Não consigo ajudar ou interfirir em um conflito/briga de amigos ou familiares

Feita por >Fabio · 24 abr 2020 Desenvolvimento pessoal

Sempre quando algum amigo ou parente entra em uma briga, eu sinto frio na barriga, meu corpo pinica e queima, e eu tremo bastante. Alem de ficar paralisado e não fazer nada. Eu consigo resolver isso ? Isso esta me deixando muito mal

A melhor resposta 25 ABR 2020

Oii Fábio, pela sua descrição as brigas te causam sintomas de ansiedade, talvez porque elas te lembrem de algum outro conflito que você viveu... Com certeza você consegue resolver isso na terapia e aprender estratégias pra se acalmar na hora. O fato de você ter observado os sinais do seu corpo e ter vindo procurar ajuda já são um ótimo primeiro passo! :)

Anônimo-374429 Psicólogo em Campinas

1 resposta

6 MAI 2020

Bom dia Fabio, interferir em um conflito ou em brigas de familiares e amigos é uma escolha, logo os sintomas que você sente, diante de uma situação atípica é normal, sentir ansiedade, mas, se esses sintomas persistirem sugiro que, procure um terapeuta para ajudá-lo com essas questões.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

26 ABR 2020

olá fabio, poderíamos pensar que conflitos trazem sentimentos adversos em sua existência que evocam sintomas físicos como os que voce citou. não se culpe por não conseguir interferir nos conflitos, será que realmente voce quer interferir em situações desagradáveis?. podemos pensar nessa questão juntos e buscar ressignificar tais situações. conte comigo.

Psicólogo Diego Rodrigues Psicólogo em Guarapuava

2 respostas

25 ABR 2020

É bem desgastante conflitos de um modo geral e em família mais complicado ainda. De alguma forma vc está vivenciando algum desconforto emocional relacionado ao fato, algo que está vindo a sua consciência que provavelmente vc vivenciou no passado. Procure ajuda psicológica o quanto antes para que vc consiga identificar o que te incomoda, assim poderá se sentir mais seguro consigo mesmo.
Fique bem!

Suely Torres Cavalcanti Psicólogo em Recife

19 respostas

25 ABR 2020

Com brigas nunca chegamos a lugares melhores, apenas o diálogo constrói e fortalece relações. A respeito dos sintomas que que vem enfrentando quando ocorre esses conflitos, pode estar relacionado a suas experiências anteriores e por ser negativa acaba gerando muita ansiedade. Busque ajuda o quanto antes, isso ajudará vc a lidar melhor e enfrentar situações de crise.

Regiane Elorriaga Psicóloga Psicólogo em Santos

2 respostas

25 ABR 2020

Olá! Grato por participar! É preciso, para dar respostas consistentes e ricas, entender sua história. Brigas físicas? Brigas verbais? Brigas gestuais? Brigas em ambientes comuns? Como você cresceu? Quais foram suas experiências predominantes? De certa forma, devemos exercitar o ato de "brigar", lutar, defender o que acreditamos. Isto exige exercício e persistência. Lembre-se , ao não "brigar com eles", você acaba "brigando consigo mesmo", agredindo a barriga, o corpo. Qual será sua idade? Será muito importante você poder viver um processo profundo e persiste de trabalho técnico-científico de psicoterapia, com um psicólogo. Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for estritamente necessário). Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.