Namorada gosta de sair sozinha

Feita por >Jhonny · 4 fev 2022 Ciúmes

Sou de Santa Catarina e conheci minha namorada tem pouco mais de 1 ano em uma viagem a trabalho para São Paulo à uma convenção, ela trabalhava como atendente na EXPO. Saímos, conversamos, e parecia que éramos perfeitos um para o outro, ela é uma pessoa humilde, não cursou faculdade e não tem grandes ambições. Começamos a ficar, ficamos por uns 6 meses, depois começamos a namorar. Desde então eu visito sempre ela, uma ou duas vezes no mês e fico alguns dias com ela.
O problema é, ela gosta muito de sair para bares e festas, quando estávamos ficando não me incomodava, mas a partir do momento que começamos a namorar começou a virar uma dor de cabeça, principalmente pois ela tem hábito de beber muito (ficar bêbada). Recentemente, ela me ligou as 6h da manhã completamente bêbada pedindo dinheiro para pegar um Uber, pois já havia estourado o limite do cartão dela e não conseguia chamar o uber e nem falar direito conseguia de tão bêbada, estava saindo de uma festa.
No dia seguinte, terminei com ela, pois já estava cansado dessas situações de bares e festas, as vezes ela saia na sexta e voltava só no domingo. Ela ficou arrasada, disse que me amava muito e só saia para curtir com as amigas, que estava arrependida e que não ia mais sair e que queria voltar.
Alguns dias depois voltamos, ela realmente parou de frequentar os bares com frequência, ia somente em aniversários ou comemorações e parou de se embriagar, porém, pouco tempo depois começaram as brigas novamente, pois ela participa de um grupo de pessoas que fazem festas de funk nessas chácaras, alugam e ficam o final de semana todo “festando”. Ela queria participar de um evento de funk que eles estavam marcando para o final de semana, aonde ela iria para uma chácara na sexta, sem sinal de celular, dormiria por lá, e voltaria no domingo de noite. Falei que não aceitava mais aquilo e que se ela quisesse ir que terminasse o namoro antes.
Ela disse que eu não sou justo com ela, não confio nela etc. Por fim, ela disse que não ia. Pedi para ela me avisar com antecedência dessas festas para que eu pudesse me programar para ir junto com ela, mesmo não gostando de funk. E agora, nessa última semana, aconteceu tudo isso novamente, festa de sexta a domingo, ela queria ir, me avisou 2 dias antes, falei “vai, vai solteira”. E começou toda a briga novamente. No fim ela disse que não ia mais, mas parece que agora não sinto mais o que sentia antes por ela, porém ainda gosto muito dela.
Outra coisa que me incomoda um pouco é a necessidade dela de ter atenção, como se fosse carente, ela gosta de ficar postando stories do dia-dia dela no Instagram, com isso ficam vários rapazes dando em cima dela. Quando vou visitar ela, já vi diversas vezes ela conversando com homens que respondem os stories dela, falando coisas como “Ai que vontade de te beijar”, “vontade de te pegar” etc, e o que mais me incomoda é a reação dela, pois ela não corta eles ou diz que namora, ela geralmente responde uma risada (kkkk) ou um emote. Comentei sobre isso com ela uma vez, numa boa, e ela disse que não pode ser mal-educada com as pessoas, fiquei meio que sem resposta.
Gosto muito dela, mas estou um pouco desanimado com esse namoro.

A melhor resposta 6 FEV 2022

Olá Jhonny, espero que esteja tudo bem com você!

A sua namorada está agindo como ela é bem diante de você, e isso é positivo porque você pode realmente ver como ela é. Pelo seu relato você está dando muito mais atenção e dando muito mais cuidado para a relação do que ela, e isso é nítido. Um relacionamento em que a balança é desigual, não tem um bom prognóstico a curto, médio e longo prazo. Além disso, tem um fator agravante que é o fato de vocês se relacionarem a distância. Esse tipo de relacionamento é mais complexo e vai exigir muito mais maturidade e sinergia do casal, do que os relacionamentos comuns, portanto é muito mais desafiador. Ela não vai mudar da noite para o dia, ninguém faz isso. Então, é importante você pensar se realmente quer continuar vivendo desta forma, se esse seu relacionamento do jeito que esta, vai te levar para onde você deseja, e se é possível você continuar sem que isso afete a qualidade de sua vida em outras áreas, como trabalho por exemplo. Talvez sua namorada não saiba que querer namorar e ter um comportamento de namorada sejam coisas bem diferentes, e é por isso que não basta só querer namorar. Tem que estar preparado para isso, e disposto a mudar de hábitos também. Pelo seu relato, ela não está comprometida com essa relação de vocês, e nem está disposta a mudar. Cabe a você tomar a melhor decisão para sua vida agora. E, não se engane, é importante ter ambições na vida, sem levar essa palavra para o sentido pejorativo. Ambição é vontade de se melhorar, de se aperfeiçoar no trabalho, de evoluir internamente, de avançar nos estudos e aprendizados, de caminhar rumo ao que se deseja. Isso, feito de maneira correta, é muito saudável. Não ter ambição significa que a pessoa não sabe onde quer chegar no momento, ou seja, só está aproveitando a vida sem muito planejamento. Para onde isso vai levar, eis a questão. O seu desânimo é compreensível, porém a decisão de por fim a esse sentimento é só sua.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518
(Atendimentos On-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

