Não gosto de ir ao psicólogo. O que eu faço?

Feita por >Beatriz · 22 mai 2017 Ansiedade

Olá, fui encaminhada ao psicólogo por um psiquiatra em função de um transtorno de ansiedade generalizada. Tenho frequentado as sessões durante cinco meses e isso tem custado bem caro, apesar de ele ter facilitado muito o pagamento por eu ser estudante ainda. Apesar disso, não noto mudança, continuo com as mesmas queixas e não sinto a menor vontade de ir às sessões.Sinto que aquilo não é pra mim, me sinto perdendo meu tempo. O que devo fazer ?

A melhor resposta 23 MAI 2017

Boa noite, Beatriz!

Muitas vezes, Beatriz para o processo psicoterapêutico acontecer de fato é preciso estabelecer uma relação de confiança, relação forte, é quando tem uma conexão de fato, mas nem sempre acontece isso no processo terapêutico. Isso não significa que o profissional não seja competente ou coisa do tipo, mas sentir essa conexão é algo que acontece ou não. Isso você Beatriz que precisa responder, vc sente essa relação com sua psicoterapeuta? talvez seja a hora de mudar de profissional...enquanto ao processo Psicoterapêutico psicólogo vai facilitar teu processo de autoconhecimento, de lidar e se aproximar de experiências que são difíceis para vc, para vc refletir sobre sua vida, mas não irá te dar respostas para sua vida, alias a vida é sua e vc é que tem que se responsabilizar por ela e construir suas próprias respostas, Beatriz, uma coisa é certa se vc não de esforçar para rever teus pontos de vista e se permitir fazer diferente, e tomar essa responsabilidade para si, de mudar....porque quem fará mudanças é vc..o profissional vai facilitar vc compreender certos movimentos seus, refletir sobre padrões para que vc possa ter seus insight's e construir um novo modo de existir... pois acredite nenhum psicólogo do mundo poderá de ajudar vc , se vc não estiver disposta a si ajudar em primeiro lugar.

espero ajudar vc um pouco com esse esclarecimento, abraço!

Psicóloga - Gabriela Benigno

Gabriela Gomes Freitas Benigno Psicólogo em Fortaleza

14 respostas

28 JAN 2018

Olá Beatriz, Paulo Martins, Psicólogo em Recife.

Na psicologia há diversas abordagens e formas de trabalhar adotadas pelo profissional de Psicologia, Beatriz.

Cada uma abordagem há técnicas seguidas pelos profissionais.
Pesquise na internet e com seu Psicólogo sobre algumas: Terapia Cognitivo-Comportamental; Psicanálise; Psicoterapia Analítica; Psicoterapia Junguiana; Arte-terapia; Fenomenológica etc

São as principais. Veja se não é o momento de buscar a abordagem que mais você se identifica e que te traga um resultado mais breve e assim menos custoso.

Claro que esses pontos devem ser trazidos para seu Psicólogo. Entretanto, é válido "testar" outras opções.

E lembre-se há ainda diferenças de uso de técnicas entre um profissional e outro mesmo com abordagens semelhantes. Isso pode ou não te trazer identificação e sinergia com o profissional.

Espero ter ajudado.

Paulo Martins
CRP 02/19840

Paulo Sérgio A. Martins Psicólogo em Recife

45 respostas

26 JAN 2018

Boa noite Beatriz!
Você afirmar não querer ir ao Psicólogo é algo bastante importante inclusive de você falar com o profissional que lhe atende. De forma geral pode ter alguns significados, pois sua primeira queixa é quanto ao custo do serviço e que apesar do profissional ter facilitado quanto ao valor, ainda assim você não percebe mudança ou sent-ese motivada a frequentar as sessões. Há questões que só você pode responder ao você mesma: - se a questão que está pesando é o valor ou se sua relação com o profissional não foi estabelecida. Se você avalia que não está promovendo algum amadurecimento, então você foca no fato de que o valor que está pagando não está tendo retorno. Eu sugiro que trate do tema com o profissional que lhe atende e reflita sobre o que está pesando em sua avaliação quando ao processo psicoterápico, que pode acontecer de não estar promovendo o resultado espserado, seja por conta da abordagem do psicoterapeuta ou ainda por conta de você não se perceber precisando desse espaço. Espero ter auxiliado um pouquinho em sua reflexão e decisão.
Abraços!!

