Não consigo me socializar e estou cansada de viver

Feita por >Gabriella · 26 ago 2020 Habilidades sociais

Bem,pra começar eu sou muito tímida,tenho muito dificuldade em falar com as pessoas,tipo puxar assunto me sinto uma excluída da sociedade, não consigo por nada nesse mundo me socializar com as pessoas, na hora eu sinto timidez e medo,medo de me rejeitarem mas ao mesmo tempo quero ficar sozinha eu também vivo chorando, pois todos os meus problemas sócias ninguém compreende nem mesmo minha família ou simplesmente minha mãe, então acaba que eu guardo isso tudo pra mim mesma, mas também chega uma hora pra mim que eu não aguento mais nada nessa vida, já tentei me matar, já me cortei as vezes eu só queria sumir não sei se tenho depressão ou ansiedade, as vezes quando eu chorava o ar começava a faltar e eu me sentia sufocada,minha família não liga pra esse negócio de depressão ou ansiedade acham que isso é frescura,e eu tenho que aguentar tudo isso calada,por quê eu também não tenho coragem de falar o que acontece comigo,me sinto uma inútil nesse mundo, sinto que não deveria ter nascido....

A melhor resposta 28 AGO 2020

Oi Gabriella! Grato por participar. Ao escrever você está fazendo duas coisas: socializando e comunicando o seu problema. Não é raro acontecer isso. Observe que com esse grau de fechamento você acaba sendo uma juíza muito rigorosa consigo mesma. Cada ser humano é maravilhosamente composto de intermináveis qualidades, possibilidades e potencialidades. Além disso, cada um é único, de tal forma que não há como medir para dizer que um é melhor ou pior do que o outro.
A maior parte das coisas da vida, tem seu passo mais difícil, o primeiro. É preciso dar o primeiro passo. Todos nós somos carentes, queremos companhia, queremos nos comunicar. Por essa razão você escreveu aqui.
Psicólogo precisa ser sinônimo de acolhimento, empatia, respeito, abertura mental, paciência. Experimente! Tolera as primeiras quatro consultas com um de nós. Você adquirirá certa familiaridade, poderá falar literalmente de todos os seus sentimentos. Contará com o sigilo a descrição, a ética e a compreensão. Dê a si mesma essa chance.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, seja razoável: não exija de si mesma, nem de outras pessoas, a perfeição; somos frágeis, falhos, limitados, mas queremos nos ajudar: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.