Meu namorado não está bem e quer terminar... Eu não quero

Feita por >tormentosa · 18 out 2022 Abordagem psicológica

Namoro há mais de 4 anos, fomos os primeiros namorados um do outro desde a adolescência. Já errei com ele e ele já errou comigo, de formas diferentes.

(Ambos deixaram de fazer "sonhos" um do outro por querer escolher o amor dos dois, então há um certo rancor por parte dele. Eu não sinto rancor por sempre ter deixado claro que se amo, não me importaria de deixar de fazer algo para ficar junto de quem amo.)

Há 1 ano as coisas pioraram porque ele me magoou traindo minha confiança de várias formas, e por estar magoada e com raiva, acabava o culpando e jogando na cara os erros. Sempre discutíamos por me sentir magoada ainda e querer escutar dele que os erros não aconteceriam mais... Acabou que a minha mágoa fez com que ele definhasse, ajudei com que ele piorasse mentalmente.

Ele está enxergando que é o problema de tudo e todos, que ninguém o ama e que ele não é nada. Quer viver sozinho e sem relacionamento, tem me tratado com grosseria para que eu acabasse o relacionamento. Disse que não está com cabeça para "pensar em dois" e que quer conquistar as próprias coisas sozinho, porque sempre o atrapalhei e atrasei. Uma hora diz que não quer que eu me arrependa futuramente de estar com ele por achar que é um problema, outra hora diz que me ama, me enche de beijos e quer sim ficar comigo, que me quer ao seu lado para ficar bem.

Eu tenho dito que erro os dois fizeram, que me arrependo pela mágoa que tive e que não precisávamos voltar mais ao passado, que juntos decidindo não errar um com o outro, tudo ficaria bem.

Ele não está bem emocionalmente, e por eu saber disso, tenho tentado me pôr no lugar dele. Eu aceitaria o nosso término se ele estivesse bem emocionalmente e com sua razão sã, porque saberia que é uma escolha exclusivamente própria dele, não algo emocional. Acontece que quando eu aceito que não temos mais nada, ele pede para vir a minha casa, diz que me quer e ao mesmo tempo não quer. Que só está com muitos problemas e que eu não ajudo enchendo a cabeça dele com falação.

A falação que ele reclama são as minhas mágoas, porque quando eu pedia para conversar e expunha tudo o que sentia, ele achava que era bobagem minha... Que não tinha o porquê de voltar em algo que já tinha sido conversado. Sendo que sempre que eu tentava conversar ele me bloqueava, me ignorava, pedia para terminar, xingava e desmerecia meus sentimentos. E eu corria atrás, ia até sua casa para ficarmos bem em todas as brigas, coisa que quando ele errou, ele mesmo tinha deixado claro que não tentaria resolver porque eu o culparia de ter errado.

Sempre fui sincera sobre o que se passava dentro de mim, sempre deixei claro o que eu não gostaria que acontecesse para ficarmos bem um com outro. Deixei claro que confiança quebrada uma vez, ela demoraria a voltar ao que era, que durante esse 1 ano ele conseguiu quebrar várias vezes. Mesmo eu o explicando o que me faria bem, pedindo para que me escutasse e que eu só queria que me reconquistasse, ele não se esforçava. Achava que só por ter parado de errar, eu deveria agradecer e elogiá-lo por não fazer mais...

Tentei durante esse 1 ano várias vezes fingir que eu não estava mal por dentro para que não tivéssemos brigas entre nós dois, só que havia momentos que juntava tantos sentimentos dentro de mim que eu precisava falar. E tudo novamente acontecia... Que eu era desesperada, que era "palhaça por reagir mal", que era bobagem minha... Nunca consegui entender como ele tinha facilidade de não se importar em pensar como eu me sentia.

Tenho tentado conversar dizendo que sempre estarei do lado dele, que o amo muito e que ele é único para mim. Ele certas vezes dizia que eu deveria procurar alguém melhor para mim, que não me magoasse e que realmente combinasse. Por isso tenho tentado dizer que é com ele que quero ficar, que quero amar e que ficaria de seu lado independente de qualquer coisa.
Acho que ele não acredita nisto... Acredito que está com medo de que eu o abandone primeiro e por isso quer me abandonar antes. Sempre deixei claro que com ele que eu tentaria mil vezes porque sempre o amei muito.