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

23 MAI 2017

Olá Beatriz!
Para o processo funcionar é fundamental que você sinta confiança e empatia por seu psicólogo.
Tente dividir com ele estas questões, não sinta-se incomodada em avaliar o processo, ele poderá norteá-la sobre o tratamento ou orientará que você procure um novo profissional no qual sinta-se mais a vontade.
O importante é que você não abandone.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

23 MAI 2017

Olá Beatriz, existe vários fatores que leva a pessoa a não gostar de se submeter a tratamento psicológico, por exemplo, o tratamento psicológico diferente do tratamento farmacológico requer que a pessoa se dispa de algo que muito intimo, algo da alma, algo que mexe com alguns segredos, sentimentos, dores que estão guardadas lá no baú bem no fundo numa caixa fechada a sete chaves para ninguém saber; outra é o fato do psicólogo não conseguir construir uma relação terapêutica com o paciente de empatia respeitando o tempo dele e conduzindo-o a participar de forma ativa no processo do tratamento. E o tratamento farmacológico não há participação do paciente de forma ativa, é só tomar uns comprimidos e parece que está tudo resolvido, Só que não e sabe porquê, porque você não é a doença que está te impossibilitando de viver uma vida saudável, você é uma pessoa que tem uma história de vida e que a sua interpretação a algumas experiências no decorrer de sua vida foi somatizando e agora você está precisando trabalhar estas demandas porque causou um desequilíbrio emocional a ponto de aparecer em forma de doença psicológica. E só o tratamento psicofarcológico não vai dar conta sem uma escuta qualificada e sem julgamento. E também tem a resistência da própria pessoa em se submeter ao tratamento porque tem medo, vergonha, ou sentimento de culpa que acredita que não deva ser exposto para que não seja julgada quando esta sendo sua própria juíza, uma vez que o psicólogo não está ali para julgar e sim para escutar e juntos encontrar caminhos que possam restabelecer o equilíbrio emocional e a saúde mental e física da pessoa que se submete a uma terapia. Não se preocupe, o psicólogo está ali para te ajudar, confie e você verá que fará todo sentido o tratamento.
Att. Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

23 MAI 2017

Como em qualquer relação é preciso que haja empatia. Esse pode ser um dos problemas para que vc não Tenha vontade de ir ao consultório.
Porém, é preciso que se saiba que a psicoterapia para ter êxito precisa que o paciente entenda como ela funciona e, principalmente que não existe um tempo mínimo ou máximo para obter resultados.
Outra coisa importante, além da empatia entre psicóloga e paciente é a abordagem que melhor lhe atende.

Marleide de Albuquerque​ Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

23 MAI 2017

Olá, Beatriz, bom dia. A situação relatada por você merece uma atenção especial, visto que há a necessidade de tratamento psicoterapêutico direcionado ao transtorno de ansiedade, mas com dificuldades em efetivar ações satisfatórias. Isso realmente pode ocorrer. Está na hora de fazer uma avaliação da terapia com seu terapeuta e expor a ela seu descontentamento. Será importante ouvir o parecer dele sobre isso. No entanto, o custo-benefício não está rendendo o suporte psicológico esperado e esse é a principal questão. Caso a terapêutica adotada não seja reavaliada em seus mecanismos, buscar um novo suporte tende a ser saudável e adequado. Mas, vale lembrar que, em alguns casos, determinados transtornos levam algum tempo para serem enfrentados e trabalhados em sua essência. Mas, recomendo fazer essa avaliação o quanto antes com seu terapeuta e resguardar suas forças psíquicas para chegar ao seu objetivo de equilíbrio.

Um abraço e boa sorte!

Atenciosamente, Marcus Gabriel.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto

12 respostas

23 MAI 2017

Boa noite Beatriz.
É importante identificar quais são suas expectativas com relação a terapia e expor ao profissional que lhe acompanha, bem como conhecer qual a visão que ele tem sobre você do início do processo até agora, pois muitas vezes acabamos não percebendo nossa mudança.
Espero ter lhe ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

23 MAI 2017

Boa noite!
Segundo seu relato, é importante que exponha o que está sentindo ao profissional, da questão de falta de vontade em comparecer aos seus atendimentos e que não tem notado melhora. E principalmente, busque compreender o que você espera com os atendimentos.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina