Minha filha está com dificuldades em fazer amigos na nova escola

Feita por >Carla · 13 mai 2017 Psicologia infantil

Minha filha passa por um problema. Ela mudou de escola esse ano, pois a escola anterior é até o 5 ano, e lá ela tinha amigos. Mas nessa nova escola ela não conseguiu se inturmar e fazer amiguinhos. Ela tem 10 anos e está no 6 ano. Nas duas primeiras semanas de aula, ela fivou sozinha, dois meninos se incomodaram e a ajudaram a encontrar amigas. Ela ate encontrou, mas sente que elas nao fazem questão da presença dela. E isso a incomoda, e ela se sente rejeitada. Como posso ajuda la? Hoje ela ficou sozinha no recreio, e disse me que se sentiu melhor, pois prefere esta com quem realmente goste dela. Eu até concordo com ela. Mas me preocupo com essa solidão.

A melhor resposta 13 MAI 2017

Olá Carla!
Seria indicado que você proporcionasse acompanhamento psicológico para ela neste momento para que seja possível ela passar por este momento de transição e adaptação com menos prejuízos emocionais, sentindo-se mais confiante para iniciar novos relacionamentos na nova escola e lidar com as dificuldades que está tendo.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

15 MAI 2017

Bom dia Carla. A adaptação nem sempre é fácil ou rápida, ela vai precisar de um pouco de paciência. Nesse meio tempo procure ouví-la, e dê força, elogie, mostre as qualidades dela, diga para ela observar quem são as pessoas que ela gostaria de se aproximar, o que tem de bom na escola e no grupo? Diga que com o tempo ela vai conseguir se encaixar nesses grupos, peça para ela participar de trabalhos em grupo, campeonatos da escola, participe você dos grupos de pais, fale com a coordenadora do curso em como poderiam interferir no ambiente. Talvez seja necessário interferir nesse ambiente sem que ela saiba para que facilite a entrada de mais um membro. Se perceber que tem uma timidez extrema, ou algum outro dificultador emocional, procure ajuda.
Boa sorte e um abraço,

Márcia Costa

Márcia Costa Psicólogo em São Paulo

79 respostas

14 MAI 2017

Olá.
Seria importante procurar um acompanhamento psicológico pra ela, pois a adaptação à mudança acaba sendo difícil em todas as idades, principalmente na idade escolar.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville