O que fazer com criança que se sente inferior?

Feita por >Elaine · 18 jul 2016 Psicologia clínica

Minha filha se acha inferior às outras crianças. Ela tem sete anos e vai muito bem na escola, sempre concentrada no que faz. Mas tem horas que se acha burra quando não alcança o objetivo. Fica extremamente irritada a ponto de chorar.

A melhor resposta 18 JUL 2016

Boa tarde Elaine !

Indico a terapia infantil porque durante os atendimentos sua filha desenvolverá flexibilidade com ela mesma ; aprenderá que é importante tirar boas notas , porém obter uma nota baixa ou não conseguir realizar algo ,não diminuí sua capacidade .

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Psicóloga Aline de Paula do Nascimento Psicólogo em São Paulo

34 respostas

28 JUL 2016

Me parece que sua filha está desenvolvendo uma noção rígida relacionada ao sucesso e a cobrança de si mesma. É importante que as crianças serem orientadas a falhar, pois essas é uma possibilidade na vida. O que ocorre é que os pais não estão atentos a isso, a pressão dos pais e da escola pelo sucesso, pelo bom desempenho, gera competição e cobrança excessiva em algumas crianças. Caso a escola tenha um psicólogo, poderia conversar com esse profissional para saber mais como é o comportamento da sua filha na sala de aula e ele mesmo poderia lhe dar algumas dicas de como agir com ela. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

25 JUL 2016

Bom dia, Elaine.
A criança cria expectativas em relação ao seu lugar no mundo - algumas se satisfazem em tirar a 'média' exigida pela escola, outras precisam de um pouco mais, outras ainda, não se preocupam tanto com as notas nessa idade...Há ainda as crianças que precisam ter muitos amigos, serem as melhores e outras mais reservadas... Enfim, cada ser é único. E também cada família é única, com seus valores, cultura e expectativas, também, em relação aos filhos. Por isso, uma reflexão e observação em relação ao modo de ser e estar de sua filha e de vocês, enquanto família, é muito importante. Um psicoterapeuta infantil pode auxiliá-los nesse caminho e também avaliar esse comportamento que vem chamando a atenção de vocês.
Fico a disposição.
Um abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

21 JUL 2016

ola elaine!!!!! saudaçoes!!!!!! olha sua filha provavelmente é muito exigente com ela mesma e nao aceita frustraçoes,ok? ela precisa de ajuda psicologica com urgencia. leve-a ate uma psicologa para uma avaliaçao e tratamento,ok? tenho certeza que em pouco tempo ela estara bem e feliz!!!!

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

21 JUL 2016

Olá Elaine!
Sua filha parece ter problemas de auto estima e parece estar construindo ideais e expectativas de como precisa ser para que sinta-se aceita ou boa suficiente em seu convívio social, não atingir tais expectativas está lhe causando frustração e sofrimento, por isso é muito importante que você agende uma consulta com um psicólogo para que através da ludoterapia ela possa trabalhar estas questões favorecendo seu desenvolvimento.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

20 JUL 2016

Boa noite Elaine. A autoestima é muito importante no desenvolvimento da sua filha. Psicoterapia infantil, é onde o profissional estará entendendo o que esta acontecendo com ela, melhorando a sua auto estima e trabalhando com a frustração que ela sente quando não consegue algo que queira.

Att
Fernanda

Psicóloga e Psicopedagoga Fernanda Rodrigues da Silva Psicólogo em São Paulo

9 respostas

19 JUL 2016

Bom dia Elaine. Tem que averiguar o que faz com que ela se ache burra. Sugiro que procure ajuda de um psicólogo para ajudar sua filha a lidar com sua baixa autoestima que faz com que se sinta burra. Boa sorte.

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

19 JUL 2016

Bom Dia Elaine. A primeira infância constrói a imagem de si mesma. É necessário avaliar quanto é exigido da criança em relação às atividades escolares e ao aprendizado. É muito importante que o aprendizado seja associado ao conhecimento e não a disputa de notas altas que geram ansiedade e comparação entre as crianças podendo desencadear sentimento de inferioridade causando sofrimento psíquico. É importante que a dinâmica familiar valorize a criança em seu desenvolvimento como um Ser em formação e que acertos e erros assim como aprendizado são processos naturais ao longo de toda a existência diminuindo dessa forma a ansiedade e a cobrança interior de sempre acertar, sempre ser a melhor, ter a nota mais alta. Ser comparada com outras crianças não é saudável. Cada um é único no universo e tem habilidades e capacidades diferenciadas. Valorize e elogie os acertos de sua filha. Corrija e estimule auxiliando a superar dificuldades favorecendo uma acolhida que lhe fara´sentir-se segura e liberta de culpa por errar. Com carinho, Márcia Heoisa.

Marcia Toledo Psicologia Jurídica Psicólogo em Lins

21 respostas

19 JUL 2016

Ola Elaine
É importanssimo o encaminhamento desta criança para terapia infantil. Apesar dos poucos dados, esta criança precisa aprender a lidar com suas emocoes. É necessario avaliar o nivel de cobrança que ela faz se si mesmo, e por ser criança, foi apreendido dos seus diversos contextos. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

18 JUL 2016

Elaine aconselho a sua filha a fazer terapia infantil, onde o profissional estará entendendo o que esta acontecendo com ela, melhorando a sua auto estima e trabalhando com a frustração que ela sente quando não consegue algo que queira.
A auto estima é muito importante no desenvolvimento dela. A confiança de si mesma é o primeiro passo para realizar seus objetivos.
Qualquer coisa estou a disposição

Sylvia Akemi Yokoyama Psicólogo em Guarulhos