Meu namorado tem ansiedade e sempre me culpa

Feita por >Juliana · 9 set 2023 Ansiedade

ultimamente tenho notado que meu namorado usa a ansiedade dele como uma desculpa para me culpar, um dos exemplos foi hoje mesmo.
eu tinha ido buscar uma marmita que infelizmente veio errada, mas eles iriam enviar certa dessa vez, o motoboy entrou em contato comigo e disse que estava perto, me arrumei para buscar a comida e deixei ele na ligação me esperando porque achei que fosse algo rápido, voltei por volta de 30/40 minutos depois e cheguei sem a comida, aquilo tinha me frustrado, muito chorei de raiva e estava de tpm. voltei pra casa com a comida e disse pra ele o que aconteceu, ele disse apenas “ta bom” sei que ele não costuma ser assim e sabia que eles estava bravo, como estava cansada não entendia o porque ele estava desse jeito e ele me disse que eu não sabia me comunicar e que eu sabia que ele tinha ansiedade e que pensava em várias coisas, vendo o que ele disse perdi a fome e me senti uma pessoa namorada, pedi desculpas como o de costume e disse que não iria mais fazer isso.

sempre acho que ele não quer saber se estou bem, e que só ele pode se sentir mau ou estressado.

A melhor resposta 11 SET 2023

Oi Juliana
Voces dois estão com problemas:
Voce tem o problema de ter que dar satisfação a ele, se coloca à disposição dele.
Ele tem problema de ansiedade.
Cada um precisa se resolver... antes de prosseguir com o namoro e antes de querer casar, pois se não resolver cada um agora, enquanto solteiros, depois de casados, os problemas são depositados nas costas do outro...
Seja mais verdadeira consigo mesma, seja mais corajosa, seja mais rebelde e não carregue sentimento de culpa.
E mande ele se tratar.
Abraços

5817 respostas

10 SET 2023

Olá Juliana! Obrigado por escrever. O episódio que você relatou reflete situações comuns, frequentes de processos de amadurecimentos de pessoas, através do ato e experimentar namoros. As palavras descritas por vocês disfarçam os sentidos mais diretos que querem refletir. Namorar, antes do vinte e cinco anos de idade, aproximadamente, é processo de amadurecer, conhecer melhor a outra pessoa, antes de aprimorar comunicação e responsabilidade profunda sobre o que se sente. Pensar em vários coisas sem dado palpável é tentativa de adivinhação que geralmente apresenta autopunição para a pessoa que imagina. É preciso aprender a controlar isso, é preciso entender que não adivinhamos, mas mais importante do que isso, é preciso desenvolver autoconfiança, saber que o namorado prioritário de gente, somos nós mesmos.
Amadureçam e desenvolvam autoconfiança.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8630 respostas

10 SET 2023

Boa noite Juliana. Você já conversou com o seu namorado e expôs como se sente com tais situações? As vezes não falamos sobre os sentimentos por medo de magoar o outro, porém guardar para si pode se tornar algo ruim, pois vai acumulando até o momento que "explode" o que está reprimido. Uma conversa franca com diálogo aberto é uma boa opção, pois a comunicação é essencial para um relacionamento saudável. Fazer terapia também é uma importante ferramenta para que você consiga organizar suas emoções e lidar com elas. O ideal seria que seu namorado também procurasse esse auxílio, pela questão da ansiedade. Espero ter ajudado. Qualquer coisa estou a disposição.

Dan Psicólogo em Crateús