Dentro de mim não existe o conceito "alma gêmea", simplesmente escolhemos amar aquela pessoa e fazemos o melhor para que aquele amor continue florescendo. Relacionamentos tem fases ruins e boas, então eu nunca desistiria por conta de uma fase ruim, bastando os dois conversando, se tratando com amor, que realmente as coisas ficam bem. Ele já é de desistir um pouco mais facilmente das coisas, basta ter um obstáculo que não quer mais aquilo (já se repetiu isso em várias coisas).

Para ele as coisas não se resolvem na conversa e nem na companhia, mas durante esse 1 ano todo eu tentava conversar porque as coisas não estavam bem para mim e eu não queria empurrar com a barriga para que piorassem as coisas. Ele prefere ignorar ao invés conversar a respeito dos nossos problemas no relacionamento, parece não conseguir me entender.

Algo que tem me chateado muito é que para as outras pessoas ele parece estar bem, mesmo dizendo que elas o criticam e chateiam. Sai de maneira normal, tira fotos, visita a família e amigos... E se eu chego a perguntar por que comigo é diferente, diz que não é porque alguém sorri que ela está feliz...

Gosto muito dele e já disse que ficaria do lado dele independente de tudo e que ele não precisava me contar tudo o que se passava dentro de si (que eu esperaria quando se sentisse verdadeiramente bem para falar), que meu amor não mudaria, mas ele me maltratar e destratar está doendo muito em meu coração. Mesmo tentando ter empatia e paciência, porque sei que não está bem e que precisa de alguém do lado neste momento (ele não tem amigos).

A melhor resposta 20 OUT 2022

Pergunte-se se o que voces sentem um pelo outro é amor ou dependência?
Parecem dois pássaros com uma das asas amarrada na asa do outro... não conseguem voar e não conseguem se desvincular das amarras...
Pergunte-se o que significa estarem namorando?
Talvez os dois precisam amadurecer no relacionamento, como namorados...
Namorar significa ser mais ou ser menos? Ou os dois não se responsabilizarem com seu próprios problemas?
Um não quer magoar o outro e aí ficam jogando tudo debaixo do tapete e não resolvem nada.
Até quando vão continuar neste jogo de esconde-esconde?
Por que voce não corrige a ti mesma e com base em ti, proporciona a mudança nele?
Sim porque, se voce se resolver ele é que precisa correr atrás de voce, para não te perder...
É uma escolha e uma decisão!
Abraços

5817 respostas

19 OUT 2022

Olá Tormentosa,
Viver apenas para o relacionamento, pode trazer prejuízo em viver outros momentos felizes, como na família, em grupos de amigos, no trabalho... cada um tem que ter sua individualidade, senão, um acaba sufocando o outro.
Me parece que foi exatamente isso que ocorreu, seu namorado precisa de um tempo para respirar, fazer amigos, viajar, jogar bola...
Você se sente chateada, porque esta percebendo que quando sai sem você, ele está se divertindo, tirando fotos, rindo...
Será que realmente ele não está bem? que ele precisa de você ao lado dele?
Eu sei que é difícil, mas nesse momento ele precisa de espaço e você precisa cuidar do seu emocional, da sua autoestima e principalmente da dependência.
Se tiver interesse em fazer psicoterapia para trabalhar esses pontos, fico a disposição.
Rute Martins - Psicóloga clinica

Rute Martins Psicólogo em São Paulo

1408 respostas

19 OUT 2022

Olá Tormentosa! Obrigado por escrever. Quando um não quer, dois não brigam, quando um não pode, dois não amam. Você não pode amar a ele, porque não está amando a si mesma. Vocês tem experiência duradoura de namoro precoce. Precisam, cada qual reorganizar as amizades, os estudos consistentes, os trabalhos consistentes, as turmas de colegas e conhecidos. Namoro é experiência que, na maior parte das vezes, por se conhecer mais de perto, por amadurecer, termina. Acontece, que só é possível namorar de forma mais rica, outra pessoa, depois de consolidar o amor próprio e as redes de contato diversificadas, para não ficar refém do namoro.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. As mentiras ainda perduram nos falsos religiosos e políticos com intenções egoístas. É impressionante como falsos religiosos usam a fé dos mais simples, para manipular e levar vantagens. Resgatemos a democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador vocacional.