Não consigo manter contato com as pessoas, exceto minha mãe

Feita por >Gil Sales · 21 jun 2020 Desenvolvimento pessoal

Exceto minha mãe, eu não consigo manter relacionamentos com as pessoas, na maioria das vezes eu nem ao menos me importo quando perco contato com alguém, ou a pessoa vai embora (Mesmo que seja uma relação de anos). Eu tenho o grande defeito de ignorar os meus problemas, então eu raramente demonstro algum sentimento que não seja felicidade, e de certa forma, acho que isso me faz mal. Eu sempre quero me distanciar das pessoas e viver sozinha, pois para mim, seria mais simples assim.

A melhor resposta 22 JUN 2020

Gil, tudo bem? Muitas vezes se manter sozinha nas relações ou distante é a melhor forma para não se decepcionar. E talvez este medo da decpeção esteja fazendo com que você "inconscientemente" se afaste. Será mesmo que você não se importa de perder contato ou não ter alguém perto? Ou isso é um mecanismo para não querer sofrer? Observer-se. Aconselharia um início de terapia, quando sentimos que algo não vai bem dentro da gente, é o momento de olhar e cuidar!

Abraços!

Anônimo-377106 Psicólogo em Maceió

48 respostas

23 JUN 2020

Gil Sales,
Correto não ficar pensando nos problemas... focar nas soluções!
NÃO HÁ NADA RUIM gostar de ficar sozinha, desde que não seja um mecanismo de defesa, de fuga para não enfrentar os problemas.
Se incomoda em ficar sozinha? Mesmo gostando de ficar sozinha, precisa se relacionar com as pessoas, voce depende das pessoas.
Verifique porque não consegue conviver com outros?
Quais os problemas que estás escondendo? orgulho? Falta de humildade?
Peça feedback sobre a tua atuação.

5826 respostas

22 JUN 2020

Olá Gil
Você relata que sempre quer se distanciar das pessoas e viver sozinha, se isto não for problema para você, está tudo bem, mas se isto a incomoda então é necessário entender o porque de querer o distanciamento.
Se seu desejo está vinculado ao que outros dizem, procure entender o que é melhor para você, e não o que os outros pensam disso.
Procure atendimento psicológico e poderá entender melhor o que está acontecendo com você.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

22 JUN 2020

Gil, o mesmo medo de enfrentar os seus problemas pode estar te impedindo de se relacionar, pois ao se relacionar você terá que entrar em contato com suas vontades e opiniões. Seria muito importante você buscar ajuda de um psicoterapeuta, para que você consiga superar os eventos ou criação que tenham levado você a acreditar que a melhor forma de viver seria "protegida" ou fechada no seu mundo. Estou á disposição. Psicólogo Mario L Falcone.

Mario Falcone Psicólogo em São Paulo

13 respostas

22 JUN 2020

Olá Gil Sales! Obrigado por participar. Você escreve aqui porque está percebendo a importância de interagir com as pessoas. Teu texto indica o caminho: a vida sem as trocas sociais não é vida completa para uma pessoa. Mais cedo ou mais tarde ela necessitará dos outros, de forma objetiva. Além disso, para estar sintonizada, integrada com as pessoas, você precisa familiarizar-se com as diferentes formas de pensar, sentir, comportar-se que as pessoas apresentam e entendem como legítimas. Para todos nós, seria muito mais simples viver sozinhos, mas seria condenação a um vida muito limitada e pouco saudável. Invista em convivência, seja forte, persistente. Conviver gera incômodos, mas gera muto mais benefícios. Insista, insista muito!. Será altamente recomendável que você conte com a condução técnico-científica de um psicólogo. Estamos à disposição para maiores aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, seja cuidadosa!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.