Meu marido acha que a solução é bater para educar. O que fazer?

Feita por >Janaina · 27 set 2016 Agressividade

Meu marido não consegue impor respeito às nossas filhas e acha que a solução é bater. O que fazer?

A melhor resposta 28 SET 2016

Prezada Janaina, boa noite.
Algumas considerações são importantes.
Devemos compreender que o desenvolvimento da criança dependerá de diversos fatores. A relação com a família, os amigos e a escola são importantíssimos nesta fase da vida. É preciso, portanto, buscar entender que a criança se constitui principalmente pelo o que ela observa e repete mais do que pelo que ela escuta. Quando paramos para observar que o adulto, ao falar uma coisa e fazer outra, a criança também repetira essa ação, pois é o que ela consegue assimilar por via da repetição. O faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço, dito popular, não cabe e demonstra um mito contrario a realidade vivencial da criança. Seria interessante uma ação, inclusive, de orientação e sensibilização do Pai. Caso necessário uma orientação profissional caberia, assim esclarecendo esses pontos que estamos sinalizando está joia?
Espero ter contribuído de alguma forma e desde já fico disponível. Atenciosamente: Wellington Albuquerque Filho.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

5 OUT 2016

Oi Janaina, diga a ele que a criança que é educada apanhando, será 1 criança agressiva pois repetirá o comportamento aprendido com os outros. Isso vai prejudicar o relacionamento escolar e provavelmente a escola encaminhará para tratamento. Caso ele não te ouça agende consulta com um psicólogo que orientará o casal.

Márcia Araujo Psicólogo em Guarujá

71 respostas

5 OUT 2016

Olá Janaína. O que precisa ser construído é uma conquista de respeito, não uma imposição. ´Violência,seja ela qual for, gera outra violência como resposta. Violêncía é uma imposição de autoridade. Violência causa medo. O medo um dia acaba. O respeito conquistado nunca acabará.....Talvez o casal esteja precisando de algumas orientações sobre como conduzir a educação dos filhos de forma mais assertiva. Estou a disposição. Uma abraço.

Denise Ferreria Ghigiarelli Psicólogo em Arujá

57 respostas

29 SET 2016

Bom dia, Janaina. Homens machistas dificilmente mudam. Agressão contra mulher, independente se for filhas ou esposa, pode ser julgada como ato infracional e o agressor pode ser privado do convívio familiar, bem como ser privado de liberdade. Se as agressões forem contínuas e as tuas filhas quiserem denunciá-lo, a lei obriga-o imediatamente a se distanciar do convívio com a vítima das agressões. Sugiro que a senhora procure a delegacia da mulher mais próxima da tua casa para obter maiores informações. Espero ter ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

28 SET 2016

Olá Janaína, além de tudo o que os outros profissionais já falaram. Existe um livro feito especialmente para os pais sobre como educar os filhos. Ele se chama "Eduque com carinho" da Lidia Weber. Ela é uma profissional muito competente e trabalhei com ela durante alguns anos. Comprando esse livro também vem um livrinho menor, para os filhos lerem e entenderem o comportamento deles. Lembrando que o livro não elimina o trabalho com um psicólogo, mas é um bom começo para ir entendendo o comportamento das crianças.

Silvia Correa dos Santos Psicólogo em Curitiba

5 respostas

28 SET 2016

Olá Janaina. Não sei como funciona a sua família, é algo muito complexo. Acredito que os pais são os espelhos dos filhos. Devem ser exemplo, um bom diálogo entre o casal e consequentemente com os filhos pode dar bons frutos. Procure um profissional que trabalhe com Terapia de Casal, partir da história de vocês pode ajudar a melhorar seus relacionamentos familiares.
Edna Rocha - Terapia de Casal - Porto Belo - SC

Edna Sandra Rocha Psicóloga Psicólogo em Bombinhas

29 respostas

28 SET 2016

Oi Janaína. É comum que adultos reproduzam com seus filhos comportamentos que seus pais mantiveram com eles. Nesse sentido seria interessante conhecer melhor a estrutura familiar sua e do seu marido para que seja possível identificar os padrões de comportamento que se repetem bem como a forma de se relacionar, de ser e agir. Um terapeuta familiar seria muito importante neste processo. Enquanto isso, busque se posicionar de forma a equilibrar o sistema tomando o devido cuidado para não tirar a autoridade de seu marido. Um abraço e precisando estou a disposição.

Psicóloga Graziele Gontijo Psicólogo em Betim

2 respostas

27 SET 2016

Olá! Oriento que busquem ajuda de um profissional se possível, pois este irá orienta-los para lidar da melhor maneira possível. De certa forma, será importante para seu marido também, que segundo seu relato,a ideia de educação que foi aprendida é que somente batendo vai adquirir o respeito das filhas. E um profissional irá proporcionar maneiras mais adaptativas com resultados mais satisfatórios e que lhe cause menor sofrimento emocional.
Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina

170 respostas

27 SET 2016

Janaina, proponho que vocês busquem orientação psicológica para educá-las sem bater. Com certeza existem muitos métodos para educar e esse de bater não educa, pode amedrontar. Fico a disposição

Beatriz Fujimoto Psicólogo em Patos de Minas