O que fazer quando se tem surtos emocionais?

Feita por >Ana Claudia · 3 ago 2017 Psicologia clínica

A alguns dias escrevi a respeito de como estava me sentindo... Na ultima semana as coisas ficaram um pouco estranhas comigo, na primeira vez fiquei muito estressada, e minha respiração ficou curta, eu queria chorar para colocar tudo aquilo para fora, precisava desesperadamente me livrar daquilo, ficava repetindo para mim que ir ficar tudo bem, tomei um pouco de água para me acalmar, depois de alguns minutos aquele pânico passou. Ontem a noite, quando estava na faculdade uma vontade desesperadora de chorar me tomou, eu senti as lágrimas surgirem em meus olhos e aquela mesma sensação que senti no outro dia me tomou novamente, o coração acelerado, a respiração curta, corri para o banheiro e fiquei la, chorando sem entender nada, sentindo medo, culpa, raiva, depois de me acalmar voltei para a sala. Eu temo que cada vez mais isso torne-se frequente, e menos consigo controlar isso, não consigo compartilhar isso com amigos ou família porque penso que eles não entenderam, ou que vão me dizer que ficará tudo bem, mas não é isso que quero ouvir pois isso é o que eu repito para mim toda hora. Eu só queria entender o que tem acontecido comigo.

A melhor resposta 4 AGO 2017

Olá cara Ana Claudia, percebo que esses sintomas relatados por você está causando desconforto e sofrimento psicológico na sua vida. Quando você sentir que está iniciando estes sintomas tente respirar devagar puxando o ar pelas narinas e soltando pela boca e tente focar o pensamento por exemplo em outras coisas como nas pessoas que estiver usando celular e comece a contar quantas pessoas está usando celular ou se for na rua, quantos carros pretos consegue contar. Você verá que esses sintomas diminuem até desaparecer. Entretanto esse exercício é só uma forma de ajuda, mas precisará trabalhar esses sintomas numa psicoterapia com um psicólogo de sua cidade.
Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

2 OUT 2017

Boa noite Cláudia,
Entendo que queres entender e também aprender a lidar com os sintomas que você descreveu; acredito que tenha tido episódios similares em menor grau antes de deixar aqui seu pedido de ajuda.
A Terapia Cognitivo Comportamental poderá te ajudar a entender e enfrentar as crises.
Fico a disposição
Fbrasile Psicologia e Coaching.

Fbrasile Psicologia e Coaching Psicólogo em Palhoça

29 respostas

8 AGO 2017

Olá Ana Claudia!!!

Muito embora as informações reportadas possam estar relacionados a algum tipo de transtorno, seria necessário uma avaliação criteriosa da sua demanda para fundamentar um diagnóstico para direcionar e tomar as providências cabíveis.

A síndrome é um conjunto de sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e se manifestam através de um estado clínico associado com um ou mais problemas de saúde.

No caso de uma síndrome do pânico, as crises (passageiras e não causam sequelas) geralmente manifestam os seguintes sintomas:
Sensação de perigo iminente.
Medo de perder o controle.
Medo da morte ou de uma tragédia iminente.
Sentimentos de indiferença.
Sensação de estar fora da realidade.
Dormência e formigamento nas mãos, nos pés ou no rosto.

Neste caso, existe tratamento, sugiro e se for do seu interesse procurar um profissional da área de psicologia, a fim de que juntos possam encontrar o melhor tratamento para o seu retorno a uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

4 AGO 2017

Olá Cláudia
O que voce está sentindo é uma crise de ansiedade. Você precisa procurar um psicólogo para fazer um acompanhamento. Procure um psicólogo da linha cognitivo -corportamental. É muito importante que comece um tratamento o mais breve possível, antes que essa ansiedade se torne uma crise de pânico..
Boa sorte.
Maria da Conceição V Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

3 AGO 2017

Olá Ana Claudia,

Penso que você deveria fazer psicoterapia para saber o que está desencadeando este estresse emocional. A psicoterapia ajuda no autoconhecimento e no fortalecimento psicológico, e penso que você está precisando de ajuda neste sentido.

Espero ter ajudado

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis