Depressão da minha namorada está acabando comigo

Feita por >Rafael · 9 mar 2020 Terapia de casal

Nós namoramos já fazem 4 anos. Desde o início do namoro ela já havia demonstrado traços depressivos, pois um ano antes de namoramos, ela havia passado por uma depressão fortíssima.
Ela é do tipo de pessoa que reclama diariamente sobre todos os aspectos da vida dela e o quanto está insatisfeita com todos eles, já eu sou o contrário disso, e tento fazer com que ela veja o lado bom da vida.
No início do relacionamento eu era bastante engajado e abdicava de várias coisas do meu dia para estar aconselhando ela, me desesperava ao saber que ela havia passado o dia chorando ou se falava em coisas como morte. Isso tudo acabava comigo e me fez criar um quadro leve de depressão também. Imagina ter alguém falando tudo de ruim ao seu lado, quase todos os dias, durante anos?
Hoje em dia a principal crise do relacionamento é que ela se queixa do meu desleixo em relação às crises dela, e eu simplesmente não consigo mais passar horas e horas sofrendo junto e dando conselhos complexos, por cansaço mesmo, por saber que os conselhos nunca são bem acatados e por saber que tudo isso só prejudica mais ainda a minha saúde mental!
Ainda assim, tento ajudar como posso, mas sou cobrado constantemente como se não estivesse mais fazendo nada por ela. O que fazer numa situação dessas?

A melhor resposta 10 MAR 2020

Olá Rafael, acho que primeiramente o ideal seria que a sua namorada procurasse ajuda psicológica, se é que ela ainda não o fez. Por outro lado é sempre importante refletirmos sobre o que estamos "ganhando" com certos comportamentos, ou seja, analisar as nossas motivações, pois caso contrário é muito tentador falar que a "culpa" é apenas do outro, quando na verdade somos pessoas com liberdade de escolha. É importante que você entenda o que você ganha em estar com ela (e não, isso não é errado, todos agimos dessa forma!), pra que você compreenda todo o mecanismo que sustenta a relação de vocês (provavelmente desde o início do namoro!). Sei que você provavelmente busca uma resposta para a pergunta "devo ou não continuar com a minha namorada?", mas nenhum bom psicólogo vai te dizer o que fazer. Pra você a terapia serviria pra isso: pra que você se conhecesse mais, compreendesse melhor a dinâmica do seu relacionamento, para que então você consiga descobrir por si só o que deve fazer e assumir a responsabilidade da sua escolha.

Abraço,
Igor Tomaz G. Pereira,
Psicólogo existencialista.

Igor Tomaz Garcia Pereira Psicólogo Psicólogo em Maringá

3 respostas

11 MAR 2020

Rafael,
Situação delicada, a sua, mas pense que você tem uma vida para viver! Sua namorada precisa querer e se empenhar no processo de cura dela, mas não pode exigir que você adoeça junto com ela. O direito de viver uma vida boa é inerente a cada ser humano e você viver a vida dela não vai ajudar nenhum dos dois. Converse com ela sobre o que você quer para a SUA vida e coloque os seus desejos em primeiro lugar. Não estou dizendo que você não deve ajudá-la, mas apenas que você se colocar em primeiro lugar.

Psicóloga Andrea Macedo Teles Psicólogo em Vitória da Conquista