Minha filha está com dificuldade para fazer amizades na escola

Feita por >irlanda · 12 nov 2015 Ludoterapia

Minha filha é filha única, e tem 6 anos completados em 24 de abril deste ano... Este ano ainda com 5 anos ingressou numa escola particular onde a maioria das crianças já tinham 6 anos. Minha filha fala frequentemente que os colegas a chamam de chata e não querem brincar com ela. A professora me relatou que no início ele tomava os brinquedos das crianças e insistia que as crianças brincassem do que ela queira, e atribuiu este comportamento pela ida, no entanto, a mesma me relatou que neste sentido ela já progrediu. Mas minha filha continua dizendo que tem 2 colegas que não gostam dela e que quando ela quer brincar estas meninas dizem que não, e que não é para ninguém brincar com ela... Ela chega a chorar e diz que na escola ninguém gosta dela... Me ajudem o que devo fazer?

Obs. Somos de Manaus e há 5 anos moramos no Rio Grande do Sul. Sinto que aqui as crianças e até mesmo os adultos têm um comportamento diferente, são muito fechados, as crianças parecem que estão o tempo todo emburradas, e minha filha é dócil, dada, sorridente e adora brincar; é meiga e carinhosa com todos, e do tipo que reparte seu lanche e doa seus brinquedos. Será que a diferença cultural também está atrapalhando?

A melhor resposta 16 NOV 2015

Boa tarde,
Pelo que pude compreender do seu relato, muitas mudanças aconteceram para toda sua família. O fato da sua filha estar com esta dificuldade na escola pode ter vários fatores, não podemos julgar um fato isolado. Seria interessante lembrar o que precedeu estas dificuldades, como era nas escolas anteriores, como a família está lidando com tudo isso. Para entender melhor e poder ajudar a sua filha, seria interessante você procurar a ajuda de um psicólogo infantil aí na sua cidade. Não deixe essas dificuldades passarem desapercebidas, pois isso gera grande sofrimento na criança e pode trazer consequências a longo prazo.

23 MAR 2016

Olá, Irlanda!

Pense que, a criança, sua filha, passou por diversas mudanças apenas com seis anos de idade e que na escola a relação com as outras crianças é de adaptação, tanto da parte da sua filha como das coleguinhas, portanto, mantenha contato com a escola para saber mais como está sendo o comportamento dela e dos coleguinhas como está sendo para eles saber que há uma aluna nova, explique os fatos para sua filha, ela precisa de um desenvolver saudável, sem dúvidas e compreensão sobre a queixa na escola é essencial no momento. Um tratamento com psicoterapia também seria um diferencial, uma forma de saber lidar com as mudanças que estão acontecendo, sendo a fase adaptativa e também as questões de convívio com outro meio, sendo a escola.

Consultório Integrado Pamela van Erven Psicólogo em São Paulo

4 respostas

17 FEV 2016

Olá, me parece que a professora de sua filha tem uma visão diferente da sua, no que se refere a sociabilidade de sua filha no grupo. A maneira como sua filha se comportou no início talvez tenha afastado os colegas, creio que seria importante você e sua filha marcarem um tratamento para que possa se certificar de que as exigências que ela fez uso quanto as criancas brincaderem do que ela quer, não seja ou até seja uma prática aprendida no lar e levada para escola. Pois só levamos o que vivemos, será muito importante saber de onde vem essa exigência dela.abraços

Clínica de Bem Estar Psicólogo em Guarulhos

210 respostas

23 NOV 2015

Olá Irlanda, na realidade são muitas coisas, sempre procure saber e compreender o que está acontecendo. A diferença de cultura entre as cidade e regiões podem realmente influenciar, assim você precisa iniciar uma adaptação em que possa adaptar as novas referencias culturais com as suas referencias também, portanto precisará conhecer e compreender os costumes e hábitos dos locais onde convive e isto inclui a escola da sua filha, assim você poderá avaliar o que fazer e onde melhor possa juntar as suas necessidades com as novas necessidades, também procure dialogar muito com sua filha para que possa compreender o que mais está acontecendo, depois solicite uma reunião com a Professora e a Orientadora Educacional do Colégio para juntos possam planejar qual o melhor caminho para que sua filha possa ter uma relação social mais justa e agradável.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

13 NOV 2015

Boa tarde,

Pelo que pude compreender do seu relato, a sua família passou por algumas mudanças e vocês estão se adaptando a uma nova realidade.
O fato da sua filha estar com dificuldade no relacionamento com os colegas de escola não deve ser considerado de forma isolada. Seria interessante pensarmos no contexto como o todo, e ainda lembrar o que antecede essa dificuldade. Como era na escola anterior? Como ela se relaciona com outros colegas que não são do ambiente escolar? Como é quando estão em família? Como a família está lidando com isso?
Para entender melhor o que está acontecendo com sua filha e poder ajudá-la seria interessante procurar um psicólogo infantil aí na sua cidade. Não deixe que este problema passe desapercebido, pois isso causa sofrimento e pode trazer consequências a longo prazo.

Psicóloga Hely Tavares Psicólogo em Vitória

16 respostas

13 NOV 2015

Boa tarde Irlanda,
A causa de sua filha não ter se dado bem com os coleguinhas, pode ser as mais diversas. Ela entrou no meio do ano nessa escola? É o primeiro ano dela em uma escola? Como era em Manaus? Eu te aconselho a procurar um psicólogo infantil ou familiar para uma orientação mais adequada. Mas busca investigar com a escola ou com a professora o que de fato acontece, se possível, até mesmo tu poder observar a tua filha na escola algum dia.
Att,
Gabriela

Dialogar Psicoterapia e Consultoria Escolar Psicólogo em Porto Alegre

8 respostas

13 NOV 2015

Bom dia, a chegada de uma uma criança nova em um meio fechado, principalmente uma escola, nem sempre é tão bem visto pelos amiguinhos e nem sempre a pessoa que chega, quer fazer parte daquele meio, pode-se observar que sua filha demonstrou isto a partir do comportamento de egocentrismo, retirando os brinquedos das crianças e insistindo para que brincassem do que ela queria. Isto acarretou uma certa rejeição de outras crianças, mesmo sua filha sendo meiga e sorridente. O que fez ela ir para esta escola agora? É a primeira escola? Como é o comportamento dela quando chega em um local que não conheça outras crianças?

Marinez Rangel Psicólogo em Rio de Janeiro