Meu marido é depressivo e eu não sei como lidar com isso

Feita por >Gleuciane · 2 fev 2016 Depressão

Eu não sei o que devo falar e o que não devo falar com ele, me deem uma dica do que dizer a uma pessoa com esse problema, de como ajudá-lo.

A melhor resposta 3 FEV 2016

Gleuciane, boa tarde. Vc não informou se seu marido está em tratamento. Se ele não estiver é bom ele procurar um psiquiatra e um psicólogo. Depressão precisa ser tratada.Vc deve estar se sentindo impotente já que é muito difícil alguém que não seja um profissional ajudá -lo. Vc pode ficar por perto com paciência e muito carinho acolhe-lo. Boa sorte. Cláudia Nejme.

Cláudia Nejme Psicólogo em São Paulo

51 respostas

19 FEV 2016

A depressão é uma doença que envolve alterações da química cerebral, então é importante a avaliação do médico psiquiatra para uma indicação medicamentosa e de acompanhamento de um psicoterapeuta. Caso não seja tratada ela tende a se agravar. Há casos em que o acometido não aceita ajuda, neste caso a família deve estar a frente das decisões. O apoio familiar é de grande importância. Podendo a família buscar ajuda de um profissional quando não conseguir resolver as demandas

Consultório Ana Karen Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

11 FEV 2016

Realmente não é fácil para a família o convívio com a depressão, ele precisa de tratamento psicológico e você pode incentivar esse início de tratamento, e é importante que você preste atenção nos seus sentimentos e comportamentose para que não mergulhe junto com ele nessa tristeza, mantenha seu foco e ofereça sua força, com tratamento tudo se organizará.
Mariana Harumi
Psicóloga

Mariana Harumi Psicóloga Clínica Psicólogo em Itapetininga

9 respostas

10 FEV 2016

Olá Gleuciane, com certeza é muito difícil conviver com uma pessoa depressiva, principalmente se tratando de seu cônjuge. Desta forma, primeiramente você deve se preparar para atender as demandas de uma pessoa com depressão o que não é fácil e exige muito equilíbrio emocional. Sugiro que busque terapia para você e também conhecimento a cerca dos sintomas depressivos. Também acredito que seja importante o tratamento psicoterápico e medicamentoso para seu esposo. Acredito que com estas intervenções vocês terão uma melhora significativa na qualidade de vida de vocês. Abraços e boa sorte.

Leidiane Rosa da Silva Neuropsicóloga e Psicóloga Psicólogo em Goiânia

8 respostas

4 FEV 2016

Boa tarde Glauciane, Acredito que o primeiro passo você tenha dado que é buscar informações para compreender e lidar melhor com as dificuldades de seu marido.Ele faz algum tratamento? Se faz procure conversar com o profissional que o atende sobre o caso dele pois, informação sempre ajuda na compreensão e, se ainda não faz deveria incentivá-lo a fazer terapia. Busque você também terapia caso esteja muito difícil lidar sozinha com a situação. Estou a Disposição. Fabíola

Psicóloga Fabíola Soares Psicólogo em Palhoça

2 respostas

3 FEV 2016

Boa noite Gleuciane, em primeiro momento verificar com ele se existe o interesse de passar por psicoterapia e dependendo do caso até com psiquiatra para entrar com medicação. A família o auxiliando e apoiando neste momento é importante. O ideal é que não se utilize muito de pensamentos negativos, ruins, não traga-lhe os problemas,ou seja, dizer a ele ocupar a mente com atividades que goste muito, além de procurar ajuda de profissionais especializados.

Mariana Nani Psicólogo em Jundiaí

1 resposta

3 FEV 2016

Boa tarde, primeiro eu a aconselho a pesquisar à respeito da depressão, existem vários níveis da doença e precisa entender em qual deles seu marido se encontra, é importante que o encoraje a procurar ajuda profissional o quanto antes pois o quadro sem tratamento tende a piorar, muitas vezes é necessário o tratamento medicamentoso aliado à Psicoterapia, boa sorte.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo

15 respostas

3 FEV 2016

Bom dia, Glauciane. Ele já fez ou faz terapia? Ele toma antidepressivos? Vc pode motiva-ló a fazer as coisas que antes davam prazer nele sem forçar, fazendo com que seja a forma mais natural possível.

Psicóloga Sandra Maria Psicólogo em Jaboatão dos Guararapes

8 respostas

3 FEV 2016

Pelo que entendi, a exigência de ajuda que vc quer oferecer a ele beira quase um tratamento. Mas é apenas quase. Para lidar com alguém deprimido, o que é muito, mas muito trabalhoso e desgastante, procure você mesma uma psicoterapia. Assim você inclusive o incentivará a buscar tratamento para ele.

Soraya Magalhães Homem Psicólogo em Armação de Búzios

143 respostas

3 FEV 2016

Dependendo do tipo de depressão, será necessário uma medicação e aí deve consultar um psiquiatra ou neurologista. Acompanhamento psicológico ajudará a descobrir ou redescobrir a auto-estima e motivação para viver. Dá sua parte, o mais importante é que ele receba motivação com carinho. Convide-o a dar caminhada e se possível até uma corridinhas, vão melhorar o metabolismo lento que ele tem. Massagens ajudam muito, principalmente na região da nuca e tórax, pressionando um pouco, fazendo-respirar mais profundamente. Estas técnicas fazem parte da terapia corporal reichiana.

José Carlos Bastos Psicólogo em Rio das Ostras

132 respostas

3 FEV 2016

Olá Gleuciane,
Antes de tomar qualquer atitude, cabe perguntar ao seu marido como ele se sente, e se ele quer ajuda. Vale lembrar que muitos homens possuem dificuldades em pedir e procurar ajuda, ainda mais quando se está em depressão e não se tem vontade para quase nada. Assim se ele demonstrar interesse em receber ajuda, você mesmo pode procurar um profissional e marcar uma consulta para ele e assisti-lo nesse começo, o incentivando e acompanhando.

Bruno Roberto Rosa Psicólogo em Florianópolis

1 resposta

3 FEV 2016

gleuciane, saudaçoes!!!!! recomendo-lhe procurar um psicologo que possa te acompanhar e orientar,ok? nao posso orientar-lhe sem conhecer mais profundamente sua situaçao.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

3 FEV 2016

Olá, primeiro você precisa conhecer e entender os sintomas, depois incentiva-lo a procurar ajuda com profissionais da área. O apoio da família é fundamental, todos precisam se implicar no cuidado. Se necessário procure você também um psicólogo.

Paloma Araújo Leite Psicólogo em Salvador

3 respostas

2 FEV 2016

A depressão é algo profundo, crônico, não é uma tristeza eventual. Então primeiro, é preciso compreender os sintomas apresentados por seu marido. Outro aspecto é entender se sua angustia esta relacionada a ele, ou mesmo a você, pelo medo de perdê-lo, ou de não suportar seu estado subjetivo. De qualquer forma, uma franca conversa e a procura por um profissional da área é de fundamental importância para entender a situação, a gravidade do caso e se apenas ele ou você também estão precisando do acompanhamento.

Juliana Monteiro Psicólogo em Aracaju

14 respostas

2 FEV 2016

Prezada Gleuciane,
Sugiro começar conversando sobre como está sendo difícil para você lidar com esta situação, incentivando ele a marcar uma consulta com um psicólogo ou psiquiatra para realizar uma avaliação.

Anônimo-271188 Psicólogo em Florianópolis