Nojo/repulsa ao tentar me relacionar amorosamente

Feita por >Rita Castilho · 13 jan 2021 Traumas

Tenho 25 anos, e desde sempre senti dificuldade em me relacionar amorosamente. Nunca namorei, e não sei bem como farei isso um dia. Conheci um cara e gostei bastante dele e ele de mim. Saímos 4 vezes . A ultima vez que nos vimos, ele tentava se aproximar de mim em alguns momentos, me abraçava, acariciava as minhas costas, e eu sentia muito enjoo daquilo e vontade de fugir. Estava extremamente angustiada com aquilo. Não consegui sentir vontade, sentia apenas nojo, e tudo aquilo me deixou bastante frustrada. São sempre tentativas frustradas. Não sei o que fazer, como mudar isso. Cansei de conhecer as pessoas. Porque sei q em algum momento sentirei nojo/ânsia e vou que ter fugir E não vou conseguir ir adiante. Enfim, é isso. Gostaria de mudar isso e poder amar, me relacionar normalmente como as pessoas fazem. Antes eu ate tinha bastante vontade, mas hoje eu realmente me vejo desesperançosa E desanimada.
Agradeço muito quem puder me ajudar. A vida está muito sem graça
(Por favor, não digam que eu preciso de uma sessão de terapia, pq eu ja faço) não sei se a causa disso importa. Eu só quero maneiras de como sair disso! Obrigada

A melhor resposta 14 JAN 2021

Olá Rita, início a resposta com alguns questionamentos pra você refletir, sabendo que não existe resposta certa ou errada, mas somente pra provocar reflexões.
O que é uma relação de amor pra ti?
É obrigada a se relacionar com outra pessoa?
A quanto tempo te percebi com esses sentimentos?
Se esse sentimento falasse, o que ele está dizendo a você?
Em que tipo de relação o nojo não está presente?
Rita são questões que só você tem propriedade pra responder, pense com calma, pense em você, e o principal respeite o seu sentimento, ele diz algo a você.
Sobre você fazer terapia, realmente e essencial, e se você já está fazendo perceba o quanto está sendo válido pra você e converse isso com o profissional que lhe atende. É importante esse feedback.
Ficarei muito feliz se te ajudei de alguma forma.
Um grande abraço.
Fique a vontade para me procurar caso tenha interesse ou alguma dúvida.
Psicóloga Elisângela Alcarria

Elisângela Bispo da Silva Alcarria Psicóloga Psicólogo em Jaraguá do Sul

18 respostas

19 JAN 2021

Bom ter o seu contato Rita!!!

De acordo com o seu relato, existe a possibilidade da existência de um psicotrauma, e de forma subliminar é acionado pelo seu mecanismo de defesa para lhe proteger causando está sensação de aversão, não deste relacionamento, mas algo parecido, em algum momento no passado, que lhe colocou em situação de perigo, inconsciente e atemporal.

Somos seres biopsicossociais, afetados pelas necessidades do organismo, do meio ambiente e dos nossos pensamentos, gerando informações que acessam o sistema nervoso e esse irá acionar os meios para o equilíbrio desejável para a sua estabilidade (exceto nos casos traumáticos).

Sugiro, ainda se for do seu interesse, procure um profissional da área da psicologia habilitado em EMDR, um trabalho diferenciado, uma estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, reprocessando e dessensibilizando o que lhe incomoda, processo realizado em consultório que pode contribuir de forma significativa para um retorno de uma qualidade de vida desejável.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

15 JAN 2021

Olá Rita Castilho! Ao não dar chance para os namorados ou profissionais de psicologia, no fundo, é a você que não estás dando chances. As maneiras para sair disso, são trabalhadas profundamente, diversificadamente, nas sessões de psicoterapia. Você não nasceu assim, aprendeu, de alguma forma a lidar com isso. Quem aprende um jeito, pode aprender outro jeito. Amadurecer será necessário.
Seja persistente, muito persistente. Fale com seu psicólogo, cobre de si mesma a evolução, cobre do seu psicólogo a evolução. Certamente vocês conseguirão.
Atenciosamente (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

14 JAN 2021

Rita,
Pouco importa se está fazendo Psicoterapia ou não, importa que os sintomas teus são de emoções bloqueadas, traumas, possivelmente de outras existências e que precisa curar-se. Caso contrário, as dificuldades de relacionamento vão crescer porque elas exigem uma correção, uma cura. Afinal, estamos aqui para evoluir.
Precisa conscientizar-se desses traumas, resignificar fatos para poder levar a vida normalmente.
Necessariamente não precisar namorar, casar... isto são escolhas.
Porém a realização depende da ousadia em querer descobrir a história da sua vida.

5939 respostas

14 JAN 2021

Rita, vc deve conversar isso c seu terapeuta. ABS Mônica psicológa

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro