Minha mãe quer controlar minha vida

Feita por >.....m.m......... · 18 dez 2022 Terapia familiar

Bom nem sei como começa, desde pequena eu tive grandes responsabilidades, com 7 anos eu tinha q cuidar de meu irmao mais novo, limpar a casa e fazer comida, se n fizesse alguma coisa apanhava, se n limpasse n brincava, mas pra mim estava tudo ok, mas com o tempo, conforme meu irmão foi crescendo e tals ele n ajudava em nada, diziam ser tarefas de menina n de menino e eu as vezes ate apanhava por causa dele, com 16 anos eu ainda apanhava, eu n podia ir em festas, n podia namorar com qn eu queria, e quase sempre apanhava por quase tudo q fazia, queria viver sozinha mas nunca tinha trabalhado. Eles diziam q eu n precisava q eles davam d tudo, mas com 17 anos eu arrumei um serviço de vendedora logo conheci meu esposo, minha mae n queria q eu ficasse com ele pq ele era mais velho mas mesmo assim eu fiquei, em menos de 3 meses casamos e fomos morar junto, iamos comprar uma casa mas minha mae pos mil defeitos e ofereceu morar com ela, aceitamos, em menos de 1 ano separamos, mas voltamos dnv, minha mae se metia muito e ele n gostava acabavamos Brigando muito, mas entrw 1 ano eu engravidei, era um sonho meu e de meu esposo, achavamos q minha mãe ficaria feliz pois era o primeiro neto, mas n ela me chingou muito brigou muitooo, eu so chorava e me sentia culpada, mas ai compramos a casa onde moravamos dela e ela construí n frente, mas eu e meu esposo sempre estavamos brigando pq sempre minha mae se metia em algo. Nunca podiamos comer algo diferente se n convidasse eles, pois eles se emburavam, mas eles podiam, meu bb tinha um ano e 5 meses nos se separamos e eu estava grávida so soube dps ai tivemos q voltar, para minha mae a gravidez foi a pior notícia, de tanto stress q passei q quase perdi o nene, ai ela decidiu q n moraria mais perto de mim(pq ela se estressava de mais vendo nos etc) ai compramos todo o terreno deles e hije moramos sozinhos aq, mas minha mae ainda assim manda na minha vida, se eu comer algo e ela souber ela se embura, fiz uma tatuagem ela me chingou disse q quebrei a confiança dela, pior erro q fiz da vida, q ela nunca iria me perdoar, ai agr coloquei um piercing ela me condenou disse q eu e meu irmao somos o desgosto dela por ter piercing e tatuagem, q se nos quisermos podemos se afastar pq ela n quer ter filhos como nos, mas eu so sei chorar, pq n queria que brigasse por causa de um piercing ate iria tirar para ver se acalma tudo aq, mas pensando pelo lado q gastei meu dinheiro pra deixar fechar td dnv, mas tbm n quero estragar a vida d ngm!! As vezes tenho ansiedade e quando tenho problema assim eu fico muito ruim, so sinto sono e vontade de chorar, minha mae diz q é pq eu quero ser assim

A melhor resposta 19 DEZ 2022

Oi Janaine
Voce apenas veio, nasceu através da tua mãe e pai, mas não é deles. E voce nasceu para poder fazer o teu objetivo de vida.
Foi voce que escolhei estes pais, voce que se desafiou e quis passar por toda esta experiência... voce queria vencer todas as dificuldades, sobreviver a tudo isso e ainda se realizar...
Não é por acaso que as coisas acontecem dessa maneira... é para voce acordar e enxergar e começar a construir a tua realidade.
Até agora, voce se acomodou ao que a mãe queria... por isso as coisas acontecem díceis para você...
Precisa cortar o cordão umbilical psicológico com seus pais e irmão...
E não pense que eles vão facilitar esse processo, não... eles vão procurar te manter sob controle deles...
Quer que sua vida mude para melhor?
Quer ter saúde física e emocional?
Quer uma vida harmoniosa com seu marido? E com sua filha?
Afaste-se de sua família... vã morar quanto mais longe, melhor... precisa resistir às choradeiras da sua mãe.
Ou voce se afasta e tem a prosperidade da vida ou voce sempre será falida, triste e doente.
Faça Psicoterapia para entender melhor tudo isso... não tenho como explicar tudo por aqui.
Voce está no início da tua vida... não desperdice a tua energia... voce é responsável pela construção da tua realidade; voce se torna o que escolhe e de acordo com o que escolhe, tem seus resultados/consequências.
A vida é uma ciência exata: se estiver de acordo com as coordenadas da vida, terá tudo... saúde e prosperidade, leveza e alegria;
Se não estiver de acordo com as coordenadas da vida, só terá sofrimento, tristeza e doenças...
Estou sendo real.
Abraços

5830 respostas

19 DEZ 2022

é a notícia da gravidez é mesmo única e especial eu espero. Principalmente por ser o primeiro e único dentro dos parâmetros do amor e das características da criança mesmo.

Henrique Rezende Psicólogo em Belo Horizonte

43 respostas

19 DEZ 2022

Olá M....m.......! Obrigado por escrever. Pelo descrito, certamente você está confusa, sem conseguir estruturar as direções com autonomia. Sua relação com sua mãe envolve algo muito comum entre gerações: os mais velhos (pais) acham que sabem tudo, que o único jeito de viver é o deles; os mais jovens acham que estão experientes, quando ainda não estão. Acontece que é preciso muitos exercícios práticos para se desenvolver autonomia. Alguns exercícios poderiam ser evitados, outros não permitem volta, implicando em consequências e dificuldades irreversíveis. Sempre que há espaço para outro controlar nossas vidas, é porque não estamos conseguindo administrar a essência da troca com seu tempero de autonomia.
Será prudente você organizar ideias, ações, sentimentos, identidade e autoestima, com a ajuda científica de um psicólogo.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.