Não sei se me esforço para meu relacionamento dar certo

Feita por >Mariana · 13 mai 2021 Terapia de casal

Namorava um rapaz e traí meu companheiro com um rapaz da empresa, me apaixonei cegamente por ele, até que ele descobriu e demitiu o rapaz, já que nós 3 trabalhávamos na mesma empresa e o meu namorado era o nosso chefe. Ele forçou um encontro com nós 3 que me obrigou a fazer uma escolha. Eu , acuada, escolhi continuar com meu namorado poderoso na época, mesmo eu gostando do outro. Terminei meu caso e acabei casando com meu então namorado. Mesmo pensando muito no outro, ele sempre me enviando e-mails querendo contato, nunca respondi. Mas passados 12 anos, acabei respondendo um e-mail dele e tornamos a ter contato. Ele agora estava casado, com um filho de 5 anos. Quando ele soube q eu casei com a pessoa que o demitiu, ficou muito mal e se afastou. Mas depois de 3 meses voltou a ter contato comigo por email. E começamos a conversar, até q o amor que sentíamos um pelo outro voltou novamente. Aí voltei a ter um caso com ele, mesmo sabendo do perigo. Como estava insatisfeita em meu casamento, resolvi terminar a relação. Meu marido não entendia, pois não brigávamos e nem nos desentendiamos tanto a ponto de separar. Mas entendeu já q eu disse q estava insatisfeita. Porém ele descobriu em uma troca de SMS q eu novamente estava me envolvendo com aquele rapaz q eu já o havia traído. Começou a me seguir, fez de tudo, enfim, mas separei dele. Mas o rapaz não podia , pois ele tinha um filho pequeno, e a esposa quando descobriu, engravidou dele de propósito pra segura lo no casamento. E terminei novamente com ele pois não queria ficar nessa situação. E conheci outro rapaz, solteiro e sem filhos. Depois de alguns meses começamos a morar juntos, e depois de 5 anos , o outro rapaz tornou a me procurar e me achou em um app de emprego. E voltamos a conversar e a ficar novamente. E o meu atual marido descobriu q eu estava conversando com alguém. E me bloqueou no WhatsApp e saiu de casa. E estou sofrendo, mas ao mesmo tempo estou feliz por ter reencontrado o outro rapaz, mas sei q vai ser difícil ficarmos juntos pois ele tem 2 filhos pequenos e por mais que a relação dele com a esposa esteja ruim, não quero que ele se separe por conta das crianças que são muito apegadas a ele. Agora não sei o que faço nem o que pensar: se eu luto pra ter meu marido de volta mesmo ele não querendo mais, ou espero o outro que sempre foi o motivo de minhas traições ... Me ajudem por favor a me entender...

A melhor resposta 14 MAI 2021

Oi Mariana, tudo bem?
Sinto muito por você estar passando por essa situação! Nunca é fácil se sentir confusa com as suas emoções, ainda mais quando são tão intensas quanto as que você está sentindo.
Existem relacionamentos que são tão intensos que, independente do que aconteça, eles sempre irão trazer muitas emoções para nós. É uma situação complicada, e ninguém deve te dizer o que fazer, mas estou mais do que disposta a te ajudar a entender esses sentimentos. Às vezes o que você sente pelo seu amante pode ser amor, ou pode ser apego/dependência emocional. Nossas emoções são tão complexas que é muito difícil tentar entendê-las sozinha!
Mas, espero que seu coração fique mais calmo e que você possa entender que isso não faz de você uma pessoa melhor ou pior. Espero que você pratique o autoperdão e que se sinta bem logo!
Me coloco à disposição para marcarmos uma conversa e te ajudar a entender melhor o que você está sentindo! Um abraço!

Flávia Castelan Bastian Psicólogo em Florianópolis