Minha mãe trai meu pai e eu não sei como agir

Feita por >Luisa · 6 mai 2018 Terapia familiar

Ja peço desculpas pelo tamanho do texto, mas eu preciso de um auxílio. Meu pai nunca foi um exemplo de marido e de pai, mas eu entendo que ele sempre se esforçou pra ser o melhor que ele podia, dentro das limitações dele, mas minha mãe parecia estar cansada dele. Ano passado ela começou a ir na academia todos os dias, e lá ela conheceu o cara com quem ela começou a se relacionar e trair meu pai. Eu descobri porque vi ela mandando mensagens pra ele e no final do ano passado, meu pai descobriu e foi um inferno, eles ficaram brigando e um agredindo o outro pq ele queria pegar o celular dela e ela não queria deixar, e ela SEMPRE negando, dizendo que ele estava louco. E isso segue até hoje, ela disse pra todo mundo que ela conhece que meu pai está louco falando que ela tá traindo ele só pra denegrir a imagem dela, e acho que isso é bom que mais me machuca, ver a falando mal do meu pai pra todo mundo. Aconteceram mais coisas, mas se eu for falar tudo nunca vou terminar essa mensagem. A questão é que não sei como agir com relação a isso tudo, minha mãe sempre foi a pessoa em quem eu confiei e sempre apoiei, e de repente ela faz isso... Eu estou com muita raiva dela e é muito difícil ter que conversar com ela e fingir que nada está acontecendo e que não sei de nada... Preciso de ajuda pra lidar com isso porque eu sinto que a minha casa é uma mentira sem tamanho, eu simplesmente não sei explicar, é uma decepção gigantesca. Ps: meu pai acreditou nela na última briga que eles tiveram e tá sendo a pessoa mais fofa do mundo, e ela fazendo isso com ele, eu sinto nojo disso tudo é principalmente dela

A melhor resposta 7 MAI 2018

Querida Luisa, embora o momento familiar seja delicado e as emoções estejam afloradas, vale a pena considerar que a relação conjugal dos seus pais é relativa a eles enquanto casal.
Como você mesma mencionou cada qual possui suas próprias questões e limitações e, por mais que seja desafiador compreender e aceitar, ambos são igualmente responsáveis pela relação cultivada.
Compreendo que você está sentindo raiva, depepção e até nojo, pois os sentimentos se misturam e vem à tona intensamente.
"FIngir que nada está acontecendo", confrontar sua mãe ou revelar a traição podem agravar o conflito e sentimento de culpa. Portanto, o meio-termo pode ser a melhor opção.
Quem sabe uma abordagem empática seja mais razoável?! Conversar individualmente com seus pais, sem julgamentos e sinalizando objetivamente como está sendo afetada compete a você como membro da família e filha do casal, sem que ultrapasse o limite do matrimônio deles, pois isso compete exclusivamente a eles.
Lembre-se que não existem pais (e filhos) ideais, apenas pessoas reais responsáveis por suas escolhas!
Sabedoria e Prosperidade, Andrea Winning.

Andrea Winning Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

28 JUN 2022

Oi Luisa,
O grande problema disso tudo é a falta de diálogo entre os dois, a cegueira de percepções; teu pai não percebe a superficialidade das relaçoes entre eles; tua mãe, não está satisfeita afetivamente/sexualmente e tem medo de abrir o jogo com ele, de falar o tipo de relacionamento que quer. Então ficam os dois apenas fazendo sexo sem amor, sem envolvimento, sem entrega total.
Ambos estão frustrados; ambos precisam de Psicoterapia, poderiam investir em psicoterapia de casal para os dois se realizare.
Para voce, qual a aprendizagem a fazer? Melhor não se meter nos conflitos dos dois; esta é a história deles; este é o desafio deles.
Pode sim incentivar dos dois serem verdadeiros, jamais trair a si mesmo, expressarem os sentimentos um com o outro e parar com a superficialidade. Peça a eles fazerem Psicoterapia.
E para voce, não sei a tua idade, mas aprenda a ser uma mulher de valor, resolva as suas dependências, as suas carências; seja dona da sua vida e não dependa de ninguém. Isto te coloca numa outra dimensão de mulher que não atrai companhias, homens sem valor, homens bananas, homens malas que só exploram a mulher.
Garanta a ti mesma e quando puder, faça Psicoterapia de autenticação.
Isto te coloca numa dimensão de relacionamento superior.