Não entendo a agressividade do meu filho de seis anos

Feita por >SHEILA · 15 set 2016 Agressividade

Meu filho tem 6 anos e está na segunda fase da escola. Ele é uma criança tranquila, porém, quando acontece algo, é agressivo. Essa semana ele deu um show na casa da avó por causa de um celular, gritou e esbravejou com minha mãe e chegou até a dizer que ia bater nela. Eu e meu marido estávamos trabalhando, mas cheguei logo e a minha irmã já havia tranquilizado a situação.

Conversei com ele e fiz o pedir desculpas. Por conta disso agora eu o levo comigo para dar aulas. Na mesma semana ele bateu em uma coleguinha na escola por causa de um brinquedo. Quando foi advertido começou a fazer força e ficou vermelho, dizendo que estava estressado, que a amiga estressava ele, etc.

Foi levado para a diretoria e lá fez a mesma coisa. Conversei com a professora e chamei o meu marido para conversarmos com ele. Não sei onde estou errando, pois somos muito presentes na vida dele. Sou professora de educação física e o meu esposo também. Levo meu filho várias vezes para trabalhar comigo e quando pego ele na escola sempre pergunto como foi o seu dia, assistimos juntos e tudo. Mas também sou firme com ele principalmente quando ele faz algo que não é correto

A melhor resposta 16 SET 2016

Sheila boa tarde. A agressividade é uma linguagem específica utilizada para comunicar sentimentos fortes que nem sempre estão sendo percebidos pelos outros, mas que se fazem urgentes e necessários. É geralmente um pedido de socorro, um grito. Aos pais cabe mostrar, ao longo do processo educacional dos filhos, que há maneiras melhores de se expressar e de resolver os conflitos e os problemas. Isso se faz, em primeiro lugar, dando o exemplo: as crianças, especialmente os menores, aprendem muito pela imitação das atitudes dos adultos. Se você é uma mãe zelosa, procure perceber os ambientes que seu filho frequenta e como são as atitudes dos adulto. Se puder faça terapia para poder receber orientações de como lidar com isso. Muito carinho e atenção são elementos essenciais. Abraço

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas

167 respostas

26 DEZ 2016

Olá Sheila!

Observe nos ambientes que ele frequenta se tem alguem agressivo que fale mais alto que pode ser um sinal, porém, pode estar acontecendo algo com ele que não sabe lidar e externaliza em forma de agressividade.

Leve ele para um diagnostico psicologico.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos

116 respostas

6 NOV 2016

Todos têm potencial inexplorado!

Atendimento e acompanhamento psicológico.
Destinado a todo aquele que:
* necessita de diagnóstico quanto ao nível de alterações no comportamento, na personalidade e na cognição, bem como o nível de gravidade de determinadas lesões cerebrais e transtornos de aprendizagem;

* deseja identificar potencialidade e dificuldades cognitivas;

* busque expressar seus conflitos e dificuldades, ultrapassar os obstáculos que o impedem de integrar-se e adaptar-se adequadamente ao meio social;

* busque otimizar desempenhos em concursos, provas e processos seletivos.

As sessões podem ser em grupo ou individuais.

Atenciosamente,
Aline M. S. De Coster.

Aline De Coster Psicólogo em Rio de Janeiro

608 respostas

29 SET 2016

Crianças tendem a agredir, pois ainda não têm maturidade suficiente para lidarem com frustrações; entretanto, dependendo da intensidade dessas ações, faz-se necessária um observação mais precisa. Procure um psicanalista, Sheila.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

17 SET 2016

Olá, Sheila a instabilidade emocional na criança é algo esperado, fazendo parte do processo de amadurecimento. Porém, vale a pena não deixar a fase passar em branco. Na terapia, vocês pais terão acesso a dicas de comportamentos mais funcionais para contornar essa fase e ajudar seu filho a respeitar ao mesmo tempo que aproveita as relações na família e na escola. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

17 SET 2016

Olá Sheila! Talvez vc é seu marido sem perceber tenham cedido ao seu filho em momentos em que ele gritava. Talvez ele tenha entendido que ao gritar ele consegue o que quer. Avalie se vocês estão deixando claro para ele o comportamento que vocês esperam que ele tenha.

Gina Sordillo Psicólogo em Rio de Janeiro

5 respostas

16 SET 2016

Olá Sheila, compreendemos que não seja fácil entender a linguagem pela via da agressividade. Afora as situações identificadas como respostas orgânicas, normalmente a agressividade infantil é uma forma encontrada pelas crianças para chamar a atenção para si. É uma espécie de reação que adquire quando está à frente de algum acontecimento que faz com que se sintam frágeis e inseguras. Importante apontar que seja qual for a razão que o leve a responder com agressividade aos eventos externos, ela possui uma história. Seja orgânica ou de ordem psicológica. E é justamente investigando esta história que o profissional ira poder ajudar a família, e esta criança. Importante entrar em contato com um psicólogo e realizar uma avaliação. Realize o quanto antes.
Equipe PsicoSer.

Consultório de Psicologia Neoser Psicólogo em João Pessoa

2 respostas

16 SET 2016

Olá, Sheila!
Segundo seu relato é importante que busque um profissional, para que seja possível investigar o que a criança está tentando dizer, a agressividade é um dos recursos que a criança se utiliza muitas vezes para dizer de algo que não vai bem, ou para chamar a atenção para si, principalmente em situações em que sentem-se frágeis ou até mesmo inseguros. A agressividade é uma forma de proteção, e é importante ser investigado.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

15 SET 2016

Olá Sheila!
Não se culpe em achar que está errando em algo, pelo seu relato você está o apoiando e sendo o mais presente possível, porém, é fundamental que procure a ajuda de um psicólogo para que seja possível uma avaliação da natureza desta agressividade - o tratamento e apoio de um profissional precocemente nesta idade será essencial para seu desenvolvimento e para que tais sentimentos e falta de habilidade de controle não venham a se agravar a longo prazo trazendo diversos prejuízos tanto emocionais, como em suas relações sociais.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo