Não estou suportando a sobrinha do meu namorado.

Feita por >Rg · 31 mar 2021 Adolescência

A sobrinha do meu namorado tem 18 anos mais age como uma menininha de 5.
Ela sempre considerou meu namorado(tio dela) como pai pois ele ajudou a cuidar dela quando criança.
Porem ela sempre o chamou de tio,mas quando nossofilho nasceu a um ano ela passou a chama-lo de pai e passou e exigir reconhecimento dele,querendo que ele a chame de filha e exigindo coisas dele.
Ela nao aceita que nem ele nem ninguém fale que ela e sobrinha e ele tio,fica toda doída. Ela tambem passou a me provocar,parece que nao quer que o tio fique comigo,nós nao moramos juntos então todos os dias ele vai à mknha casa ficar comigo e a gebte só tem a noite pra ficarmos juntos e e nessa hora que ela quer que ele converse com ela,por ligacao por msg,ai ela faz drama e chora e quer que ele de coisas pra ela e diz que ta carente e depressiva fala que ele nao liga pra ela e esses dramas todos.ela faz isso todos os dias é meu namorado chegar ba minha casa ela começa.
Estranho é que ele mesmo me disse que ela chega a ver ele ba casa dele sem bada pra fazer,sozinho,descansando do serviço mais ela nao procura ele,sai tem horas que ele quer conversar ela disfarça e sai nao conversa e so a hora que ta comigo,parece que faz pra infernizar.
Ela chegou a mandar uma foto sensual pra ele perguntando o que ele achava.
Quando ele fala pra ela essas coisas ela chora e diz que eu é que estou com ciúmes dela.
Sou eu que estou enciumada ou o ciumes parte dela?

A melhor resposta 3 ABR 2021

B noite. Vc está numa situação difícil. manter o relacionamento significa lidar com essa adolescente, então vc pode decidir se vale a pena passar por isso ou não. Se seu namorado não consegue resolver isso, decida o q for melhor p vc..
ABS
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

1 ABR 2021

Olá Rg, sim, suas percepções tem fundamento, porém o ideal é que seu namorado coloque limites nela. Converse com ele, mostre o quanto isso tem interferido no relacionamento de vocês e te deixado chateada. Ela age como uma criança, mas não é. Ela precisa de ajuda para resolver a carência dela, seu namorado pode sugerir a ela buscar apoio psicológico. Mas o limite, ele precisa dar.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

1 ABR 2021

Olá Rg! Grato por escrever. Certamente a sobrinha do seu namorado precisa de um tratamento psicológico. Provavelmente ela não vê assim. Pelo que você escreveu ela mistura papéis de vinculação com o tio: quer ser filha, sobrinha, namorada. Isso precisa ser trabalhado. A seu namorado cabe ter a maturidade, a sabedoria de respeitosamente, colocar limites, delimitar as interações fazendo com que vivam o papel de tio e sobrinha. Esse tio é pai, tem uma namorada e precisa viver essa construção de família, mas também precisa contemplar, com a devida medida, a convivência de parentesco com uma sobrinha que ajudou a criar e organizou vínculo significativo, sem contribuir para as confusões que estão na cabeça da sobrinha.
Seu namorado poderá, colocando os limites claros, mas com respeito e afeto para com ela, indicar que ela procure um psicólogo, para reorganizar os pensamentos, sentimentos e atitudes dela.
Estarei à disposição para possíveis complementos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes; máscara, higiene, distanciamento físico, vacina rápida, obrigatória para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8654 respostas

31 MAR 2021

Olá Rg...
Que bom que compartilhastes seu sofrimento.
Vejo que a sobrinha do seu namorado tem um grande ciúmes de você, de quando seu namorado está em sua casa. Além dela apresentar indícios de estar passando por um período de regredir em seu comportamento e atitudes, por demonstrar dependência com seu namorado, o chamando de pai e exigindo coisas, mesmo que ele seja só o tio.
O ideal neste caso, seria procurar ajuda psicológica para ela, para investigar melhor os acontecimentos e situações que a deixaram assim. Trabalhando com ela a dependência e reconhecimento emocional.
Espero poder ajudar.
Fico a disposição.
Abraços Francieli

Francieli Cristina Wingert Psicóloga Psicólogo em São Miguel d'Oeste