O que fazer quando sua filha de dez anos diz ter uma namorada?

Feita por >Vivih · 22 jun 2021 Psicologia infantil

Tenho uma filha de 10 anos, ela é dócil, meiga e tem comportamentos bem infantis. Porem tem dificuldade de fazer amizades, como ela é filha única diz que se sente muito só. Fora da escola ela não tem contato com crianças da idade dela, só inferior e raramente superior.
Hoje peguei uma conversa no bate papo de um app que ela instalou no meu celular onde ela publica videos sobre a rotina dela de ginasta, na conversa, ela e uma colega de aula se chamam de amor, vida, namorada...falam eu te amo, etc. Fiquei assustada pq em casa o comportamento dela é totalmente infantil, além do fato de que eu sempre fui muito parceira, nunca fui agressiva, converso com ela sobre tudo que ela questiona e até o que ela nao pergunta mas que acho pertinente.
Ela disse que gosta muito dessa amiga e que por isso resolveram namorar, disse que é bi, e que o namoro delas é pegar na mão.
Confesso que estou perdida, acho precoce essa afirmação bem como a iniciativa de namorar. Mas o que mais me assusta é ela omitir de mim suas questões, sempre tivemos um canal direto de diálogo. E também me preocupa o fato de que a postura da colega parece ser mais madura que a dela, sempre cobrando algo e propondo assuntos nada indicados para duas crianças. Como devo agir? Me orientem por favor!

A melhor resposta 29 JUN 2021

Boa tarde Vivih, como vai? Compreendo sua angústia e seu temor, pode realmente se rprecoce para sua filha estar em um relacionamento amoroso, mas pelo que você relatou, me parece que ela enxerga tudo com inocência e carinho, e isso demonstra um alto nível de afetividade e empatia. Sobre o fato dela ter escondido algo de você, eu compreendo que para os pais e mães em geral é um choque quando descobrem que os filhos tem uma vida privada da qual não sabemos tão bem, mesmo que seja crianças ainda tão novas como sua filha, ela está começando a perceber que mesmo que sejam muito parceiras e unidas, existem coisas que remetem a privacidade dela, não que você não vá monitorar, mas esse é o princípio da construção da autonomia dela, daqui pra frente, na entrada da adolescência, ela vai omitir muitas coisas de você , isso é natural, no entanto deixar esse canal aberto para que ela se sinta segura a falar quando algo a envergonhar, incomodar ou ofender, é o mais importante. Que tal olhar também pelo lado de que quando questionada, ela não mentiu para você, explicou em detalhes do que se tratava e isso é muito bom e demonstra o alto nível de confiança que ela dirige a você. Eu tenho um curso para pais e cuidadores, caso queira saber mais sobre comportamento moral, habilidades parentais e criação neurocompatível, estou à disposição. :)

Psicóloga Normanda Vidal Psicólogo em Salvador

10 respostas

4 JUL 2021

Vivi vc deve ter paciência com sua filha, pode ser uma fase. Antes de qualquer coisa o diálogo é oelhor caminho.
Sou Mônica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

28 JUN 2021

Posso responder sua pergunta e ajudar .Envie mensagem que eu entro em contato. ABS . Monica psicóloga...

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3177 respostas

25 JUN 2021

Oi Vivih,
10 anos, hoje, equivale à adolescencia no seu tempo... e embora coloque que há um diálogo aberto com ela, o fato de ela não te falar desses assuntos íntimos e a surpresa sua com o fato, demonstram que este assunto não te á muito tragável e fica sem respostas.
Normal voce sentir isto, porém, procure aceitar o fato e converse com ela sobre Amor, essa namorada, sobre bisexualidade, o que é bi, o que é homosexuaidade, gostar de homens (rapazes) ou muhleres (gurias)... para se familiarizar com ela.
Precisa ser amiga dela, além de mãe. Não inibir ela com seu julgamento, com os seus valores. E não tem nada de anormal se ela quer ter uma experiência com ela, isto não vai fazê-la gostar de mulher. Como voce falou, ela não tem conato direto com meninos, não tem muito convívio social. Ela pode estar apenas encontrando apoio, amizade, com alguém que possa confiar e se entregar.
Tudo isso pode mudar, por isso não aumente o conflito com ela.
Se precisar de mais suporte e ajuda, solicite.

5897 respostas

23 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar. Se vc quiser entrar em contato comigo é so agendar que irei entrar em contato com vc rapidinho

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

23 JUN 2021

Olá Vivih.
Grata por sua participação.
Com certeza determinados assuntos não indicados para crianças bem como namoro precoce pode fazer com que a criança gaste o tempo e energia com esses assuntos e deixe de lado as relações presenciais com parentes, amigos, e até mesmo as obrigações da vida estudantil. Procure monitorar, vigiar redes sociais e dialogar muito. Faça com que haja disciplina de estudos extras, esportes, com obrigações da escola e em tarefas de casa, de forma que todo o tempo esteja sendo usado em atividades úteis e saudáveis. Faça com que ela se engaje em atividades escolhidas por ela e exija dela a devida dedicação à elas. Conhecer os pais dos amigos, na medida do possível, também é uma boa opção. Procure orientação de um psicólogo caso precise de orientações mais específicas para o caso da sua filha.
Fico à disposição.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Psicóloga Clínica Cognitivo comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

23 JUN 2021

Olá Vivih! Grato por escrever. Certamente é precoce o conceito de "namorada" na perspectiva adulta, mas para a criança de dez anos apresenta conotação específica. É importante no entanto observar e cuidar das direções dos sinais. Certamente uma pessoa de quarenta ou cinquenta anos apresenta dificuldades para apresentar definições sexuais diversas das "padronizadas", imagine uma criança solitária de dez anos.
Será preciso orientar, apoioar, direcionar, acompanhar de perto.
Será altamente recomendado que você possa ponderar com a assessoria científica de um psicólogo sobre essa questão.
Veja nossos perfis, nossas publicações, escolha um de nós, e venha para uma orientação para mãe.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia, evitemos mais mortes - o Brasil apresenta o pior índice de mortos do mundo. Façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8727 respostas

23 JUN 2021

Realmente o envolvimento em um namoro aos 10 anos é precoce, vc está certa! Precisa conversar muito com sua filha e se sentir q isso tudo está trazendo prejuízo na vida dela ou prejuízos na sua relação com ela, ou prejuízos em sua vida deve buscar ajuda de um profissional da psicologia. As vezes algumas sessões de orientação de pais seriam suficientes pra te trazer um eixo.

Renata Palombo Psicóloga Psicólogo em Diadema