Não consigo mais chorar...

Feita por >Lucas · 16 nov 2017 Psicologia clínica

Não choro a basicamente 2 anos, desde que "mudei" minha personalidade de um cara chato e grosso, para um cara gentil e atencioso. Porém, nesses 2 anos que não choro, eu realmente não estou conseguindo mais chorar, mesmo com a empatia que eu sinto pelas pessoas, eu fico realmente triste, tanto que já tentei me matar varias vezes. Isto é grave?

A melhor resposta 17 NOV 2017

Olá Lucas, boa noite.
O que aconteceu para mudar a sua personalidade tão bruscamente? Passou de um cara chato e grosso para gentil e atencioso repentinamente? Provavelmente o motivo de não conseguir mais chorar esteja relacionado a esse fato. Sentir empatia e se emocionar com a história das pessoas são coisas muito diferentes. É preciso investigar a origem dessa mudança e da ausência do choro, bem como os comportamentos suicidas. Cuide de si mesmo, procure ajuda de um psicólogo. Um abraço.

Cristiane Melo Psicólogo em Campinas

232 respostas

7 DEZ 2017

lucas saudaçoes!!!!! chorar qdo se tem vontade é necessario, inclusive para deixar a tristeza e angustia irem embora....procure ajuda psicologica para descobrir a origem da dificuldade em chorar e expressar emoçoes, ok? sou sandra elena carosio-psicologa e hipnoterapeuta. obrigada pelo contato.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

21 NOV 2017

Lucas, a ideação suicida é um somatório de várias situações de risco e experiências negativas (tais como perdas, violência, negligência, abuso de drogas, etc), assim como a presença de algum transtorno mental (em geral depressão, transtorno afetivo bipolar, transtornos de personalidade, etc). Querer morrer é um atalho para evitar um sofrimento latente que está incomodando você, provavelmente há algum tempo. A mudança que você relatou pode ter sido uma tentativa de se adaptar a sua realidade dolorosa, e pode ser que não tenha sido uma adaptação bem sucedida. Por isso é muito importante que você busque um profissional psicólogo para que ele possa te avaliar e realizar um acompanhamento. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

18 NOV 2017

Olá Lucas!
É difícil mencionar a gravidade mas é evidente que tanto a mudança de personalidade quanto a repressão destas emoções que resultou na falta de respostas emocionais como o choro vem impactando seu bem-estar fazendo com que morrer torne-se atraente.
É fundamental que procure ajuda de um psicólogo para explorar melhor estas questões e favorecer sua saúde e qualidade de vida.

Fico a disposição

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

17 NOV 2017

Lucas, boa tarde! O seu relato trás alguns pontos bem importantes como a mudança de personalidade, a impossibilidade de chorar e as tentativas de se matar. Sugiro que você procure ajuda psicológica para entender o que está passando e descobrir uma outra forma de funcionamento. Estou à disposição para ajudá-lo, Renata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

16 NOV 2017

Olá, Lucas.
Você chorava antes?
Os homens em geral são criados para não chorarem, não mostrarem fragilidade, e por isso os homens não choram com facilidade.
O mais preocupante é você falar em suicido isso é muito importante.
Sugiro que procure por terapia o mais rápido possível.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

16 NOV 2017

Olá Lucas,

Tentar se matar é grave e é essencial que busque ajuda terapêutica para refletir sobre o que o leva este sentimento. Sentir empatia é importante, mas deixar que os problemas de terceiros afetem seu lado emocional é preocupante. Busque ajuda.

Estou a disposição

Elisa Lengler

Elisa Canellãs Lengler Psicólogo em Florianópolis