939 respostas

31 MAR 2022

É difícil um relacionamento a distância, não digo que ela está certa de sair na sexta e voltar só domingo, mas prezo a individualidade de cada um, sair com amigos, do mesmo jeito que vc tem direito, já que vc não está presente o tempo todo. Um relacionamento ou casamento não é una prisão, se vc de longe quer que ela não vá mais em festas, que não poste em redes sociais, a pessoa vai perdendo sua identidade e se anulando, já que vc comenta que ela é carente. Pode ser que ela supra sua falta saindo com amigos .

Mônica Monconill Psicólogo em Indaiatuba

16 respostas

6 FEV 2022

ola! Posso lhe ajudar no que você precisar. Se você estiver precisando se consultar com um psicológo é só agendar comigo que eu lhe respondo o mais rapido possivel

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

5 FEV 2022

olá Jhonny. O tema da sua questão é o ciúme e podemos começar assim uma reflexão. A palavra ciúme tem dois sentidos: pode ser um zêlo, um cuidado; ou pode ser uma assombração, em que a pessoa fica vendo o que não existe. O zêlo é ótimo porque toda relação amorosa precisa ser cuidada, cultivada, melhorada. O outro sentido é péssimo porque a pessoa desconfia e boicota o outro ao máximo. No seu relato, parece que você demonstra mais do zêlo, cuidado com ela e com a relação. O que precisa ser considerado é o equilíbrio deste cuidado: será que ela está cuidando tanto quanto deveria? Sem esse equilíbrio fica mais difícil da relação desenvolver serenamente. Este é um ponto de partida para sua análise. Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

5 FEV 2022

Oi, Jhonny!
Em seu relato você menciona já ter dito várias vezes que se incomoda com o comportamento de sua namorada, pois bem o que considero importante a partir de sua fala é que se faz necessário que você entenda como se sente nessa relação, quais os sentimentos envolvidos, e os ganhos e perdas que ela trás para você. Há necessidade de um posicionamento. Sugiro a busca por um profissional para ajudá-lo a entender os seus sentimentos, se perceber nessa relação e o momento atual para que consiga fazer escolhas corretas.
Lisanddra Matos de Pinho - Psicóloga

Anônimo-396986 Psicólogo em Rio de Janeiro

55 respostas

5 FEV 2022

Olá Jhonny! Grato por escrever. Parabéns a vocês: o namoro cumpriu sua função. Namorar é experiência de se conhecer melhor, de observar mais de perto. Vocês se observaram, se conheceram, viram os hábitos diversos. Concluíram repetidamente que há divergências sobre concepção de vida. Da tua parte há certa desconfiança. Você não pode namorar a ela, se não namorar plenamente; não pode namorar plenamente a ela se não experimentar, ao longo do namoro, predomínio de estabilidade, não pode namorar a ela plenamente sem antes namorar, como prioridade, a si mesmo. Sua namorada não gosta de sair sozinha, gosta de enriquecer suas trocas sociais, que segundo seu relato, implica exagero no uso de álcool, devergência quanto à formas de lidar com os flertam com ela.
É hora de amadurecer e retemperar o namoro consigo mesmo.
Havendo outros aspectos a considerar, estaremos à disposição, para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Matenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8769 respostas

5 FEV 2022

Talvez a questão aqui poderia ser sobre o que você pretende fazer com o relacionamento, mas acredito que um bom caminho poderia ser se questionar sobre como você vai lidar com o que sente em relação às frustrações daquilo que não está no seu controle (vontades de outra pessoa). Tente enxergar o todo, enxergue o que sente sobre a situação e tente achar o que faz sentido pra você.

Arthur Charles Oliveira Santos Psicólogo em Aracaju