Meu namorado ou ex namorado !! Depressão acabou com tudo

Feita por >Paula Cristina · 6 ago 2019 Depressão

Olá, volto com outro assunto rs ..

Então , meu namorado ou ex namorado está com depressão toma os remédios, faz terapia, não houve muita melhora ainda, as vezes ele ta bem outro dia não está. Ele quis terminar comigo alegando que não sabe o que sente mais por mim , que não sabe se la na frente vai continuar gostando, ele fala que me faz mal e eu mereço alguém melhor, Nos se amamos estamos 1 ano juntos, sinto que ele gosta mais com essa depressão esta acabando tudo, acho que faz parte da depressão não sei ! As vezes ele quer se afastar de mim, fica ignorante, depois chora falando que me faz mal.. Tem vezes que também manda mensagem falando que gosta de mim. Mas também não quer ficar comigo é o que parece, não consegue se afastar mais tbm não quer tentar voltar a renascer sentimentos, responde quando quer as mensagens , já me falou que quando não esta legal só que ficar no cantinho dele quieto! eu tento respeitar.. Enfim, o que eu queria que me auxiliasse um pouco é o que devo fazer sobre ele , eu a amo muito , estou a 3 meses nessa luta com ele , dando apoio tendo paciência por conta da depressão! Mas por ele falar que não pode ficar comigo que eu estou criando esperança , que ele não pode me dar nada, pra eu não esperar nada dele .. Essa depressão está acabando com tudo de verdade.. será que estou me enganando, minha vontade ele sabe que é voltar com ele, mas será que to insistindo em uma coisa que não vai fluir, que ele não vai mesmo ficar comigo e eu insistindo só pra ter ele por perto, mesmo que não volte comigo, não queria abandonar ele jamais, mas viver assim será que é certo ? Essa situação toda pode e machucar ... Me ajudem , desculpe o tamanho do texto !!

A melhor resposta 6 AGO 2019

Olá Paula,

É importante verificar suas questões em relação a tudo isso, sei que está extremamente difícil lidar com tudo que está acontecendo e realmente a depressão atrapalha em diversos processos e relacionamentos. Em relação ao amor, é complexo dizer o que acontece no quesito relacionamento. Você consegue dizer sobre você, e percebo que deposita muitas expectativas em determinadas situações. Outra questão importante, e acho que o motivo do contato: saber o que fazer nesta situação. É importante entender suas escolhas Paula: escolher insistir em algo, por quê? Escolher desistir de algo, por quê? Virar para esquerda ou direita, por quê? Eu não sei dizer sobre seu relacionamento a não ser a partir do que você me informa; então questiono: o que você sente com tudo isso? O que passa na sua cabeça? O que está disposta e o que acha que suporta fazer? Quer insistir no seu relacionamento? Quer resgatar algo? Quer desistir? O que você quer Paula? Essa é a pergunta mais difícil para se responder: O que você quer?
Entenda seus motivos, seus desejos, suas vontades, suas raivas, seus medos, suas expectativas, suas frustrações, suas tristezas, entenda você mesma.
Você é uma pessoa de várias questões não respondidas, responda algumas de suas questões.

Espero ter auxiliado em sua questão.

Bruno Marinho S M Alves
Psicólogo

Bruno Marinho Silva Mendes Alves Psicólogo em Uberlândia

58 respostas

5 DEZ 2021

Olá! Imagino o quanto esteja sendo difícil pra você, entendo que goste dele e queira o melhor para ele, mas olhe para você também. Esse relacionamento está te fazendo bem? Ninguém pode tomar a decisão por você do que qual é a melhor decisão, mas avalie o que esse namoro está te trazendo.
Ele precisa de ajuda médica e psicológica para poder ter uma melhora do quadro dele, a depressão é um transtorno mental por vezes incapacitante, mas com tratamento tem uma melhora do quadro.
O que você pode fazer nesse sentido é orientar que ele busque ajuda, orientar a família dele nesse sentido.

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

7 AGO 2019

Olá Paula Cristina! Você consegue ponderar as seguintes questões: Considerando que você é uma pessoa complexa e compostas por muitos fatores, quais são seus objetivos genuínos? Quais suas metas? Para amar ao outro, preciso amar a mim mesmo e saber a essência das coisas que posso querer e lutar por elas, sem necessitar dos outros. A mesma colocação pode ser transposta para ele. Quando somos vontade, sonhos, vinculação com a cultura, curiosidades, naturalmente nos tornamos interessantes. Será muito importante você se posicionar dessa perspectiva: sentir ver, viver e expressar o tesouro que é a sua manifestação espontânea de troca com as pessoas, com a cultura, com a natureza. Um psicólogo poderá contribuir muito para te ajudar a colocar essas coisas na agenda prioritária. Espero ter ajudado, Coloco-me à disposição para aprofundamentos. Um abraço: Ary Donizete Machado .