Com esta pessoa por quem me apaixonei percebi uma oportunidade unica por ser correspondido, a possibilidade de estar com uma pessoa que realmente me afeta emocionalmente.
Por outro lado, tenho um casamento que se tudo desse certo com essa pessoa que amo, teria que lutar muito pra ser tao perfeito quanto. Minha mulher e eu temos os mesmos gostos por comida, passatempos, amigos, um sexo impecavel e numa frequencia q agradaria ateh o homem mais exigente, ao lado disso tudo, a acho muito atraente, atenciosa e amorosa. Enfim, tudo perfeito. Soh nao sinto amor por ela. nao sinto vontade de escrever uma carta pra ela, uma poesia, nao penso nela quando acordo, ou quando vou dormir, nao sinto vontade de surpreende-la, exceto quando naquela sensacao de retribuicao. Todas essas coisas do amor sinto por essa outra pessoa, com quem soh poderei me envolver ou descobrir se eh uma miragem se sair do casamento. Eu sou bem contra traição, porque morro de medo que o façam comigo, mas cheguei realmente a considerar tentar passar mais tempo com essa pessoa para que fosse possivel determinar se era uma ilusao, mas ja ficou claro pra mim q ela eh uma pessoa que soh deixaria isso acontecer se não fosse em segredo, o que eh uma virtude nela, e talvez a melhor virtude pra se tentar um relacionamento legitimo com ela, pois eu poderia confiar.

Resumo, tenho um casamento, apesar de sem filhos, perfeito, dos sonhos de qualquer homem, mulher amiga, companheira, prestativa e apaixonada. Mas nao consigo por nada me forçar a sentir amor, paixao por ela, e sinto forte isso por outra pessoa. Arrisco tudo e tento o coração, ou fico na razão?

A melhor resposta 25 JUL 2018

Boa noite M. Anônimo. Não existe resposta certa ou errada. Você poderia obter muita ajuda nesse questionamento com a psicoterapia, onde, através da ressignificação da sua relação afetiva com sua esposa e com a pessoa pela qual você sente estar apaixonado, irá clarificar sua decisão. Ressignificar é atribuir os aspectos reais de ambas as relações, desmistificando o que pode ser ilusão (erro cognitivo - interpretação não fidedigna de uma situação) que o estão colocando em dúvida tanto no seu casamento quanto na relação com essa pessoa que você mantém contato.
Espero ter contribuído de alguma forma. Estou à disposição. Abraços. Eliana Benedetti.

Eliana Benedetti Psicólogo em Americana

363 respostas

22 NOV 2020

Olá M. Anônimo! Obrigado por escrever. Certamente você, ao escrever esse texto, está demonstrando que há partes tuas imaturas. Sem a menor dúvida, considerando o que você descreveu, você precisa transformar em estabilidade a tão boa relação com a sua esposa. Cabe alertar que para transformar em estabilidade, você precisa manter o foco na tua vida inteira, mantendo, na área do amor e vinculação íntima, o foco só e tão somente na tua esposa, por um período longo, algo próximo de dez anos.
Caso as questões se mantenham no panorama descrito, será importante você procurar por um psicólogo, e passar por processo científico de psicoterapia, caso contrário, correrá o risco de cair dos dois barcos.
Seu barco é sua esposa.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais ( em tempos de segunda onda da pandemia, sejamos mais razoáveis: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

21 MAI 2020

Olá,
Acho que tem que ficar claro, que amor é diferente de paixão, a paixão geralmente, acontece no inicio, aquele desejo intenso, colorido, amor já é mais sóbrio, sensato. Ajuda psicológica pode te ajudar a entender melhor isso, estou à disposição,
Abraços!

Mateus Adriano de Jesus Souza Psicólogo Psicólogo em Congonhas